Mais uma vez acadêmicos do curso de Serviço Social da Universidade Tiradentes irão participar do Projeto Rondon, atividade de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários. O objetivo é a busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. A ação coordenada pelo Ministério da Defesa com o apoio de outros ministérios e das Forças Armadas proporciona, ainda, a aproximação desses estudantes com a realidade do país.
A Universidade Tiradentes tem contribuído de maneira intensa com a participação de seus alunos em diversas edições do Projeto Rondon. Na edição mais recente, em janeiro, seis estudantes e dois professores da Unit atuaram na cidade de Caldeirão Grande, na Bahia. “Levamos acadêmicos de Educação Física, Enfermagem, Geografia, Jornalismo, Odontologia e Serviço Social. Os alunos foram selecionados de acordo com critérios de nota e participação em atividades de extensão, de forma que os participantes precisavam ter o perfil do trabalho em grupo e voltado para a comunidade”, explica a professora Carla Porto, do curso de Odontologia, orientadora do grupo ao lado da professora Marta Batista, do curso de Serviço Social.
Com a aprovação do projeto da professora Maria Ione Vasconcelos de Menezes, será a quarta vez que docentes e discentes do curso de Serviço Social da Unit participam desta ação, considerada um dos maiores projetos sociais do país. Após analisar 277 propostas de trabalho, a Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulgou o resultado das 15 Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para participar, no período de 9 de julho a 1º de agosto, de três novas operações – Rei do Baião, Catirina e Mamoré, nos estados de Pernambuco, Maranhão e Rondônia, respectivamente.
Projeto Rondon
Criado em 2005, o Projeto Rondon já realizou 24 operações em todas as regiões brasileiras. As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.
A execução das ações acontece graças a estreita parceria entre diversos Ministérios e o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Em cada ação o projeto conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.
Fonte: Ascom Unit
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B