“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Ontem, 26, após a publicação do artigo sobre violência o titular deste espaço recebeu um telefonema de um PM que pediu uma reunião com outros colegas. O titular deste espaço teve uma demorada conversa com dois policiais e dois oficiais da PMSE. Todos na ativa e atuando nas ruas. Foram várias informações e avaliações que subsidiaram este artigo.
Dizer que o estado de Sergipe planeja segurança pública, todos já sabem que não planeja. A prova é simples: solicitem a SSP para apresentar o planejamento estratégico, plano de governo ou qualquer planejamento de suas ações a curto, médio e longo prazo. Não existe.
Não é necessário falar sobre operações midiáticas, falta de efetivo, má distribuição de pessoal e viaturas, etc, nem tampouco afirmar que a SSP há mais de 10 anos está chefiada por profissionais que só enxergam repressão, por óbvio, visto a sua formação (técnica?).
Sistema prisional – Para o blog não se alongar no que foi informado, vai tratar do sistema prisional, que vive momentos dificílimos, no país e em Sergipe (a desculpa é sempre essa, a crise é nacional, e Sergipe não é uma ilha), visto também a falta de efetivos e de condições mínimas de trabalho (insalubridade) nas unidades prisionais do nosso Estado.
Em especial, podemos dizer que a duras penas, os agentes penitenciários conseguiram fazer com que os PMs que dirigiam unidades prisionais e faziam as guardas externas, retornassem para a PM, pois eles, os agentes, entendiam acertadamente, que PMs deveriam estar nas ruas, fazendo policiamento preventivo.
PM para resolver crise prisional – Eis que diante de uma crise política envolvendo a pasta do sistema prisional, surge a brilhante ideia (solução) de mudar o secretário. A indicação, um técnico (?). Para a surpresa geral num dos discursos inaugurais apresentam a solução para a crise do sistema: colocar a PM para resolver o problema. Alem de bancar a PC a polícia militar irá bancar o sistema prisional, em detrimento do policiamento ostensivo, que é a base da prevenção.
Sem saber como definir essa situação, mas crendo que a oficialidade da polícia militar jogou a toalha, a PM retira das ruas cerca de 30 policiais
para o sistema prisional. (vide print ao lado)
Só para lembrar: o número de homicídios da atual "era". De 803 homicídios em 2012, chega-se ao assustador número de 1306 homicídios em 2016, perfazendo um aumento de quase 63% nos números de assassinato em terras sergipanas. Isso sem levar em conta outros Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), a exemplo de latrocínio e lesão corporal seguida de morte, pois ai os números seriam bem maiores. Em menos de um mês do ano de 2017, Sergipe já tem mais de 3 homicídios por dia.
Pois bem, não bastassem estes números assustadores, retirar policiamento das ruas, não parece uma política publica de prevenção da violência.
Um exemplo que poderia ser copiado de outros estados é o trabalho extra voluntário, onde todos os voluntários trabalham em sua folga, e não apenas uma casta de privilegiados e protegidos, que só fazem receber gratificação sem produção comprovada. Não faria nada mal uma singela verificação do MP na folha de pagamento para analisar o pagamento das famosas GRAEs.
Sobre a repressão, mister da polícia civil, pode-se relembrar os números apresentados recentemente na imprensa local. São aproximadamente 5 mil mandados de prisão em aberto no estado, índice nacional de elucidação de homicídios por volta dos 5%, elucidação de roubos e furtos de veículos, celulares, residências, assaltos a ônibus, nem pensar em falar de resolubilidade. Nas palavras de um escrivão de polícia, a PC virou um grande cartório de registro de ocorrência levadas pela PM.
É preciso levar a sério a segurança pública urgentemente em Sergipe.
Prevenção
Dizer que o Estado de Sergipe investe em prevenção, todos também já sabem que não investe. A prova é simples: solicitem a SSP, em especial a polícia militar, os números de ações preventivas. Verão que as maiores ações são repressivas. Que unidades da PM que deveriam estar fazendo patrulhamento preventivo, estão fazendo repressão, sob a desculpa de trabalho integrado com a polícia civil.
Integração
Dizer que o estado de Sergipe faz integração entre as suas instituições policiais, todos também já sabem que não existe integração. A prova? Busquem na SSP alguma ação preventiva realizada pela polícia civil. Não existe. A integração é apenas uma desculpa para a PM deixar de fazer seu mister constitucional para realizar ações exclusivas da polícia judiciária, a exemplo de cumprimento de mandado de busca e apreensão. E às vezes, só às vezes, algumas unidades servem como grupo especial de captura da PC.
Centros
A criação de centros integrados de segurança, os famosos CISPs, além de grandes elefantes brancos, foi a forma que a SSP (ou seria PC?) encontrou de fazer com que a PM tomasse conta de suas delegacias, uma vez que existe entendimento da PGE contrária a presença de PMs em delegacias. Solução: mudar o nome de delegacia para CISP. Elementar.
Chapa dos sonhos ou pesadelo?
E ontem, 26, durante o anúncio das mudanças no governo estadual, dois políticos estavam eufóricos com os novos aliados e chegaram a contar que se a eleição fosse hoje já tinham a chapa dos sonhos: Ricardo Franco, candidato ao governo, tendo como vice, Ulices Andrade. E veio a pergunta: Ulices deixará o TCE? Sim, para comportar Belivaldo Chagas e se Jackson for candidato Luciano Bispo seria o governador tampão. É muita engenharia, tá mas para pesadelo do que sonho de verão…
Saúde: porteira fechada e força para 2018
Contrariando alguns setores do governo, Almeida Lima ganhou total confiança do governador Jackson Barreto, não só para assumir a pasta da saúde, mas também com a chamada “porteira fechada”, ou seja, com carta branca para mudar quem desejar. Com um estilo “arrojado” Almeida Lima mostrou que se for competente terá força em 2018.
Zona de Expansão: mais uma invasão cresce e com omissão da prefeitura será a maior favela de Aracaju
A foto ao lado foi enviada por alguns moradores da região. É uma nova invasão na Zona de Expansão, chamada de 17 de Dezembro e é, na
Se nada for feito pela Prefeitura em pouco tempo uma nova favela surgirá em Aracaju. |
verdade, uma continuação da Invasão das Mangabeiras (onde a política só entra em comboio). Já esta indo de uma pista da rota de fuga até a outra rota que fica no muro do aeroporto. Com a omissão da Prefeitura em breve será a maior favela de Aracaju e ninguém fará mais nada.
Dinheiro repatriação que entrou 30/12 deve ser contabilizado para 2016. Priorizando folha, diz TCE/SE
A Diretoria Técnica (Ditec) do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe expediu uma Orientação Técnica recomendando aos prefeitos sobre como proceder diante das dúvidas que têm surgido nos primeiros dias dos mandatos que se iniciaram neste mês.
Recursos de 2016
“São dúvidas notadamente quanto à contabilização dos recursos depositados nas contas das prefeituras no dia 30 de dezembro de 2016, advindos das multas do programa de repatriação, destinados pelo Governo Federal a compor os recursos do Fundo de Participação dos Municípios", explica Luiz Gustavo Esmeraldo Gurgel Maia, diretor Técnico do TCE/SE.
Orientação técnica
A Diretoria Técnica esteve reunida com o Ministério Público Especial de Contas, a Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços e todas as Coordenadorias de Controle e Inspeção do Tribunal de Contas em encontro técnico realizado no dia 19 de janeiro de 2017, antes de se posicionar através da Orientação Técnica.
Explicação
“Tendo em vista que a verba oriunda das multas fora disponibilizada nas contas bancárias no dia 30 de dezembro de 2016, trata-se de receita que deve ser contabilizada no exercício 2016, independentemente de ser adotado o regime de caixa ou o regime de competência”, orienta o primeiro dos nove itens do texto, acrescentando que as verbas poderiam ser usadas para quitar a folha de pagamento de pessoal e também de fornecedores, mas priorizando a folha.
Eleição em Carmópolis
Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de marcar para o próximo dia 2 de abril a realização de eleição suplementar no município de Carmópolis. Essa nova eleição vai preencher apenas os cargos de prefeito e vice-prefeito. Os 9 vereadores do município não tiveram embaraços jurídicos e já assumiram seus cargos na Câmara Municipal.
Rito processual
Há 15 dias, a coligação "Todos Juntos por Carmópolis" desistiu de continuar, no TSE, com o processo em que pedia a confirmação de registros de suas candidaturas. Antes disso, essas candidaturas de prefeito e vice-prefeito haviam sido deferidas pelo Juízo da Comarca de Japaratuba, os candidatos disputaram a eleição, foram oficialmente proclamados vencedores, mas, em seguida, o TRE reformou a decisão do juiz Rinaldo Salvino e indeferiu os registros.
Desistência da causa
A desistência da ação no TSE, portanto, foi a forma pontual e objetiva que os advogados do candidato Volney Leite Alves encontraram para abreviar o arquivamento do processo e, assim, possibilitar que o TRE – examinando também outras nuances processuais -marcasse logo uma uma nova eleição.
Cidade em Pânico
Do contrário, esse processo poderia se arrastar em tramitação no TSE por vários meses, castigando ainda mais a população da cidade com o caos administrativo deixado pela gestão passada e pela insegurança jurídica existente na atualidade.
Sábia decisão
O TRE considerou todos esses fatos e, mesmo antes do chamado trânsito em julgado, tomou a decisão correta de marcar logo a nova eleição suplementar de Carmópolis para resolver definitivamente o problema.
Chapa pronta
Os partidos aliados do prefeito Volney Leite Alves (DEM) não perderam tempo e já escolheram o músico Beto Caju (SD), como candidato a vice-prefeito.
Chapa em formação
Pelo lado da ex-prefeita Esmeralda (PT), 3 nomes estão cotados para formação da nova chapa: vereadores Luiz Guimarães (PSB) e Gladston Garcia (PMDB), e deputado Luiz Mitidieri (PSD).
Intenção de voto
O prefeito-eleito Volney Leite Alves que venceu as eleições de outubro de 2016 com 57,6 % votos já tem nesse momento cerca de 70% de intenção de voto contra cerca de 20% de seus prováveis adversários.
Números atuais
Se as eleições fossem hoje esses seriam os números:
Volney/Caju – 69,1
Gladston/Luiz – 22,4
Nenhum deles – 4,9
Não sabem – 3,7
Confronto direto
Em 3 cenários alternativos Volney Leite Alves mantém boa performance: Contra Gladston (68,3 X 21,5), contra Luizinho (67,1 X 24,4) e contra Luiz Mitidieri (75,2 X 11,4).
Gestão do PT
Depois de 8 anos a imagem da gestão da ex-prefeita Esmeralda está assim avaliada:
Boa 10,2
Péssima 56,9
Regular negativo 13,5
Regular positivo 19,0
Não sabe 0,4
Boquim
Ontem, 26 o prefeito de Boquim, Eraldo Andrade (SD), e sua equipe de Governo, recebeu em seu gabinete o senador Eduardo Amorim (PSC), onde discutiram as principais demandas e necessidades da cidade. Entre as ações já realizadas e em andamento, estão a construção de ciclovias, reforma de praças, investimento na educação, e disse acreditar que o senador Amorim irá contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Parceria
“A prefeitura precisa de parceiros para tocar os projetos adiante, para tirar Boquim da situação em que se encontra. Dar dignidade a esse povo. Quero poder contar com o senador para fazer do nosso Município um lugar melhor, através das emendas que reverteremos em benefícios para a nossa população e de todo seu apoio”, disse o prefeito.
Compromisso
O senador Amorim reafirmou o compromisso com os boquinenses através da parceria com a prefeitura. “Você não está sozinho. Além de toda a equipe que você tem aqui, tem uma na mesma dimensão em Brasília e em Aracaju para lhe ajudar. Estamos aqui para fazer o que for possível fazer. Não vamos pecar pela omissão. Onde eu tiver amigos, eles serão seus amigos também”, disse Amorim, afirmando ainda que sua primeira emenda será destinada à escola de música para compra de instrumentos musicais.
Poço
Em Brasília, onde cumpriu uma extensa agenda o prefeito de Poço Redondo, Ademilson Chagas Júnior, este no ministério da saúde, ao lado do secretário de Saúde, Izidério Souza, onde protocolaram projetos para o setor. Em seguida, Ademilson Júnior visitou os Ministérios de Turismo e Comunicação, como também a Funasa para buscar revalidação no projeto de saneamento básico.Em encontro com o deputado federal e líder do Governo na Câmara, André Moura, o prefeito solicitou apoio para o fortalecimento de emendas destinadas a saúde e órgãos públicos do município.
Campanha Salarial dos comerciários
Ocorre na manhã desta sexta-feira, 27, a primeira rodada de negociações da Convenção Coletiva de Trabalho 2017 dos comerciários. A reunião será realizada com a mediação da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), na sede da delegacia em Aracaju, a partir das 8h, por solicitação Sindicato dos Empregados no Comércio de Aracaju e suas Abrangências Intermunicipais do Estado de Sergipe (Sindicato dos Comerciários).
Expectativa
“A expectativa é a de que as negociações avancem. Compreendemos o momento atual, mas os trabalhadores não podem ser prejudicados”, argumenta o presidente em exercício do sindicato, Denison Barreto. Entendimento compartilhado pelo presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe (FECOMSE), Ronildo Almeida: “Esperamos que a classe patronal tenha sensibilidade e não queira tirar ainda mais dos trabalhadores e trabalhadoras”, observa.
Reivindicações
Entre as reivindicações dos trabalhadores estão manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho vigente; reajuste 100% pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais ganho real; PPL (Programa de Participação nos Lucros) e PPLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados) discutidos democraticamente com os trabalhadores.Os comerciários reivindicam, ainda, ticket alimentação para todos os empregados, plano de saúde e redução da jornada de trabalho sem redução do salário.
“Banese Clube+” já pode ser contratado pelo celular
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) está apresentando mais uma novidade do produto “Banese Clube+”, criado para oferecer mais economia para os clientes. A adesão ao “Banese Clube+”, que pode ser feita nas agências do Banese ou através do Internet Banking e caixas eletrônicos da instituição, agora já pode ser realizada também pelo celular.
Aplicativo
Desde a última terça-feira, 24, os clientes do banco já estão podendo contratar o “Banese Clube+” através do Aplicativo Banese para celular nas plataformas Android e Windows Phone. Após acessar a conta, basta clicar no menu “Banese Clube+” para visualizar os planos disponíveis e contratar o que preferir. A funcionalidade está em fase final de testes na plataforma iOS.O “Banese Clube+” oferece aos correntistas do Banese diversas vantagens, como descontos em cinemas e medicamentos, consultoria em viagens, seguro por morte ou invalidez e sorteios mensais de até R$ 20 mil, entre outros benefícios.
Estreitam parceria
Nos últimos dias 25 e 26, a Norcon Rossi recebeu a visita do novo diretor presidente da Rossi, João Paulo Franco Rossi Cuppoloni, e do fundador da incorporadora e presidente do Conselho de Administração, João Rossi Cuppoloni. Recebidos por Tarcísio Teixeira, presidente do Conselho de Administração da Norcon, por Caroline Teixeira, diretora de Marketing e Comercial da Norcon Rossi e por Cristiano Teixeira, diretor presidente da Norcon Rossi, os sócios da joint venture vieram estreitar o relacionamento e traçar metas para a Norcon Rossi.
Estreitam parceria II
Com o novo desafio da presidência de uma das mais tradicionais construtoras do país, a Rossi, João Paulo tem uma experiência sólida no segmento. É graduado em Engenharia Elétrica e de Produção pela PUC-RJ e pós-graduado em Engenharia Financeira pela PUC-RJ. Iniciou sua carreira em 1996, no Banco Icatu, na área de fusões e aquisições, tendo posteriormente atuado na gestão da carteira proprietária de renda variável por cinco anos. Em 2004 ingressou na Rossi onde permaneceu até 2009 como membro do Conselho de Administração. Nos últimos sete anos atuou como executivo da área imobiliária no grupo Polo Capital, sendo responsável por diversos fundos de investimento.
SMTT fará readequação viária nos bairros Atalaia e Grageru
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) informa que nesta sexta-feira, 27, realizará readequações viárias na
Mudanças anunciadas pela SMTT |
Atalaia e Grageru. O objetivo é sempre oferecer maior fluidez ao trânsito e garantir segurança aos condutores e pedestres.
Sentido único
No bairro da Atalaia, o trecho da Rua Lyons Club, com a Avenida Santos Dumont, passa a ter sentido único de circulação, em direção a Rua Niceu Dantas. Com a mudança, o condutor que estiver na Rua Niceu Dantas e deseja acessar a Avenida Santos Dumont, terá que convergir na Rua Napoleão Dórea. Já o condutor que estiver na Avenida Lyons Club, no trecho de mão dupla, e deseja ir para a Avenida Santos Dumont, deverá fazer o mesmo itinerário de quem vem pela Niceu Dantas.
CCPA
No bairro Grageru, a mudança afetará as proximidades do colégio CCPA. O trecho da Rua Maestro Domício Fraga, perpendicular às Ruas Manoel Espírito Santo e Jacinto Uchoa de Mendonça, que antes era mão dupla, passará a ser mão única até a Rua José de Alencar Cardoso Neto. As demais ruas não sofrerão alterações.
Melhoria
Segundo a coordenadora de sinalização da SMTT Sheila Thereza a readequação nesses dois bairros visa a melhoria no tráfego. “Observamos que nesses bairros havia um fluxo de veículos grande e causava muito congestionamento, atrapalhando a fluidez do trânsito. Após estudo, vimos que o melhor seria alterar esses dois trechos. São alterações pequenas, mas que trarão benefícios para os moradores e para os condutores que circulam por esses dois bairros”, explicou. A sinalização das ruas afetadas será revitalizada e agentes de trânsito estarão orientando os condutores.
PELO TWITTER
www.twitter.com/tomleao Propina de 16 milhões de dólares. Isso é compra/venda de alma…
www.twitter.com/ThalesBrandao O Eike Batista nunca foi empreendedor. Ele era apenas uma máquina movida por políticos.
www.twitter.com/frednavarro Esperando o momento em que Eike irá se declarar "preso político". Virou moda.
www.twitter.com/WilliamFonseca A sua vida só tem um rumo: aquele que você escolheu. Mudar, voltar ou prosseguir só cabe a você decidir.
www.twitter.com/lucianopazx Todo mundo (empresas e governos), acredita que vai crescer indefinidamente, mas a natureza tem limites e o homem não vive nem cresce sem ela
www.twitter.com/clovis_silveira A confiança é como a virgindade, depois que perde é impossível recuperar!
DO LEITOR
Trabalhadores dos Correios.
Por Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: ““Uma das categorias sempre lembradas e defendidas pelo ex-Deputado Federal e atual Governador Jackson Barreto. Abaixo, um de alguns dos pronunciamentos do então parlamentar pela passagem do Dia do Carteiro e em defesa dos seus direitos – Pronunciamento do Deputado Federal Jackson Barreto pela passagem do Dia do Carteiro, em 25 de janeiro de 2006. Senhor Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Aproveito a oportunidade para fazer um registro pela passagem do Dia do Carteiro. Falo com a emoção de ter sido Carteiro, servidor dos Correios em meu Estado, nomeado por Juscelino Kubitschek. Aproveito também, Senhor Presidente, para fazer um apelo à ECT, à sua diretoria, no sentido de respeitar os direitos dos carteiros no País. Peço a V.Exa. que coloque na pauta a apreciação do adicional de periculosidade, matéria aprovada, porém vetada no Governo Fernando Henrique Cardoso. Que a Casa possa aprofundar a discussão, apreciar o veto e, sem dúvida alguma, fazer justiça aos Carteiros, categoria que corresponde a quase 50% dos servidores da ECT. Registro, portanto, minha homenagem aos Carteiros da ECT pela comemoração de seu dia. Mais uma vez, peço que a Casa aprecie o veto relacionado ao adicional de periculosidade para os trabalhadores, garantindo assim seus direitos. Os Carteiros enfrentam situações difíceis, de risco, portanto têm direito ao benefício. É a homenagem que presto aos companheiros da ECT, particularmente aos Carteiros do meu Estado de Sergipe. Muito obrigado
Cláudio Nunes no Face e no twitter:
https://www.facebook.com/blogclaudionunes/
Frase do Dia
“Os teus atos, e não os teus conhecimentos, é que determinam o teu valor.”Johann Gottlieb Fichte, filósofo alemão, morreu em 27 de Janeiro de 1814 (n. 1762).