Durante discurso de inauguraçao do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) na tarde desta quinta-feira, 7, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, defendeu a continuidade da política educacional do governo de Lula. Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, elogiou política educacional do Governo (Foto: UFRJ)
Em seu discurso acalorado, ele nao mediu as palavras, mas logo lembrou do período eleitoral e solicitou que o TRE nao veja seu posicionamento como partidário. “No seu governo se processou uma revolução na educação brasileira”, enfatizou.
Aloisio também ressaltou o crescimento da relação de parceria na construção daquele que ele chamou de “um Brasil realmente novo”. “Em seu governo (Lula) a relação entre a UFBA e a Petrobras ficou mais sólida e a consequência foi um salto de qualidade nas pesquisas”, diz.
E terminou pontuando dois fatores que entende como importantes nestas mudanças da educação: o aumento de receita que a UFRJ pode investir em pesquisa e os concursos para contratação de 500 novos proessores para a Universidade.
“No ano que fui nomeado reitor não tinha verba para investir em pesquisa. No próximo ano, quando deixarei o cargo com uma renda específica para este setor”, diz ele, acrescentando que na década de 90 haviam 400 vagas abertas na UFRJ e que somente em 2010 estào sendo feitos concursos para 500 vagas. O reitor também aproveitou a presença do presidente para solicitar um novo hospital para UFRJ, pois o prédio antigo será implodido em dezembro. “Uma palavra sua pode transformar água em vinho”, brincou.
Por Raquel Almeida (editora do Portal Infonet enviada ao Rio de Janeiro a convite da Petrobras)
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B