2008 com alvo em 2010

0

Com a chegada do prazo final para as filiações partidárias dos possíveis candidatos nas eleições municipais do próximo ano, o quadro eleitoral começa a se delinear em Sergipe. Está claro que em vários municípios duas forças se enfrentarão: a da atual situação, liderada pelo governador Marcelo Déda (PT), com o apoio de todos os partidos aliados e a da oposição, liderada pelo ex-governador João Alves Filho (DEM), com os outros partidos de oposição. Neste meio termo surge o PSC comandado pelo empresário Edvan Amorim, que tentou a todo custo ser situação, mas pelas pressões que tentou fazer, inclusive através do conselheiro afastado Flávio Conceição está desgastando e não tem a confiança política, nem administrativa, de nenhum membro do governo estadual.

 Aos amigos mais íntimos, Edvan Amorim dizia, até pouco tempo, que pretendia “fazer” quase que a metade dos prefeitos sergipanos. Realmente seria algo inédito e audacioso para uma “liderança’ que não tem  tradição política, apesar da eleição do irmão, Eduardo Amorim, como o deputado federal mais votado no ano passado. Porém, tanto o grupo da situação, como o grupo da oposição, demonstram que estão trabalhando para polarizar as eleições em vários municípios e com isso o pequeno grupo comandado por Amorim começa a se enfraquecer. Um exemplo claro: Lagarto. Lá, Walmir Monteiro será candidato da situação se for pelo PMDB, mas pelo PSC ele será descartado. No desespero, o grupo do PSC, está espalhando nos meios de comunicação que começou a dialogar com o grupo Reis. Puro desespero, até porque em Lagarto, o empresário Amorim tem a mesma quantidade de votos que este jornalista tem, ou seja, nenhuma.

 Edvan Amorim deve uma gratidão eterna a João Alves, mas hoje é inimigo do ex-sogro. Foi João Alves que ao assumir o governo em 2003, nomeou o irmão de Edvan Amorim, Eduardo Amorim, para secretário de Saúde por dois anos. E o que pouca gente sabe: foi João Alves que nomeou nomes indicados por Amorim para os principais Departamentos Financeiros das secretarias. Foi assim na Educação, onde estourou um escândalo onde o principal bode expiatório foi Marcos Prado, mas todo mundo sabe de onde partiu tudo. Sem falar no fortalecimento da rede Ilha em curto espaço de tempo.

    No início do ano Amorim foi articulador da candidatura de Flávio Conceição ao TC, em troca a eleição da Mesa da Assembléia. Hoje, nas gravações da PF, teve que ouvir Flávio soltar “cobras e lagartos” contra ele. Alguns deputados do PSC hoje apóiam o governo Déda, mas não seguem mais a liderança de Amorim. Ele sabe disso, mas tenta construir uma terceira força que não será realidade.

  O certo é que apesar de o alvo ser 2010, a movimentação política nos bastidores, é para ver qual grupo fará um maior número de prefeitos em Sergipe.  No caso de Déda, “além de consolidar o seu grupo político vitorioso na última eleição”, o alvo principal é ampliar o leque de aliados vitoriosos nos municípios. Déda deseja fazer entre 40 a 50 Prefeitos. Já a nova oposição em Sergipe, o velho PFL, hoje com um novo look, DEM, está se articulando para fazer de 30 a 40 prefeitos.João Alves sabe que a única chance de vencer Déda em 2010 é fazendo um bom número de Prefeitos aliados. As eleições de 2008 é o primeiro caminho para pavimentar a vitória em 2010.

 

 

Análise sobre o uso do TAS

E-mail da enfermeira Maria Angélica: “Causa-nos estranheza a defesa do indefensável feita pelo médico Gildo Simões, fruto de uma formação deturpada onde se supõe merecedor de privilégios em detrimento de outros. Reivindicar melhorias sem a contrapartida do respeito à missão que lhe cabe no bem atender a população, razão de ser de seu emprego, é típico da visão tortuosa que se tem do serviço público. Então quer dizer que nos consultórios e clínicas privadas usar os computadores para digitar exames e prescrições é legítimo, enquanto que na SMS é tarefa indigna? Em qualquer sistema de atendimento, atualmente, não se pode prescindir do uso do computador, as informações podem ser disponibilizadas de forma precisa e ágil, assegura-se a rastreabilidade, além de se evitar o erro de interpretação dos hieróglifos, arremedo de caligrafia, que caracterizam a escrita médica. Lamentável que se defenda o retrógrado, que se utilize de  grosseria para patentear a arrogância. Acorda “doutor”! A mudança de foco de suas reivindicações seria bem vinda se fosse para clamar por um atendimento digno, respeitoso e competente para quem paga, pela contribuição compulsória dos impostos, o seu salário”.

 

 

Evangélicos em alta em Aracaju

O início das conversas para a sucessão municipal em Aracaju vem colocando em alta os evangélicos, segmento que surpreendeu nos últimos anos e hoje, somente em Aracaju, conta com cerca de 60 mil membros. Nos bastidores o grupo da situação vem consolidando o apoio de todos os segmentos evangélicos e ultimamente já começou a conversar com o pastor Virgilio de Carvalho que comanda a Igreja Assembléia de Deus. Apesar de ser primeiro suplente da senadora Maria do Carmo e da liderança que tem na área evangélica, o grupo comandado por ele  foi jogado para “escanteio” pelo grupo que hoje é oposição ao governo estadual.

 

Vôo Carregado

Ontem, 11, o vôo da TAM que saiu do aeroporto de Aracaju com destino a Brasília, às 6h15 estava não apenas lotado, mas carregado. Imagine: o governador Marcelo Déda, o ex-governador João Alves Filho, o prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente da AL, Ulices Andrade, os deputados federais Jackson Barreto, Machado e Eduardo Amorim, e, de quebra os secretários Rogério Carvalho e Jorge Araújo.

 

Senadores decidirão no voto que eles são de fato

Hoje é o dia “D” para Renan Calheiros. Um texto para reflexão publicado por Josias de Souza, na Folha Inline: “…Se votarem “sim” à cassação do mandato de Renan Calheiros, os senadores informarão à nação que o Senado é feito de sensatez. Se votarem “não”, dirão ao país que o Senado é feito de conivência e cumplicidade. Haverá 82 senadores na sessão secreta de quarta-feira: o réu Renan, seus 80 colegas e Rui Barbosa, materializado num busto de cobre incrustado na parede atrás da mesa da presidência.

 

Ruy Barbosa: de tanto ver triunfar as nulidades…

Continua Josias:Uma célebre frase de Rui vai boiar, implacável, na atmosfera conspurcada do plenário do Senado. Rui vai cochichar nos ouvidos de cada um de seus pares intangíveis: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se das virtudes, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Os senadores não vão votar apenas contra ou a favor da manutenção do mandato de Renan Calheiros. Os senadores votarão para saber quem eles são. Ao final da fatídica sessão, o brasileiro saberá se deve ou não continuar envergonhando-se de ser honesto.

 

 

 

 

Detran suspende contrato com SGM

O diretor-presidente do Detran, Francisco Dantas, teve a determinação de suspender o contrato com a empresa SGM, na área de manutenção de informática. A empresa é a mesma envolvida no caso do Tribunal de Contas e outros poderes. Francisco Dantas já determinou o novo processo licitatório que será realizado através do pregão eletrônico do Governo do Estado. Somente para manutenção de computadores, a empresa recebia do Detran R$ 28 mil mensais.

 

 

Governadores do NE têm reunião com ministro

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou ontem, 11, entre os governadores do Nordeste e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Brasília. Para Déda, a reunião foi positiva, já que os governadores foram buscar meios de melhorar o diálogo entre eles e o Ministério. Durante o encontro, Temporão reafirmou a liberação de R$ 2 bilhões para diminuir as distorções na distribuição de recursos da Saúde para os estados e a correção da tabela para um conjunto de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), como cardiologia, neurocirurgia, UTI e procedimentos de média complexidade.

 

Reunião com Guido Mantega

O secretário da fazenda esteve ontem, 11 acompanhando o governador Marcelo Déda, na reunião com o Ministro da Fazenda Guido Mantega. No encontro que contou com a presença dos governadores do Brasil, o principal tema foi a reforma tributária. No entanto, Nilson aproveitou para viabilizar a liberação de mais recursos junto ao governo federal, desta vez para a área da saúde pública.

 

 

Carro do DER usado irregularmente

Assim que leu a nota publicada neste espaço na última segunda-feira, 10, sobre o uso de um carro do DER irregularmente na UNIT, o secretário da área, Oswaldo Nascimento tomou as providências necessárias e detectou a irregularidade cometida. De imediato aplicou as sanções administrativas que o caso prevê. Um detalhe: os carros estão todos identificados para acabar com a mentalidade que existia que veiculo público pode ser usado para serviços particulares. A transparência é a melhor solução e por isso a coluna continuará divulgando todas as irregularidades, quando são devidamente checadas e identificadas. Doa a quem doer.

 

 

 

PHS deixa o bloco de apoio a Lula

O presidente estadual do PHS, João Nascimento informou que a Direção Nacional do PHS decidiu no último final de semana deixar o bloco de sustentação do governo Lula. Ele entende que essa decisão vai melhorar o desempenho do partido para que possa implementar ações em defesa do humanismo e da solidariedade, lutando contra a desigualdade social, política e econômica.

 

Situação difícil em Pirambu

De um leitor: “Posso testemunhar o que realmente passa em Pirambu.3 meses de salários atrasos (e olha que a intervenção tem menos de 1 mês). CC recebendo indevidamente. Bolsa família com possível irregularidade. Frota sucateada, Projeto Tamar sem apoio municipal. Fraude com alvará…Mas a equipe do Dr. Moacir Santana está fazendo um bom trabalho de investigação e profissionalismo. Tem má língua dizendo que a equipe está inchada.., brincadeira. Que tem muito CC. A prefeitura anterior tinha 300 que não faziam nada e a atual tem 35 que estão saindo todos os dias às 6h manhã de vans de Aracaju e estão se sacrificando para profissionalizar a prefeitura. E olha que os CCs não são tão altos assim”.

 

 

Prado propõe castração química para estupradores

O deputado federal Mendonça Prado apresentou um projeto de lei que defende a utilização de um tratamento hormonal para reduzir o desejo sexual do cidadão que comete o crime de estupro. Mas a proposta foi reprovada pela consultoria jurídica da Câmara dos Deputados. O objetivo era inserir no código penal brasileiro a pena de castração química para autores de violência sexual. “Entendo que esse crime hediondo, deve ser repelido e punido com toda a energia do direito. Assim, gostaria de modernizar a penalidade, objetivando rechaçar categoricamente o delito. Estuprador é um cafajeste, canalha, que deve ser punido sem clemência”, afirmou o parlamentar, acrescentando que a consultoria emitiu um parecer contrário à tramitação da idéia de castração química, porque a tese esbarrou no texto constitucional que impede a instituição de pena cruel no país. Assim, somente uma Assembléia Constituinte poderia fazer tal alteração. O parlamentar teve a idéia de fazer o projeto de lei inspirado na decisão do presidente da França, Nicolas Sarkozy, de instituir a medida no país. O presidente francês se comoveu com o caso de um menino de 5 anos atacado por um pedófilo recém-saído da prisão.

 

 

Programa Petrobras Jovem Aprendiz completa um ano

No próximo dia 14 de setembro a Sociedade Semear, Petrobras UN-SE/AL, Fafen e Senai comemoram um ano do Programa Petrobras Jovem Aprendiz – PPJA. Coordenadores locais, educadores, monitores e 193 jovens aprendizes comemoram o sucesso do programa educacional inovador para jovens em situação de vulnerabilidade social, que articula de forma criativa a educação básica, a qualificação social e profissional, visando promover sua inclusão social e contribuir para sua melhor inserção no mundo do trabalho. Após a primeira etapa de desenvolvimento pessoal, os jovens aprendizes se encontram realizando atividades profissionalizantes no Senai, onde irão desenvolver novas habilidades que os capacite para o tão competitivo mercado de trabalho. Como parte das comemorações, os alunos participaram da solenidade de batismo da Plataforma de Piranema, realizada no último dia 04 de setembro, no Teatro Tobias Barreto, onde foram evidenciados através das falas de autoridades presentes à solenidade.

 

Seminário Segurança Cidadã na Colômbia

O secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Pinto, participará de 16 a 22 deste mês do seminário de Segurança Cidadã nas cidades de Bogotá e Medelin, na Colômbia. O seminário terá a participação de todos os secretários de segurança do Brasil.

 

 

Incineração no município

O secretário municipal da Saúde, Marcos Ramos, declarou ao radialista Fábio Henrique, que foram feitas queimas de medicamentos vencidos dos estoques do município, logo quando este assumiu a pasta. Ramos afirmou que esta é uma medida preventiva para evitar que outro lote de medicamentos ultrapasse a validade e seja perdido.

 

Seminário da Comissão de Comércio Exterior

Nesta quarta-feira, 12, micro e pequenos empresários de todo o Estado terão a oportunidade de conhecer os caminhos do Comércio Exterior, seus mecanismos, obstáculos e facilidades, durante o “Sergipe Export”. A realização do seminário que acontece durante todo o dia, a partir das 8:30h, no auditório da Codise, é uma ação da Comissão de Comércio Exterior, que é coordenada pelo governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), com a participação de diversas instituições, a exemplo da FIES, Sebrae, Codise, Banco do Brasil, Correios, entre outras.A comissão tem como proposta discutir e elaborar ações voltadas à área. Ao final do seminário os participantes poderão conhecer um case de sucesso através do relato do sócio-diretor da QS Componentes e Condutores Elétricos, Gilberto Melo. O evento é gratuito e está com inscrições abertas no site www.fies.org.br

 

 

Frase do Dia

“Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos”. Nicolau Maquiavel.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários