Estudantes aprendem sobre selos e endereçamento

Alunos aprenderam sobre fatos históricos e  curiosos do serviço postal (Foto: Correios)

Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Cruz Vasconcelos, em Nossa Senhora do Socorro, tiveram uma aula diferente nesta quarta-feira (08). Através do Projeto Correios nas Escolas, eles se concentraram na sala de recreação do prédio para aprender a importância da comunicação escrita, os procedimentos para endereçar cartas, história e curiosidades sobre o selo, além dos avanços tecnológicos na forma com que hoje eles se comunicam.

Localizada no Conjunto Jardim, a escola possui quase 500 alunos matriculados no ensino fundamental. Como o hábito de escrever cartas é cada vez mais incomum, apesar da importância que o meio já teve em outra época, a direção, com o apoio dos professores, resolveu levar até as crianças as explicações sobre essa mudança. O propósito também era despertar nelas o interesse pela leitura e escrita –  ferramentas indispensáveis a qualquer cidadão.

A palestra foi ministrada pelo chefe da Agência Filatélica e responsável, em Sergipe, pelo Projeto Correios nas Escolas, João Vieira. Em sua explanação, ele falou brevemente sobre as principais formas de comunicação atualmente disponíveis e monitorou a reprodução de dois filmes institucionais. João mencionou ainda que, ao longo dos anos, a tecnologia desenvolveu novas formas de comunicação e que, por isso, a carta é pouco utilizada atualmente. “Mas nem por isso ela perdeu o seu valor”, ressalta.

Projeto Correios nas Escolas foi realizado  em Nossa Senhora do Socorro

“Apesar dessa mudança, é importante que vocês aprendam como escrever uma correspondência, usando corretamente os campos do destinatário, remetente e endereço CEP”, explicou o gerente, observando os reflexos do hábito da escrita e da leitura na vida dos estudantes. João ainda aproveitou a oportunidade para falar sobre a história do serviço postal, os primeiros selos do Brasil e do Mundo, e sobre a filatelia – a arte de colecionar essas pequenas estampas anexadas às cartas.

Para os alunos do terceiro ano, Adriann Ferreira e Letícia Nascimento, a aula desta quarta-feira foi interessante. O garoto de 10 anos disse que se comunica principalmente através do celular. Já menina de oito anos navega todos os dias na internet e, inclusive, possui conta em rede social. Essas crianças nunca escreveram cartas, mas afirmam que pelo menos agora já sabem como fazer.

Segundo a diretora da instituição, Sonidez Pereira, é justamente isso que todos eles terão que mostrar na prática. “Durante esta semana, vamos trabalhar na produção de cartas, de conteúdo simulado, mas com endereços reais. Depois da tarefa, vamos entregar as correspondências produzidas diretamente em uma das agências dos Correios”, esclarece.

Fonte: Ascom Correios/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais