DPU pede anulação das provas do Enem 2010

Coordenador de escola, Marcos Vinícius acha que houve prejuízo aos alunos (Foto: Portal Infonet)
A Defensoria Pública da União (DPU) vai recomendar ao Ministério da Educação (MEC) a anulação das provas aplicadas sábado, 6, primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Se, no prazo de dez dias, contados a partir de hoje, 8, o governo não acatar o pedido e definir uma nova data para reaplicar o exame, o órgão ajuizará uma ação civil pública contra a pasta.

As provas aplicadas a 3,3 milhões de candidatos apresentaram erros que podem prejudicar os estudantes. Vinte e um mil cadernos de prova amarelos apresentaram erro de montagem e não continham todas as 90 questões aplicadas no sábado. Não se sabe ainda quantos candidatos foram prejudicados por esse problema, já que em cada local de aplicação há uma reserva técnica de 10% dos exames que permitiria a troca do material defeituoso.

Também no sábado, a folha em que os estudantes marcam as respostas das questões estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame teve 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

Estudantes

De acordo com Marcos Viníciu,s que é coordenador de uma escola particular de Aracaju, os erros detectados prejudicam aos estudantes. “Pelo que eu andei verificando, o problema em si é do erro no gabarito, que poderia ter sido solucionado se os alunos simplesmente respondessem na ordem certa as questões. Mas eu ouvi falar também que houve muitas informações contraditórias. Em alguns lugares que orientaram aos alunos que invertessem a ordem das questões e isso prejudica sim, pois foram orientações diferentes pelos fiscais”, aponta.

O coordenador falou ainda que caso haja uma nova prova, vai ser difícil encontrar uma data sem que mais estudantes sejam prejudicados. “Além de um esforço a mais, agora, como já estamos próximos ao final de ano, acontecem muitas provas de vestibular e vai ser difícil encontrar uma data sem que haja prejuízo, pois é uma prova longa, extensa demais, que cansa”, destaca.

A defensoria pede que os alunos prejudicados entrem em contato com o órgão pelo e-mail enem2010@dpu.gov.br. O candidato deve incluir o seu nome, a localidade em que fez o Enem e as orientações recebidas ou não pelo fiscais de sala sobre as falhas constatadas.

Por Bruno Antunes, com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais