2022:Amorim procura um jeito de sair da peleja,pedir arrego e arribar

                                                                Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Em 2013, um ano antes da disputa estadual, o então senador Eduardo Amorim circulava em Brasília, e pelo interior de Sergipe, como o futuro governador do Estado. Ninguém tiraria sua vitória, mas Jackson conseguiu derrotá-lo, mesmo com toda força política, econômica e eleitoral que tinha o então senador sob o comando do irmão, o empresário Edivan Amorim.

Ou é mentira? Aliás, para fazer justiça a Edivan Amorim, um estrategista de primeira que elegeu o irmão mais votado para deputado federal, em 2006, e, em 2010, senador da República tendo quase cem mil votos a mais do que o governador reeleito Marcelo Déda. Mesmo com dois votos para o Senado naquela eleição, a votação de Eduardo foi estrondosa, mostrando a força do mentor dele, Edivan, que o credenciou como futuro governador de Sergipe.

Agora, após a segunda derrota em 2018, não chegando ao 2º turno, por conta da divisão atabalhoada da oposição, Eduardo anuncia que será candidato ao Senado. Intenção justa, porém é preciso deixar claro que Eduardo Amorim nunca foi e nunca será um “Davi contra o Golias” numa eleição em Sergipe como ele tenta passar através da imprensa.

Sergipe inteiro sabe o que os irmãos Amorim fizeram no verão passado, ou melhor, nas eleições passadas. Se os irmãos Amorim querem criticar os adversários, seja qual deles for, é bom procurar outro discurso.

Ou será que este discurso faltando um ano para as eleições estaduais é a preparação para anunciar que desistirá da disputa ao Senado Federal? Que pensou bem e a família (leia-se Edivan) e os amigos decidiram que o melhor para ele será disputar uma vaga na Câmara Federal?

Como se diz aqui no Nordeste, parece que, com a história de Davi contra Golias, Eduardo Amorim quer “sair da peleja, pedir arrego, arribar e botar os quartos de banda…”



As dicas do dia do deputado Fábio Mitidieri no twitter estão suscitando perguntas e mais perguntas A de ontem,25: “Guarde os amigos para a amizade, mas para o trabalho prefira os capazes e competentes” As 48 Leis do Poder. Excelente reflexão!

Edvaldo não emplaca Já o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, está tendo dificuldade em encontrar apoio nas lideranças do grupo para ser candidato ao governo. O próprio governador já deu o recado de que Edvaldo disse em 2020 que não seria candidato em 2022. A promessa está sendo cobrada.

 Reconhecimento Desde que lançou o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável,  em parceria com a Fundação Dom Cabral, o presidente da Alese, Luciano Bispo, vem ganhando o reconhecimento de vários setores da economia sergipana e pode surpreender na chapa majoritária comandada pelo governador Belivaldo através do consenso. O grupo Lide Sergipe, composto por lideranças empresariais, chegou a divulgar através de outdoors na cidade a importância do Plano para o desenvolvimento de Sergipe.

 Espólio da situação E a oposição espera curiosa  a definição dos candidatos do governo na chapa majoritária.  Alguns acreditam que o espólio eleitoral será enorme, inclusive com Rogério Carvalho e companhia tendo de quebra o apoio do ex-presidente Lula.

 

 

 

Turismo no lixo? O prefeito Edvaldo Nogueira coloca presidente da Emurb, Luiz Roberto, que cuida do lixo de Aracaju, para acumular o cargo de secretário de Turismo, que ficou vago desde ontem. Os comentários gerais dos empresários do setor eram os piores possíveis. Alguns chegaram a afirmar que o turismo virou mesmo um lixo para Edvaldo. E isso quando o setor passa pelo seu pior momento e ainda precisa de muito oxigênio para recuperar todo o prejuízo ocasionado pela pandemia.

 

 

 

 

Expectativa de mudanças realmente na área da agricultura E o blog recebeu mensagens dos leitores cativos deste espaço, que são servidores das empresas estatais ligadas a área da agricultura, informando que estão na expectativa que as mudanças realmente cheguem. Um deles lembrou que tem um gestor que está há 15 anos no comando da empresa e os servidores pularam de alegria quando foram informados que outro técnico conhecedor da empresa pode assumir nos próximos dias. Já encomendaram um bolo.

SE: Ex-jogador Washington promove exposição para ele mesmo. Apenas narcismo, não tem cunho eleitoral E tem partido político querendo denunciar o ex-jogador Washington, que agora está radicado em Sergipe, porque resolveu promover a si mesmo com uma exposição num shopping. Blog avalia que é apenas narcisismo de Washington, ele já desistiu de ser candidato onde nunca fez nada.

Pessimamente acompanhado Pelo jeito, Washington anda pessimamente acompanhado em Sergipe, ou melhor, em Aracaju, onde montou um negócio. Além de querer ser candidato pensando que aqui é terra arrasada, algum amigo dele sugeriu a promoção da exposição com objetos dele. Parece piada, mas não é: a “homenagem” é dele para ele. Narcisismo puro que de longe pode ser comparado com valentia, mas sim piedade…

Mudanças na arquidiocese de Aracaju Nos bastidores da arquidiocese de Aracaju, segundo um leigo muito próximo do primeiro ministro, já é dada como certa a nomeação do poderoso e influente pe. Marcelo Conceição para a paróquia de São José, na praça Tobias Barreto; do pe. Leandro Flores, secretário do arcebispo, para a paróquia de N. Senhora de Fátima, no Ponto Novo; do pe. Roberto Benvindo, atual chanceler, para a paróquia São Pedro e São Paulo, na 13 de julho; e de José Lima para a paróquia do Augusto Franco. Resta saber para onde os padres das atuais paróquias serão transferidos. “Parece que o filé mignon ficará apenas nas mãos dos mais próximos do bispo.” O blog vai aguardar a mexida no tabuleiro para emitir comentários.
 

Pobreza sobe em 24 Estados e dispara no Nordeste e Sudeste. SE é o quinto colocado no país. E o terceiro no Nordeste Valor: O aumento da pobreza no país por causa da pandemia se deu de forma generalizada entre os Estados e em ritmo mais intenso nos do Nordeste e naqueles com grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a matéria, o Estado de Sergipe é o quinto do país (veja print) e o terceiro do Nordeste, só à frente na região do Maranhão e Alagoas.

Aumento em 24 das 27 unidades da federação Estudo do economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), mostra que o percentual da população pobre aumentou em 24 das 27 unidades da federação brasileira entre o primeiro trimestre de 2019 e janeiro de 2021. Ainda que com alguma expectativa de melhora para os dados mais recentes, por causa da retomada do pagamento do auxílio emergencial a partir de abril e de início de reação do mercado de trabalho informal, a expectativa entre economistas é que os níveis de pobreza se mantenham acima do verificado antes da covid-19. Toda matéria aqui.

 

 

“Sergipe Acolhe”, vai acolher os órfãos da Covid19. Iniciativa digna de aplauso do governo através da inclusão social Quando é para criticar o blog não tem papas na língua, mas uma ação digna de aplauso foi o anúncio, pelo governador Belivaldo Chagas, do Cartão Mais Inclusão (CMAIS) “Sergipe Acolhe”, um programa que vai beneficiar crianças e adolescentes em vulnerabilidade social que acabaram perdendo os pais ou responsáveis durante a pandemia com um auxílio mensal de R$ 500.

 Iniciativa O projeto de lei, que cria mais esta modalidade do CMAIS, já está sendo editado e visa colocar em prática no nosso estado a iniciativa “Nordeste Acolhe”, do Consórcio Nordeste, lançado ontem, 25, oficialmente em Natal, e que contou com a presença da vice-governadora Eliane Aquino e da secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes. “A estimativa é de que no Brasil cerca de 113 mil crianças e adolescentes estejam nesta situação, sendo 26,5 mil só no Nordeste e nós governadores não poderíamos ficar de braços cruzados com esta realidade tão difícil e delicada para as novas gerações”, escreveu Belivaldo nas redes sociais.

 Orfandade Segundo o governador, além de criar outras políticas públicas específicas para este público, o programa vai ajudar os jovens que acabaram em orfandade completa por causa da Covid-19 com este auxílio mensal, reajustado anualmente, até que eles atinjam a maioridade civil. Os recursos necessários ao pagamento dos benefícios virão principalmente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e de outros legalmente autorizados. O CMAIS Sergipe Acolhe vem somar-se a um conjunto de programas sociais criadas pelo Governo do Estado para ajudar a população em situação de pobreza e extrema pobreza durante a pandemia, como o CMAIS Permanente e o Emergencial, que estão ajudando cerca de 20 mil famílias mensalmente a garantir comida na mesa.

Governo e grupo Banese apresentam o ProjetarSE Ontem, 25, no estacionamento do Memorial do Museu da Gente Sergipana o Governo do Estado e Grupo Banese apresentaram para os prefeitos dos 75 municípios sergipanos o ProjetarSE, uma assessoria técnica gratuita na área de obras públicas municipais, realizada pelo Instituto Banese, e que tem ajudado gestores municipais na elaboração de projetos, desde o fomento à captação de recursos até a prestação final de contas das obras assessoradas. A reunião fez parte das ações que marcam as comemorações dos 60 anos do Banese em 2021.As atividades do ProjetarSE foram iniciadas em fevereiro de 2021 com a realização de visitas técnicas, estudos de viabilidade, elaboração de projetos e assessorias em processos de obras paralisadas de alguns municípios.

 Sobre o ProjetarSE O ProjetarSE surgiu da necessidade de resolver as dificuldades enfrentadas pelos municípios na gestão de obras públicas. Um estudo realizado a partir dos dados disponíveis no Painel de Transferências Abertas da Plataforma +Brasil, do governo Federal, aponta que das obras iniciadas em Sergipe, no ano de 2008, com recursos da União, 42,41% ainda estão em execução, 20% foram canceladas, e apenas 20,60% foram concluídas.

 Necessidades A equipe técnica do ProjetarSE atende os municípios de forma individualizada. São feitas reuniões para entender as necessidades prioritárias de cada gestão e, a partir desses contatos, promove a elaboração de projetos que seguem padrões e normas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia em conformidade com as exigências dos órgãos correlacionados. Fatores ambientais e sociais de cada região são respeitados.

 Coronel Marcony e o momento certo de ajudar a PM e a Belivaldo Por Andersons Blog: Há uma guerra de bastidores sendo travada entre o comandante da PM sergipana, Coronel Marcony, e entidades representativas dos policiais militares de Sergipe. São denúncias e mais denúncias que se avolumam. Não estaria na hora do próprio comandante poupar o governador Belivaldo Chagas (PSD) desse desgaste desnecessário? Leia texto completo e participe do debate no Andersons Blog aqui.

Laranjeiras: ordem de serviço para pavimentação asfáltica O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), o deputado federal Fábio Reis e o superintendente da Codevasf, Marcos Alves Filho, assinaram na tarde de ontem, 25, na sede da companhia, em Aaracaju, ordem de serviço para a pavimentação asfáltica no município histórico. Os recursos, no valor de R$ 1 milhão, para essas duas obras são fruto da emenda do parlamentar sergipano.

Locais As ações irão beneficiar os moradores da Avenida Edvaldo Xavier de Almeida (avenida principal do conjunto Manoel do Prado Franco) e Rua Jacinto Barreto (Pedra Branca). O início dos trabalhos está previsto para setembro. A Prefeitura já está preparando as duas áreas, que receberão a pavimentação asfáltica.

Qualidade de vida O deputado Fábio Reis destacou a importância da pavimentação para a qualidade de vida dos laranjeirenses. “Aos laranjeirenses, só tenho gratidão e hoje estou contribuindo para levar a todos a pavimentação asfáltica que, com certeza, vai melhorar a qualidade de vida. Em breve, as máquinas estarão trabalhando”, disse o parlamentar.

Planejamento e captação Juca frisou que, com planejamento e captação de recursos, é possível transformar Laranjeiras. “Em quase oito meses de gestão já fizemos muito, mas temos muito mais a fazer. Hoje, assinamos mais uma ordem de serviço importante, que vai transformar a vida das pessoas que moram no conjunto Manoel do Prado Franco e em Pedra Branca. Esse é mais um sonho dos laranjeirenses que se transforma em realidade.”, ressaltou o gestor.

Investimentos no setor de óleo e gás para Sergipe: Laércio participa de reuniões no RJ O deputado federal Laércio Oliveira está no Rio de Janeiro até o dia 26 participando de uma rodada de reuniões com empresas e entidades do setor de petróleo e gás, visando à atração de investimentos e novos negócios para o estado de Sergipe. Ele está acompanhado do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho e o superintendente executivo Marcelo Menezes.

Desinvestimento Petrobras A primeira reunião foi com o presidente da Eneva, Pedro Zinner e o diretor de Assuntos Institucionais Damian Popolo. Eles trataram de oportunidades de negócios para Sergipe com a empresa, que é produtora de gás onshore. “Falamos sobre o desinvestimento da Petrobras no campo do Polo Carmópolis no qual a empresa está participando e também a questão de disponibilidade de gás para oferta no estado de Sergipe”, explicou Laércio.

Oferta de gás Em seguida, a reunião foi com a New Fortress Energy com o diretor geral Celso Silva, o vice-presidente de Novos Negócios Jeremy Dawson, o vice-presidente de vendas diretas Marcelo Rodrigues e o do diretor geral em Nova Iorque, Andrew Dete. “Na ocasião foram discutidas várias questões com relação ao suprimento de gás em contrato firmado com a Unigel (antiga Fafen), a possibilidade de oferta de gás para atender à Sergas, a importância do gasoduto de transporte para a conexão do terminal de GNL da CELSE com a malha de transporte. Conversamos também sobre a operação de GNL Small Scale, perspectivas de construção de novas térmicas e também a definição de regras para o uso compartilhado do terminal de GNL”, afirmou Marcelo Menezes.

Gasoduto A terceira reunião do dia foi realizada na sede da TAG com o CEO Gustavo Labanca e o diretor comercial e regulatório Ovídio Quintana e Rogério Manso presidente da ATGÁS (Associação das Transportadoras de Gás) sobre a questão do gasoduto de conexão do terminal de GNL da CELSE com a malha de transportes e também com relação à capacidade da TAG receber e transportar o gás a ser produzido no projeto Sergipe Águas Profundas. Nessa ocasião, o presidente da ATGÁS Rogério Manso entregou ao deputado Laércio uma placa em homenagem ao trabalho à frente da relatoria da Lei do Gás. “Trata-se do reconhecimento do importante trabalho realizado pelo parlamentar sergipano em prol do desenvolvimento do mercado do gás natural em todo o Brasil”, informou Manso. As reuniões prosseguem nos dias 25 e 26 com a Secretária de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Petróleo, a Petrobras, a ExxonMobil, além da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Empresa de Pesquisa Enérgética (EPE) e a companhia Enauta.

Energisa seleciona projetos para investir R$ 26 milhões em eficiência energética Valor: O grupo Energisa abriu hoje uma chamada pública para selecionar projetos de eficiência energética que receberão investimentos de R$ 26 milhões. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) do grupo. O PEE contempla nove Estados onde a empresa atua como distribuidora de energia: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins. A inscrição no programa vai até 22 de outubro e a lista dos projetos aprovados será anunciada em 20 de dezembro. “É uma oportunidade para os nossos clientes, empreendedores e órgãos públicos desenvolverem projetos sustentáveis, eficientes e de qualidade. Entre os principais exemplos já desenvolvidos destacam-se melhorias para a iluminação pública, troca de equipamentos e instalação de sistema de geração fotovoltaica em instituições sociais, educacionais e prédios públicos”, afirma o coordenador de eficiência energética da Energisa, Thiago Peres.

Unimed Sergipe disponibiliza resultados de exames em espaço exclusivo Pensando em oferecer cada vez mais comodidade aos seus beneficiários, a Unimed Sergipe conta agora com um espaço exclusivo para agendamento e entrega de resultados de exames. Trata-se do Centro Administrativo do Hospital Unimed, que desde a primeira semana de agosto disponibiliza este tipo de atendimento em um local amplo e que oferece conforto e segurança.

Horário atendimento O Centro Administrativo está localizado na Rua Lagarto, número 2150, no bairro São José, a pouco mais de 100 metros do Hospital Unimed e do Centro de Diagnósticos, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados de 7h às 10h. O Centro Administrativo faz parte do processo de expansão física e da reorganização dos processos da Unimed Sergipe para melhor atender ao cliente com qualidade e segurança.

Serviços Além do acesso aos laudos diagnósticos dos exames realizados nas unidades da operadora e do agendamento de novos exames, no local, também é possível solicitar prontuários médicos e autorização de procedimentos cirúrgicos. “No Centro Administrativo do Hospital Unimed, os beneficiários podem resgatar todos os resultados de exames realizados no Centro de Diagnósticos, bem como os laudos médicos de tomografia e ultrassonografia feitos durante atendimento no Hospital Unimed”, explica Kelly Gouveia, coordenadora do Centro de Diagnósticos.

Serviços administrativos O novo centro da Unimed Sergipe abriga com maior comodidade, também, as áreas administrativas do Hospital. Com a integração dos colaboradores, a operadora busca melhorar cada vez mais o desempenho e oferecer um ambiente acolhedor e seguro. No Centro Administrativo estão sediados os seguintes setores: gerência administrativa, contas médicas, supervisão da secretaria clínica, patrimônio, setor de compras, setor de qualidade, contabilidade e setor financeiro.

Agosto Branco: Câncer de Pulmão Estamos no mês da campanha Agosto Branco, que tem o objetivo de alertar e conscientizar sobre a saúde dos pulmões e a prevenção do câncer de pulmão. Por isso, a Clínica Onco Hematos, que integra o Grupo AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), reforça o alerta para este tipo de câncer, destacando o aumento do número de fumantes durante a pandemia da Covid-19 e alertando para a importância do diagnóstico precoce da doença. No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo mais comum entre os homens e o quarto mais comum entre as mulheres. De acordo com o oncologista clínico da Onco Hematos, Dr. Miguel Tenório, durante a pandemia, houve um aumento de pessoas que voltaram a fumar ou que aumentaram o número de cigarros “para tentar evitar toda essa ansiedade do atual período. Por isso, faz-se necessário campanhas para reduzir o consumo do cigarro”.

Agosto Branco: Câncer de Pulmão II Em relação à taxa de mortalidade, este é o câncer que mais mata homens e o segundo câncer que mais mata mulheres no Brasil. O oncologista alerta que essa doença é silenciosa e pode ser fatal. “Normalmente ela é diagnosticada em estágios mais avançados, justamente porque os sintomas iniciais não são muito evidentes”, ressalta.

Sintomas “Mas quando aparecem geralmente são tosses persistentes, que podem ser acompanhadas de sangue ou algum outro tipo de secreção. Falta de ar, dor no peito, além, de sintomas gerais que podem estar relacionadas a qualquer tipo de neoplasia, como perda de apetite, perda de peso. Para qualquer um desses sintomas, é preciso procurar um médico para ter um diagnóstico mais preciso e de forma breve”, complementa.

Fatores de risco Em relação aos fatores de risco, o oncologista destaca que o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são os principais fatores. “Entre 85% e 90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão tem associação com o consumo de derivados do tabaco. Por isso, a principal estratégia para a redução do câncer de pulmão é parar de fumar”, diz o médico, acrescentando que cigarros eletrônicos também aumentam o risco de câncer de pulmão.

Formas de Tratamento O tratamento do câncer de pulmão dependerá do estágio do tumor. “Em estágios mais iniciais, o tratamento é realizado através de cirurgia. Para tumores um pouco mais avançados, pode ser a quimioterapia e, em alguns casos, em conjunto com a radioterapia. Já nos tumores bem mais avançados ou metastáticos o tratamento varia de acordo com cada tumor, podendo ser realizadas quimioterapia ou a imunoterapia, que é um tratamento mais moderno ou o uso de comprimidos”, finaliza.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018


Comissão Estadual da Verdade Paulo Barbosa de Araújo: Memória e Democracia A Universidade Federal de Sergipe, através do Observatório da Democracia, com o objetivo discutir o relatório da Comissão Estadual da Verdade “Paulo Barbosa de Araújo”, centrando-se nas políticas de memória e dos usos do passado no contexto da história recente de Sergipe, realizará nesta sexta-feira, 27, a partir das 17h, um debate com a participação do Prof. Dr. Antônio Fernando de Araújo Sá (DHI/UFS), da Profa. Dra. Andréa Depieri (DDI/UFS) e do militante político e ex-vereador Marcélio Bonfim. Trasmissão pela TV UFS:
https://www.youtube.com/watch?v=ECgTk5PJnw0

 

 

 


Quando será reformado o prédio que era da BPTUR na Orla de Atalaia !? Marcos Santos Ceara no Facebook: Infelizmente o prédio está completamente abandonado, destruído por dentro e sendo usado por usuários de drogas como grande ponto de consumo de drogas no maior ponto turístico do estado de Sergipe, próximo a um espaço de eventos, kartódromo e mundo maravilhoso da criança! Veja toda matéria aqui: https://www.facebook.com/100002429253986/posts/4410647712359494/ Do blog: mais um para conta do desmonte da Orla – fora o prédio da Unit, atrás da Delegacia de Turismo que está em ruínas também – na conta do secretário de Turismo Sales Neto, quando administrava a orla e a ex-superintendente da SPU, Jeovanca Carvalho.




EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


É hoje, 26, às 17h: “Xocó Ontem e Hoje: Saberes Ancestrais e de Resistência” O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe realiza hoje, 26, às 17h, no Memorial do Poder Judiciário, a segunda edição do Projeto “Quinta Juriscultural”, com transmissão ao vivo pelo Instagram oficial do Poder Judiciário https://www.instagram.com/tjseoficial/?hl=pt e o do Memorial do Poder Judiciario: https://www.instagram.com/memorialtjse/ Durante o evento serão expostas cerâmicas dos xocós, produzidas pelos artesãos da Ilha de São Pedro; esculturas dos artistas Zé do Chalé e Zacarias; objetos etnográficos do povo Xokó de Sergipe e fotografias de Nailson Moura e Raphael Faria. Constam ainda da programação palestra da Dra. Michele Amorim Becker, que abordará o tema “Breve Histórico de Lutas Socioambientais do Povo Xokó de Sergipe. Lançamento do livro “O Espadachim do Sertão”, de autoria do escritor Suênio Walttemberg. Na oportunidade será exibido um vídeo sobre o cotidiano do povo Xokó, com trilha musical do cantor Neu Fontes e poesia de Anísio Apolônio Lima Xokó.

 

 

É hoje, 26, às 18h: 07 de Setembro um Dia de Paz, campanha encabeçada pelo advogado Adir Machado Bandeira 07 de Setembro um Dia de Paz, campanha encabeçada pelo advogado Adir Machado Bandeira. A proposta é bem simples. Não abandone suas convicções. Apenas venha defender conosco o direito ao pluralismo.O Movimento avança e vai dialogar com a esquerda. A PAZ se constrói com diálogo. O convidado de hoje, 26, às 18h, será o Procurador do Estado e professor de direito, Marcos Póvoas. Não percam, pelo instagram: https://www.instagram.com/professoradirmachado/ Na última segunda-feira, 23, a live foi com um representante da chamada direita, o publicitário, Lúcio Flávio, Coordenador Nacional do Movimento Brasil 200.


 

 

 


Creci Sergipe está com uma programação especial com palestras e treinamentos, para a semana do corretor. Todas com transmissão ao vivo através d TV Creci Sergipe, no canal do YouTube https://YouTube.com/tvcrecisergipe/ Confiram a programação:

Hoje, 26, a partir das 9h, Treinamento com o consultor e corretor de imóveis Fernando Moura com o tema: Captar com Sucesso.

Amanhã, 27, a partir das 17h, Palestra com o presidente João Teodoro com o tema: Perspectivas para o mercado imobiliário. Amanhã tem também a inauguração da galeria dos ex-presidentes.



A Academia Gloriense de Letras (AGL), neste sábado, 28/08/21, às 13h30, via sala virtual no Google Meet, com transmissão pelo canal da Academia no YouTube, realizará o VII Seminário das Academias Literárias de Sergipe (SALS), O tema desta edição será “Literatura: a escrita de mulheres sergipanas”.

O SALS busca proporcionar um diálogo entre as instituições congêneres existentes em Sergipe, estimulando a troca de experiências e a integração entre esses sodalícios. Nas seis edições anteriores, o SALS consolidou-se como um espaço de debate e reflexão sobre a Literatura produzida em Sergipe.
A programação desta edição será a seguinte:
13h30 – Abertura
14h – Mesa I – Literatura em Sergipe: ontem
Palestrantes:
Wagner Lemos (Academia Sergipana de Cordel / IFS / IHGSE)
Gustavo Aragão (Academia de Letras de Aracaju / MAC- ASL)
Mediadora: Jane Nascimento (Academia Sergipana de Letras)
15h30 – Mesa 2 – Literatura em Sergipe: hoje e amanhã
Palestrantes:
Iasmim Ferreira (Academia Gloriense de Letras / Leia Mulheres Glória)
Jane Guimarães (Academia de Letras de Aracaju / Academia de Educação de Sergipe / MAC-ASL)
Mediadora: Egicyane Lisboa (Academia Canindeense de Letras e Artes)

Os organizadores convidam as Academia Literárias e os amantes da Literatura de Sergipe para participarem deste espaço de discussão e construção literária.

Carlos Alexandre N. Aragão
Presidente da AGL


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Jogo torturante II Por Cleiber Vieira

De todas as desgraças que penetram no coração humano e lhe arruínam o caráter pela fortuna, a mais grave, sem dúvida, é o jogo. O jogo na sua expressão mãe, o jogo na sua acepção usual, o jogo propriamente dito. Ou seja, os naipes, os dados, a mesa verde. Assim se referiu Rui Barbosa ao jogo num passado distante.

A palavra jogo nem sempre representa o latim (jocus), isto é: gracejo, brincadeira, divertimento… fala-se em jogos de guerra. E, hoje, jogo é aplicado à política (jogo político), à corrupção, à sedução, ao jogo de caráter em troca do vil metal, tornando o político um ladrão que passa, aqui e ali, por homem de bem quando o butim o enriquece.

Parodiando Machado de Assis, digo que não é a ocasião que faz o corrupto, o corrupto já nasce feito.

No Brasil, como na Roma de Salústio, tudo está à venda, tudo é negociado, tudo pode ser corrompido: é o que os políticos fazem. Raríssimas exceções contemplam o que Aristóteles classificou como ciência e que tem por finalidade a felicidade humana.

Entre os políticos brasileiros, não é difícil encontrar quem venda a própria mãe, traia o pai, mate o filho para galgar um posto qualquer. Somos forçados a concordar com Voltaire quando diz que a política tem a sua fonte na perversidade. Sabia das coisas o velho ensaísta e iluminista francês, que derrubou antecipadamente o pensamento de Pierre-Joseph Proudhon: outro francês que, um século e meio mais tarde, afirmou ser a política a ciência da liberdade.

Será a política uma espécie de guerra? Seremos obrigados a concordar com Mao Tse-Tung, ex-presidente da República Popular da China: ele disse que a política é a guerra sem derramamento de sangue e que a guerra é a política com derramamento de sangue? O certo é que assistimos hoje ao desfilar de políticos (em sua maioria) sem nenhuma capacidade moral e intelectual. Moral!!! Moral para eles não passa de algo que “usam” para lutarem contra a ordem universal. Fazem da política um jogo, cujo prêmio é a desordem, o roubo e até a carnificina, se necessário. Ética, então, não é bom nem falar. Estão com a consciência anestesiada, se é que a têm. São homens sem princípios. Para eles, define-se a ética como querer roubar, dever roubar, poder roubar. E, nesse vácuo, propaga-se a corrupção. Claro que a corrupção não é uma invenção brasileira, mostramos isso ao referir-nos à Roma Antiga, mas a impunidade é coisa nossa. Essa pústula chamada política brasileira, corruptora dos estímulos morais, zomba das leis do país, goza das nossas caras, nivela a todos nós por baixo, por conta de sua promiscuidade e nos leva ao mais baixo lodaçal do lixo social degradando princípios, calando vozes importantes.

Que política é essa: virulenta, azeda, vil, nefasta a todos nós e prestes a jogar a nação brasileira no reino da morte? Os que descerem ao inferno não subirão! Esse é o jogo: diátese cancerosa própria desses canalhas que roubam à sociedade brasileira de tantos talentos. Entre esses patifes, há uma comunhão odiosa, amizades inverossímeis arruinando ideias e ideais, tripudiando sobre nós. Precisamos “enterrar” esses leprosos cadáveres que nos assustam, porque a guerra civil está logo ali, não nos iludamos!

*Presidente da Associação Sergipana de Imprensa.

PELO TWITTER


www.twitter.com/MPF_PGR O termo de hoje do nosso glossário necessário é intolerância religiosa. Você sabe o que significa? Fique ligado e vamos juntos compartilhar o respeito! #respeiteadiferença
http://respeiteadiferenca.mpf.mp.br





Siga Blog Cláudio Nunes:


Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe.” Nelson Rodrigues morreu em 23 de agosto de 1912, faleceu em 1980.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais