7 maneiras de fazer buscas avançadas no Google

Que o Google domina a internet e tem um impacto altíssimo na rotina comercial das empresas, isto você já está cansado de saber. Aqui na nossa coluna, inclusive, já demos diversas dicas de SEO (Search Engine Optimization), a fim de lhe ajudar a posicionar melhor o site da sua empresa, no buscador.

Mas e se formos para o outro lado da equação? Muito se fala sobre como otimizar o ranqueamento nos resultados das buscas. Porém, pouco acaba sendo difundido sobre como realizar as pesquisas, de forma mais elaborada e com foco na obtenção de resultados igualmente otimizados.

Pois, hoje, vamos lhe ensinar a fazer isso! E prepare-se, pois há muito mais que a ‘forma simples e padrão’ com a qual estamos acostumados a pesquisar.

Abaixo, separamos sete ‘macetes’ práticos de como fazer as buscas no Google, dados por ninguém menos que o Dharmesh Shah, fundador da HubSpot, maior referência sobre Inbound Marketing do mundo (lembrando que o próprio Inbound se utiliza – e muito – do SEO). Alguns exemplos nós adaptamos para a nossa realidade, a fim de facilitarmos o entendimento. É só ver aquele que melhor se adequa à sua necessidade e aproveitar.

1) Expressão ou frase específica
Digamos que você está buscando algum conteúdo sobre Inbound Marketing. Ao invés de digitar apenas o termo em si, na caixa de pesquisa do Google, os resultados tendem a ser bem mais assertivos se você informar a expressão que deseja buscar dentro de aspas duplas. Desta forma, a busca será feita pelo termo como um todo, e não por cada palavra isolada.

Exemplo: “inbound marketing”

2) Excluir palavras
E se você quiser fazer uma busca por Inbound Marketing, mas excluindo quaisquer resultados que contenham o termo “publicidade”? É simples! Basta usar o sinal de menos (-), na frente da palavra que deseja ignorar.

Exemplo: inbound marketing -publicidade

3) Isto OU aquilo
Por padrão, quando uma busca é feita, o Google inclui todos os termos especificados na mesma. Se você está procurando por qualquer uma das palavras, inclusive de forma independente, então, a opção “OR” pode ser útil. Detalhe: ela sempre precisa ser escrita em caixa alta.

Exemplo: inbound marketing OR publicidade

4) Palavras no texto

Caso você deseje encontrar uma página web que contenha um texto no qual constem todas as palavras que você está buscando (mas não necessariamente uma ao lado da outra), o “allintext” vai ser de grande ajuda. Afinal, ele permite fazer exatamente isso. Para usá-lo, basta digitá-lo, seguido de dois pontos (:) e, imediatamente, das palavras ou frases que você quer contemplar na sua pesquisa.

Exemplo: allintext:aracaju hotel praia atalaia

5) Palavras no título (title)
Quer encontrar uma página com certas palavras contidas no título (mas não necessariamente uma ao lado da outra)? Digite “allintitle:”, seguido pelos termos que pretende buscar.

Exemplo: allintitle:clube do vinho

6) Palavras no texto, no título, na URL etc
Já se a sua intenção for localizar uma página na internet na qual um termo específico conste no texto… E um outro termo apareça em outro lugar desta mesma página, a exemplo do título ou da URL, o comando “intext” será a melhor pedida. Basta  digitar o primeiro termo, seguido do comando e de dois pontos (:) e, logo depois, do outro termo.

Exemplo: sergipe intext:xingó

7) Pesquisar dentro de um site
Muitas vezes, queremos pesquisar um conteúdo específico, dentro de um determinado site. Mesmo que este site não conte com uma ferramenta interna de pesquisa, você pode usar o Google para buscar o termo que deseja. Aqui, o comando “site:” deve vir sequenciado pelo website no qual você quer fazer a busca, seguido pelo termo a ser procurado (este, por sua vez, entre aspas).

Exemplo: site:www.creativebizz.com "inbound marketing"

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais