2ª Parte:Tributar Super-Ricos. Conheça algumas das propostas campanha


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Uma campanha para implementar um conjunto de medidas para enfrentar a crise econômica, agravada pela pandemia, com o aumento dos tributos sobre as altas rendas, grandes patrimônios e a redução para as baixas rendas e pequenas empresas: “Todos sabemos que o Brasil é um país injusto e desigual, mas o que a maioria não sabe é que os SUPER-RICOS pagam, proporcionalmente, muito menos impostos do que os mais pobres. Neste momento de crise em que vivemos, e que se agravou por causa da Covid-19, é necessário e urgente ampliar os gastos públicos para garantir a sobrevivência das pessoas e a retomada da economia.”

Conheça algumas das propostas da campanha:


Mais informações: https://ijf.org.br/tributar.os.super.ricos/ e https://www.instagram.com/tributar.os.super.ricos/


“Cleomar Brandi, uma vida inteira” Do leitor e jornalista Edson Júnior: “Parabéns pelo justíssimo editorial sobre a biografia “Cleomar Brandi, uma vida inteira”. Vc tem razão, parece uma obra psicografada pelo próprio biografado, de tão poética. impossível não ler cada linha e não ver o semblante de Cleomar em nossa frente, como vivo estivesse, com aquele olhar sereno de quem conhece os contornos que existem entre a vida e a morte. Também tive o privilégio de trabalhar com Cleomar, na TV Sergipe; o decano, do departamento de jornalismo, sempre pronto a ajudar, sempre pronto a ensinar os caminhos das pedras aos jovens iniciantes, os vários “focas” que passaram por ele. Oportuno parodiar “o samba da minha terra”, do imortal João Gilberto: quem não gosta de Cleomar, bom sujeito não é. Por onde passava, o velho lobo era uma unanimidade – nisso contrariou Nelson Rodrigues, que do céu deve ter assentido: Cleomar merece essa licença. Parabéns ao jornalista Gilson Sousa, pela dedicada pesquisa e pela sensibilidade derramada em cada linha de “Cleomar Brandi, uma vida inteira”, uma obra à altura do inesquecível mestre.”

                                           
Socorro: Justiça vai apurar ameaça de morte de ex-vereador contra ex-assessor E a Justiça deferiu pedido do Ministério Público Estadual para apurar denuncia de ameaça de morte que teria sido feita pelo vereador de Socorro, Alan Mota, do PDT, contra o senhor José Lins Batista Junior, que inclusive já tinha sido seu assessor. No áudio que faz parte do processo. Alan diz que iria dar um tiro na cabeça de Lins (como é conhecida a conta) e ainda estende a ameaça ao então vereador Tico do Guajará, hoje, ex-vereador.

 

Poço Verde: ações conjuntas das áreas da assistência social e da saúde Dentro do foco da gestão do prefeito Iggor Oliveira, de parcerias cada vez mais fortes entre as pastas, ontem, 18, a secretária de Assistência Social, Edilânia Souza, acompanhada dos profissionais dos equipamentos sociais CREAS – Centro de referência Especializado de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, se reuniu com técnicos da secretaria de saúde para realizar um estudo de casos.Na oportunidade foram discutidas ações conjuntas para melhorar o atendimento ao público, visto que assistência e saúde andam entrelaçadas, já que os usuários são comuns às duas redes socioassistenciais. “O nosso foco é, desde sempre, a humanização no atendimento ao público!”, disse a secretária lembrando que a gestão do prefeito Iggor oliveira deseja melhorar ainda mais o atendimento à população.

 

Construtora União pensa que a calçada do edifício construído por ela é dela: 10 dias com areia impedindo a passagem de pedestres  A foto acima é de uma calçada na Rua Guarapari no fundo do Edíficio Ellegance Atalaia, que apesar do nome é no Bairro Farolândia. Desde a terça-feira, 9, um caminhão da construtora União descarregou areia em cima da calçada, que só foi usada uma pequena parte no mesmo dia a noite. O blog esperou 10 dias, mas pelo jeito, como fica na parte de trás e os moradores do prédio não são prejudicados a construtora “esqueceu” a areia no local prejudicando a passagem dos pedestres. Será que a Emurb ainda notifica e multa as construtoras? Com a palavra o presidente, Sérgio Ferrari.

Auxílio emergencial em Sergipe: governo entrega projeto à Assembleia que prorroga até julho 2021 O presidente da

Fotos: Joel Luiz/Agência Alese.

Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo e o líder do Governo na Alese, deputado Zezinho Sobral receberam na manhã desta quinta-feira, 18, a visita da secretária de estado da Inclusão Social, Lucivanda Nunes Rodrigues e da vice-governadora Eliane Aquino. Elas entregaram o Projeto de Lei que autoriza em caráter excepcional até julho de 2021, a prorrogação dos pagamentos do Cartão Mais Inclusão – CMAIS. O auxílio é referente aos beneficiários do Programa Emergencial, segundo os critérios da Lei nº 8.664, de 25 de março 2020.

Continuidade O CMAIS foi criado como uma iniciativa de caráter temporário e emergencial em função da pandemia do novo coronavírus, tendo o objetivo de atender à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, mitigando os efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19. A vice-governadora Eliane Aquino informou que logo após a pandemia, o Governo Estadual decretou uma ajuda de 100 reais para os beneficiários do Programa Emergencial. “Conseguimos atingir uma média de 25 mil famílias e agora mesmo com o fim do auxílio do Governo Federal, nós vamos dar continuidade ao CMAIS porque a gente sabe que a situação está difícil. Essa é a determinação do governador, para que a gente estenda um pouquinho mais e se torne permanente”, ressalta.

Cadastro A secretária Lucivanda Nunes lembrou que o auxílio foi criado para beneficiar 6 mil famílias. “Com essa prorrogação através do Governo do Estado, as famílias que vinham recebendo as dez parcelas, algumas que encerraram o pagamento em janeiro, terão a partir da aprovação desse Projeto de Lei, a continuidade do pagamento até julho de 2021”, explica acrescentando que a medida visa somar ao que foi aprovado anteriormente, com o Cartão Mais Inclusão. “Só saem as pessoas que passaram a receber o auxílio da Bolsa-Família porque foram excluídas do cadastro do Governo Federal. Os que estão no cadastro, que terminaria agora em janeiro, continuarão recebendo até julho”, reitera.

Socorro: Conselho Tutelar entrega ECA aos vereadores Conselheiros tutelares de Socorro entregaram, nesta quinta-feira, 18, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para vereadores, assessores e convidados da Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro. A iniciativa foi tomada depois que quatro vereadores invadiram, na semana passada, uma casa de acolhimento no município. Ação ilegal, de acordo com o ECA.

Normas jurídicas Segundo Wendell Bonfim, conselheiro tutelar de Socorro, o intuito de entregar o Estatuto, onde constam as normas jurídicas de proteção às crianças e aos adolescentes, é de instruir os vereadores quanto à forma que eles devem proceder diante de denúncias e reclamações que envolvam menores de idade. “Os vereadores e as pessoas precisam saber qual o nosso papel e o trabalho que fazemos todos os dias, que é sempre buscar o zelo pelo bem-estar das crianças e dos adolescentes”, disse.

”Desemprego poderia ser menor se gestores tivessem iniciativa”, afirma Emília Que desemprego diante da pandemia do novo coronavírus vem crescendo constantemente, é inquestionável, mas, para a vereadora Emília Corrêa (Patriota), esse impacto poderia ser amenizado se os gestores tivessem motivação e iniciativa . O assunto, que preocupa a parlamentar, foi pauta da fala durante a Sessão Ordinária do legislativo municipal.

Agravamento “Estamos vivendo um momento muito complicado. A pandemia é algo novo, de fato, algo que não conhecíamos e se alastrou pelo o mundo inteiro, mas o desemprego já era uma “doença” existente que se agravou com o coronavírus e persiste com a falta de atitudes por parte dos gestores. O que tem sido feito? Qual o incentivo municipal/estadual está sendo dado nesse sentido? ”, questionou Emília.

Concursos De acordo com a oposicionista, até os concursos públicos, que poderiam ser uma alternativa e, de certa forma, era uma porta que dava uma certa igualdade, estão sendo trocados por Processo Seletivo Simplificado (PSS). “Infelizmente, isso tem desaparecido do cenário nacional e, principalmente, estadual/municipal. A propósito, aqui no município, estão trocando concurso, que é regra constitucional, por PSS, que é a exceção. Então isso, certamente contribui negativamente para um cenário que já está delicado”, pontuou.

Auxílio emergencial Por fim, a vereadora ressaltou a importância do auxílio emergencial para milhares de brasileiros e, voltou a destacar, a falta de amparo dos gestores locais aos aracajuanos. “O governo federal tem sua responsabilidade, o auxílio emergencial foi uma luta muito grande é necessário e tem que continuar acontecendo, mas o estado? E o município? Será que eles não poderiam se unir para prestar algum auxílio aos aracajuanos e sergipanos? Eles também não têm responsabilidade?”, questionou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Cirurgia oncológica inovadora realizada no Hospital Primavera é bem sucedida O dia 11/02 foi mais um marco na história do Hospital Primavera, ao ser o primeiro hospital do estado em realizar o PIPAC, trata-se de cirurgia minimamente invasiva na qual um spray de quimioterápicos é aplicado com o objetivo de penetrar mais profundamente nos tecidos. O spray aerossolizado potencializa os efeitos da quimioterapia, oferecendo baixa morbidade, recuperação rápida e possibilidade de procedimentos repetidos. O PIPAC – Quimioterapia Aerossolizada e Pressurizada Intraperitoneal, pode ser uma via de entrada para viabilizar a técnica de citorredução com quimioterapia hipertérmica (HIPEC) com a possibilidade de aumentar as chances de controle e cura do câncer na região abdominal. A cirurgia durou cerca de 3 horas, numa paciente de 32 anos, diagnosticada com Carcinomatose Peritoneal por um câncer gástrico, este descoberto há 4 meses. A carcinomatose trata-se da disseminação peritoneal de algum tipo de câncer, geralmente de origem gastrointestinal (estômago e cólon), ou ovariana. Os sintomas são: dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos e perda de peso sem causa aparente. Atuaram no procedimento toda a equipe cirurgiões oncológicos da Rede Primavera, um anestesiologista especializado em cirurgias com quimioterapia e demais profissionais de assistência. A responsabilidade do procedimento ficou a cargo do cirurgião oncológico e coordenador da cirurgia geral e oncológica da Rede Primavera, Dr. José Geraldo Melo Bezerra, e o Dr. Rafael Seitenfus, este líder do Grupo de Pesquisa em Doenças do Peritônio (GPDP) da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Segundo o Dr. José Geraldo, a cirurgia foi considerada um sucesso, a paciente apresentou respostas clínicas a quimioterapia endovenosa com áreas onde percebia-se a regressão da doença, mas com outras áreas com doença em atividade. O PIPAC atuará justamente nestas áreas que não apresentaram tanta resposta a quimioterapia endovenosa. Ressaltou que o objetivo é tentar levar a paciente para citorredução com quimioterapia hipertérmica (HIPEC). O procedimento será repetido mais duas vezes, intercalados por quimioterapia endovenosa. “Para finalizar o tratamento será necessário reunir toda equipe multidisciplinar de cirurgiões oncológicos e clínicos e verificar a possibilidade da paciente fazer uso da quimioterapia hipertérmica. A intenção é sempre proporcionar a saúde e o bem-estar do paciente”, finaliza.


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



Assistência à Criança e Puericultura em Sergipe Por Antônio Samarone, médico sanitarista


Em 1925, Augusto Leite participou do I Congresso Internacional da Criança, na Suíça.

Em 1928, iniciou-se a construção da Maternidade Francino Melo, a primeira em Sergipe, inaugurada em 1930. O primeiro nascimento ocorreu em 1931, realizado pelo doutor Otaviano Melo. Outros obstetras atuaram nessa Maternidade desde o início: Ávila Nabuco, Carlos Menezes e João Firpo.

Vários obstetras atuaram em Sergipe, desde o final do século XIX, com destaque para os doutores Carlos Melo, Melício Machado, Raulino Galrão, Reginaldo Silva, Hugo Gurgel e Dalmo Machado, entre outros. A obstetrícia é uma especialização antiga.

A primeira operação cesariana em Sergipe ocorreu em 1930, realizada pelo Dr. Augusto Leite, para o nascimento de Helena Santos.

Em 1931, foi criado um consultório para o atendimento das mães grávidas e das crianças pobres, sob o patrocínio da Academia Sergipana de Letras. Nesse mesmo ano foi comemorado pela primeira vez em Sergipe a “Semana da Criança”, com o concurso para premiar-se a mais saudável.

Em 1937, foi inaugurado o Hospital Infantil.

Em 1941, foi realizado o Primeiro Curso de Puericultura em Sergipe, patrocinado pelo Departamento Nacional da Criança e pelo Departamento Estadual de Saúde Pública; e em 1946, o Segundo Curso, dessa vez com a contribuição da Legião Brasileira de Assistência.

Em 1947, foi criada a Sociedade Protetora da Casa Maternal Amélia Leite.

Em outubro de 1951, o Governador Arnaldo Rollemberg Garcez enviou a Assembleia Legislativa um projeto de Lei tornando obrigatório o ensino de puericultura nas quartas classes femininas, visando preparar a futura mulher sergipana para o trato dos pequeninos seres no seu desenvolvimento físico e moral.

Em 31 de janeiro de 1957, foi inaugurada a Maternidade “João Firpo”, anexo ao Hospital Santa Isabel. Um amplo edifício de três pavimentos, com capacidade para cinquenta leitos. O andar térreo estava destinado as indigentes, o primeiro pavimento as parturientes do convenio com o Estado e com os Institutos de Aposentadorias, e o segundo pavimento destinado às pacientes particulares, onde existiam quatro apartamentos de luxo e quartos individuais.

Durante a década de 1950, foram criadas entidades de proteção as gestantes e crianças, em quase todos os munícipios sergipanos. O Departamento Nacional da Criança, incentivou as Prefeituras a criarem uma “Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e a Infância”.

A Associação de Itabaiana, foi fundada em 13 de junho de 1954, tendo como Presidente a senhora Maria de Oliveira Mendonça; como Secretários Eliseu Teles Rego e Josefina Mendonça.

Entre os objetivos dessas Associações, previstos em seus estatutos, encontravam-se:

“Higiene da maternidade e da infância, e sua proteção e assistência antes e depois do parto; assistência médica a criança, a gestante e a nutriz; assistência alimentar; proteção e educação das crianças órfãs e abandonadas; proteção, tratamento e educação de crianças com problemas, físicos, mentais e sociais (surdo mudos, cegas, aleijadas, paralíticas, etc); proteção, recreação e educação de crianças de mães que trabalhem fora do lar; divulgação dos preceitos de higiene e puericultura; recreação e educação física para as crianças em geral.

Claro, muito pouco saiu do papel, mas houve a intenção.

No caso de Itabaiana, não temos notícia do destino dessa Associação, entretanto, em pouco tempo seria criada a primeira maternidade local, iniciativa de uma outra Associação da mesma natureza, mas de inspiração religiosa.

O Centro de Ação Social Católica de Itabaiana, dirigido pelo Pe. Artur Moura Pereira, inaugurou em 01 de setembro de 1959, a Maternidade São José, com 22 leitos para gestantes indigentes e 02 para pensionistas. Todos os equipamentos da Maternidade foram doados pela Legião Brasileira de Assistência (LBA).

Na solenidade de inauguração estavam presentes: o Bispo diocesano, Dom José Vicente Távora; o Diretor do Departamento Estadual de Educação, Pe. José Araújo Mendonça; o representante da LBA em Sergipe, Dr. Carlos Melo; o Dr. Airton Teles, o Pe. Artur Moura Pereira, D. Maria Pereira e Antonio Oliveira (Tonho de Doci).

A solenidade foi abrilhantada pela banda de música de Campo do Brito.

Foi indicado como diretor da nova Casa de Saúde o médico humanitário Pedro Garcia Moreno.

Durante o primeiro ano de funcionamento, foram internadas nessa Maternidade 282 mulheres; sendo 218 partos, 55 atendimentos a abortos, 07 para observação, duas extrações de placenta; foram 211 crianças nascidas vivas, 14 nascidas mortas, 01 parto cirúrgico e 01 óbito materno.

Em 11 de fevereiro de 1967, foram aprovados os Estatutos da Maternidade São José, como uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que visava prioritariamente o atendimento da gestante desamparada. A primeira direção foi constituída pelas Irmãs Rafaela Pepee, Marta Hulshen, Evência Vasconcelos e Maria Ivência Lobo.


PELO TWITTER

www.twitter.com/Jhonatan_xpp Em minha humilde opinião a escolha da borboleta pela @NetflixBrasil foi única. Com mitos sombrios que fortalecem a fantasia, uma borboleta de matas escuras famosa por sua semelhança com um tipo de ave noturna, não teria melhor escolha. Perfeita adaptação RECOMENDO!


www.twitter.com/policiafederal A PF, atuando em conjunto com os órgãos parceiros na Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), já evitou prejuízos superiores a R$ 6 bilhões aos cofres públicos.


www.twitter.com/GeorgMarques Colegas jornalistas, não houve espetacularização em torno da prisão de Daniel Silveira. O deputado não ficou “famoso” como alegado por aí. Pelo contrário: houve o cumprimento tardio de uma ação judicial a fim de cessar os ataques à institucionalidade do país, por ora contido.

www.twitter.com/profanselmo O STF não tem que relaxar a prisão bdo Daniel Silveira, ao contrário, deve enquadrar os coleguinhas dele que estão barbarizando nas redes sociais defendendo os crimes dele


Siga Blog Cláudio Nunes:           

Instragram

 Facebook

 Twitter




Frase do Dia
“Vamos viver no Nordeste, Anarina. Deixarei aqui meus amigos, meus livros, minhas riquezas, minha vergonha. Deixaras aqui tua filha, tua avó, teu marido, teu amante. Aqui faz muito calor. No Nordeste faz calor também. Mas lá tem brisa: Vamos viver de brisa, Anarina.“ Manuel Bandeira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais