Associação envia nota questionando afirmações

A Associação dos Estudantes Universitários da EaD da Universidade Federal de Sergipe (UFS) protocolou nota de repúdio as declarações feitas pelo Sociólogo Ivan Masafret, na matéria Cursos de EAD têm qualidade contestada . Leia nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO AO PRECONCEITO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A Associação dos Estudantes Universitários da EaD/UFS -“Construção Acadêmica”, vem de público repudiar as declarações feitas pelo Sociólogo Ivan Masafret, em relação a má qualidade na formação dos Acadêmicos da modalidade a distância da Universidade Federal de Sergipe, em matéria publicada no dia 3 do mês em andamento por este veículo de informação (Infonet).

As afirmações como passadas somente revelam um posicionamento parcial e talvez preconceituoso do profissional entrevistado. Pois, em momento algum o ex tutor da UFS aponta dados estatísticos comprobatórios de suas declarações, e nem tão pouco os resultados disponibilizados pelo MEC em virtude da realização do ENADE (único meio oficial de avaliação do ensino superior no Brasil, e que demonstra que a Educação a Distância tem tanta qualidade quanto a modalidade tradicional), justificando assim toda paridade de conteúdo dos cursos e de valor do Diploma, independentemente da forma de estudo freqüentada, inclusive na Universidade Federal de Sergipe. E, é bom ressaltar que os acadêmicos da UFS também estão sendo avaliados pelo exame. E, não é somente a Instituição de Ensino Superior que estudamos que oferta essa modalidade de educação no estado, sendo injustificado o derramamento de defeitos em nossos cursos.

Como universitários frequentadores dos cursos EaD/UFS, não podemos calar diante de tais declarações.

Sabemos e temos o entendimento de que somos partícipes de uma modalidade educacional relativamente nova em nossa IES. Mas, que já demonstra solidez. Tanto é verdade que alguns estudantes do curso presencial também se utilizam dos livros desenvolvidos para a EaD, esses que são elaborados por professores da UFS, e um exemplo é o uso desses por alunos do curso presencial de História, demonstrando não ser justificada a declaração de que o material didático impresso é de conteúdo incipiente.

Não vemos motivos para afirmações tão desmerecidas para o nosso alunado que é parte dessa discussão onde foi mostrado o posicionamento isolado de um sociólogo e ex tutor, deixando passar a possibilidade de ouvir professores, tutores e acadêmicos, dando margem a enes interpretações.

Essa é a nossa posição!

AEUE/UFS – “CONSTRUÇÃO ACADÊMICA”

 

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