Embrapa capacita jovens em informática

Jovens receberam treinamento em informática (Fotos: Saulo Coelho/Embrapa)
Doze jovens residentes da comunidade tradicional da Ilha Mem de Sá, no litoral sergipano, receberam capacitação em informática na Embrapa Tabuleiros Costeiros de Aracaju. Nos dias 17 e 18 de junho, os jovens líderes comunitários tiveram noções básicas de utilização de sistemas operacionais, organização de arquivos, navegação na internet e interação via e-mail.

A iniciativa integra as ações do projeto ‘Gestão Participativa para o Desenvolvimento da Comunidade Ilha Mem de Sá’, liderado pelo pesquisador Fernando Curado, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O projeto faz parte da carteira de ações em agricultura familiar e desenvolvimento sustentável da Embrapa, e tem como foco principal instrumentalizar a comunidade da ilha para pensar, decidir e atuar no seu próprio desenvolvimento. Para Fernando Curado, uma das condições fundamentais para o desenvolvimento da comunidade é a inclusão digital.

Parceria

Iniciativa faz parte de projeto desenvolvido em comunidade
Os jovens membros do grupo de apoio ao projeto tiveram aulas no laboratório de informática da Unidade, em Aracaju, com os técnicos do Setor de Informática (SIN) Alex de Oliveira, Aparecida Santana e Henrique Gomes, e apoio dos estagiários do projeto, numa parceria interna entre pesquisa e suporte.

Segundo Curado, os jovens da Ilha Mem de Sá já receberam alguns computadores e receberão outros equipamentos para instalação na comunidade. O financiamento dessa ação do projeto veio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“Um dos produtos do projeto é um CD com dados georreferenciados da ilha e uma grande quantidade de informações sobre a área. Com essa capacitação, eles serão capazes de acessar as informações e utilizar todas as ferramentas. Isso ajudará na tomada de decisões sobre seu próprio desenvolvimento, já que esses jovens são os futuros gestores da comunidade”, disse Curado.

O pesquisador informou que a comunidade está providenciando a sala para instalação das máquinas. “Em breve teremos o segundo módulo do curso, com capacitação mais aprofundada para que eles sejam capazes de utilizar as informações georreferenciadas e atualizar os dados de maneira continuada”, informou.

Para a vice-presidente da Associação de Moradores da Ilha Mem de Sá, Adenise Santos, o acesso ao mundo dos computadores será muito importante para o desenvolvimento da comunidade. “De agora em diante teremos mais liberdade e acesso à informação. Poderemos descobrir um mundo novo para nós, que é o da internet, que não conhecíamos antes. Com meu e-mail criado, poderei dialogar com o mundo”, afirmou.

Projeto

Iniciado em outubro de 2008 e com duração de três anos, o projeto liderado por Curado compõe o rol de ações a revitalização e a garantia da sustentabilidade da pesca artesanal na Ilha Mem de Sá. Em 2009 foram feitas ações de levantamentos de demandas junto à população, coleta de dados e reconhecimento da realidade socioeconômica e ambiental da localidade.

Até o final do projeto, além de informática, serão realizadas capacitações dos moradores em associativismo, ecoturismo, educação ambiental, gestão do lixo, artesanato, beneficiamento e aproveitamento de pescado, fruticultura, entre outras.

Banhada por afluentes do rio Vaza Barris, no município de Itaporanga d’Ajuda, litoral sergipano – cerca de 40 quilômetros ao sul de Aracaju, a Ilha Mem de Sá tem 75 famílias, com cerca 375 habitantes. Uma comunidade tradicional em sua história e essência, sobrevivendo há várias gerações basicamente da pesca artesanal.

Fonte: Ascom/Embrapa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais