Seed diz estar a disposição de órgãos fiscalizadores

Roberto Silva, diretor do Departamento de Base Estadual do Sintese (Foto: Arquivo Infonet)
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese),  informou que os membros do magistério no Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb não aprovaram as contas do Fundo na Secretaria de Estado da Educação (Seed), como teria informado a Seed. Na Assessoria de Comunicação da Seed, a informação é de que está a disposição de órgãos fiscalizadores para prestar esclarecimentos.

Segundo o Sintese, “da mesma forma que o sindicato tem o cuidado de ter provas documentais ao fazer denúncias nos órgãos reguladores, a Secretaria da Educação deveria fazer o mesmo ao se pronunciar para a sociedade. A Assessoria de Comunicação da Seed diz que as denúncias do Sintese são estranhas, pois os membros do magistério teriam aprovado as contas do Fundeb. Mas se tivessem tomado o cuidado em verificar as atas dos anos 2007, 2008 e 2009 veriam que os representantes do magistério no Conselho do Fundeb foram contrários a aprovação das contas”.

O membro do Conselho do Fundeb e diretor do Departamento de Base Estadual do Sintese, Roberto Silva Santos disse: “em todas as reuniões fizemos as ponderações de que o Estado não estava cumprindo a lei, pois não fornece todos os documentos para que o Conselho consiga realizar o seu trabalho na forma como condiz a lei”.

Contraponto

Procurado pela reportagem do Portal Infonet, o jornalista Givaldo Ricardo Soares informou que a Seed não fez as afirmações citadas pelo Sintese. “Ninguém disse isso em lugar nenhum. O que foi dito foi que o Conselho do Fundeb que tem representação de professores, alunos, pais e membros da sociedade civil, ou seja, um colegiado, aprovou as contas. E não a representação do magistério no Conselho do Fundeb”, destaca.

O assessor disse ainda que a Secretaria de Estado de Educação não foi informada sobre o teor de algumas denúncias que estariam sendo feitas pelo Sintese. “Quero adiantar que a Seed está a disposição dos órgãos fiscalizadores que receberam denúncias do Sintese, pois estamos abertos para prestar qualquer esclarecimento que se fizer necessário”, afirma.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais