A palavra e-book é uma abreviação de “eletronic book” ou “livro eletrônico”. A única diferença em relação aos livros tradicionais é que eles se encontram em formato digital e não em papel, podendo ser lidos na tela de um computador, de aparelhos chamados e-book Reader ou mesmo impressos em papel comum.
Atendendo solicitação dos núcleos de pós-graduação e utilizando parte dos recursos do Programa Ensino de Qualidade (Proquali), a UFS adquiriu 3471 títulos de livros em versão digital. Os títulos obtidos distribuem-se em diversas áreas, como ciências biomédicas e biologia, engenharia, ciências da computação e medicina. Confira a relação dos livros comprados.
A principal vantagem do e-book é a sua portabilidade. Como se encontra no formato digital, ele pode ser transmitido rapidamente por meio da Internet. “É importante ressaltar que um único livro pode ser baixado por “n” pessoas em computadores ligados à rede de internet da UFS.” explica o professor Arie F. Blank, coordenador de Pós-Graduação.
O processo de compra já foi concluído e encaminhado para autorização e empenho. Terminado esse processo, os livros adquiridos estarão disponíveis através do site de Periódicos Capes.
Tendência
O livro digital é uma tendência no mundo. Segundo dados apresentados no Primeiro Congresso Internacional do Livro Digital, o aumento das vendas de e-book nos EUA cresceram 261% em 2009, e esse aumento também deve ocorrer no Brasil.
No caso da UFS, essa é a primeira vez em que são adquiridos livros nesse formato. Ainda segundo o professor Arie, esse tipo de compra será sempre incentivado, pois essa é a melhor maneira de distribuir livros, já que com apenas um exemplar todos podem ter acesso, diferentemente do que ocorre com os livros tradicionais.
Fonte: Ascom UFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B