Por unanimidade, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou o funcionamento dos cursos de Medicina e Odontologia que serão ofertados pelo Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no município de Lagarto. O assunto foi tema de coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 9, com a presença do Governador do Estado, Marcelo Déda, representantes da UFS e autoridades públicas. Coletiva discutiu a situação do Campus da Saúde em Lagarto (Fotos: Portal Infonet)
Com a aprovação, o novo pólo de ensino terá oito cursos de graduação: enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, medicina e odontologia. Neste mês, a UFS já realizou o vestibular para os seis primeiros cursos do Campus da Saúde. De acordo com o Reitor da UFS, Josué Passos Subrinho, a abertura dos processos seletivos para os cursos de
medicina e odontologia dependia apenas da aprovação da CNS. Governador diz que o Campus foi irá beneficiar todo o Estado
“Serão 50 vagas ofertadas para cada curso, sendo que o vestibular para os dois cursos aprovados já será realizado em 2011. No momento da inscrição para o vestibular, os candidatos terão opções diferentes entre os cursos de medicina e odontologia nos Campus de Lagarto e São Cristovão”, explica o Reitor.
Campus
Resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal de Sergipe, as obras do Campus em Lagarto deverão ficar prontas em 2011. Por enquanto, as aulas serão realizadas no Colégio Estadual Abelardo Romero, cedido pelo Governo de Sergipe.
Para a implantação do Campus serão investidos R$54.882.000,00, sendo metade destes recursos vindos do Governo de Sergipe. Segundo o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), a implantação do Campus da Saúde irá contribuir consideravelmente para o desenvolvimento econômico do município. Reitor diz que serão 50 vagas ofertadas para cada curso
“Lagarto já vinha na expectativa dos dois cursos aprovados. No momento, temos uma carência de 20 médicos em Lagarto, e estamos abrindo concurso para 50. Com a universidade, o município irá crescer bastante, dando oportunidades para o ingresso no ensino superior, além da chegada de professores e médicos de fora”, aponta o prefeito.
Investimentos
Além da Universidade, também foram feito investimentos na conformação de uma rede de saúde integrada, a partir da construção de um novo hospital regional, além de clínicas de saúde da família em Lagarto. Para a Secretária de Estado da Saúde (SES), Mônica Sampaio, todos os esforços tendem a trazer uma nova visão da medicina em Lagarto.
Benefícios Mônica Sampaio, Secretária de Estado da Saúde
De acordo com o governador de Sergipe, Marcelo Déda, a construção do Campus da Saúde em Lagarto era fundamental para a grande demanda de profissionais da saúde no município. Segundo ele, não só Lagarto, mas todo o Estado será beneficiado com a atuação do novo pólo da Saúde.
“Um dos grandes objetivos de todo esse empreendimento está na interiorização da formação médica do Estado. A elevação do número de médicos será considerável em todo o Estado e principalmente em Lagarto. Todo o município vai crescer. Foram quatro anos de lutas para o campus funcionar e Sergipe precisa de profissionais neste setor”, observa o governador.
Segundo ele, se tudo der certo, em 2011 estará sendo realizado o primeiro vestibular de Lagarto para os cursos de Medicina e Odontologia. A universidade atuará em integração ao Sistema Único de Saúde (SUS), através de uma rede de serviços que considera desde a atenção básica à atenção hospitalar de média complexidade.
Déda explica que os universitários terão nesses complexos de saúde uma maneira de interagir com a sociedade. “No nosso plano, além de servir como hospitais regionais, essas instituições atuarão como hospitais escola. Com a criação da universidade, teremos uma resposta efetiva à demanda de formação de profissionais na área de saúde”, aponta. Valmir Monteiro, prefeito de Lagarto
Realização
O governador ainda diz que a parceria entre a prefeitura de Lagarto, o Governo do Estado e a Universidade transformou o que era um sonho em uma grande realidade. “A Universidade em Lagarto irá abrir novos horizontes e novas oportunidades não só para a juventude da classe média, mas também para filhos de plantadores, de pessoas mais pobres que sonhavam com um título de formação superior”, conclui Déda.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B