A cidade ganha um novo clube de cinema

Com o objetivo de promover a Cultura cinematográfica entre os sergipanos, inicia suas atividades amanhã à noite um novo Clube de Cinema, o “Grusef” (Grupo Sergipano de Estudos da FEB). A sessão de inauguração dar-se-á com o filme “Até o Último Homem”, um drama de guerra dirigido pelo ator Mel Gibson que empenhou todo o seu conhecimento na arte cinematográfico para entregar ao público um drama forte e comovente. Embora o gênero – filme de guerra – esteja em baixa hoje na indústria de cinema de Hollywood, o filme de Mel Gibson, que não foi exibido nos cinemas de Aracaju, quando da época do seu lançamento no Brasil, há uns três anos atrás, consegue motivar a plateia por seu conteúdo extremamente humano e belas cenas de ação. Aracaju teve no passado alguns clubes de cinema que movimentaram a paisagem cultural da cidade. O mais importante deles foi o Cicla (o Clube de Cinema de Aracaju) que teve na sua diretoria intelectuais da importância do jornalista e escritor Alberto Carvalho e do professor Bonifácio Fortes, que sempre faziam as apresentações dos filmes a serem exibidos. Graças ao Cicla, o público sergipano conheceu a produção cinematográfica europeia do pós-guerra. O Cicla fazia as exibições no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, geralmente no meio da semana, entre quarta e quina feira. Funcionou até a metade dos anos 50, sempre levando um bom público para as suas sessões. Posteriormente, Aracaju contou com o Clube de Cinema de Sergipe (o CCS) que alugava as salas exibidoras para exibir os seus filmes, o que acontecia normalmente nos sábados ou domingos pela manhã, ou na terça e quarta-feira. Chegou a ter quinhentos associados que pagavam uma taxa mensal e exibia três ou quatro filmes a cada 30 dias.

Homenagem a um jornalista

O novo Cine Clube a funcionar em Aracaju chega prestando uma homenagem ao jornalista do Portal Infonet, Ivan Valença, que foi, ao seu tempo, também um incentivador dos clubes de cinema como meio de estudos da arte cinematográfica, além de programador, por vários anos, do chamado Cinema de Arte. Por ser um nome muito ligado ao cinema, a homenagem que hoje se presta ao jornalista Ivan Valença tem seus motivos. Um amante da arte cinematográfica, Ivan Valença já foi ao Exterior, por várias vezes, para assistir festivais internacionais, como o Festival de Cannes, além do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde acompanhou vários festivais internacionais de cinema. Aqui em Aracaju o jornalista foi o programador de cinemas de arte, além de manter por muitos anos sessões sobre cinema, com indicações dos filmes mais importantes em lançamentos na cidade. Casado desde 1974 com Ana Maria Lúcia Noronha Valença, Ivan Valença diz que se sente muito honrado com a homenagem que o novo Clube presta a sua carreira no jornalismo e nos cinemas. O Clube de Cinema de agora é animado pelos médicos William Eduardo Nogueira Soares, Eduardo Matos, Santiago La Melo, Luciano Milstein, Lucio Pado Dias e Anselmo Mariamo. Faltou dizer que a sessão começa as 19h e para esta sessão, o escriba produziu dois artigos que serão lidos antes da exibição do filme.

STF livra Governador do Rio da cassação

O Supremo Tribunal Federal (STF) insiste em dar “pitacos” na área que não lhe compete. Na noite de anteontem, o Presidente do STF, Dias Toffoli, livrou o governador do Rio de Janeiro, Sr. Wilson Witzel, de uma cassação tida como certa. Acusado em vários processos de desvios de dinheiro público, um desses processos já foi concluído com o pedido de cassação de Sua Excelência. Na Assembleia o processo estava marcado para ter seu desfecho no dia de ontem. Mas, ai, o Presidente do STF, Dias Toffoli, veio em socorro de Witzel e proibiu qualquer ato da Assembleia contra o governador do Rio. A decisão , vinda a público já no meio da noite, frustrou o povo carioca. A reação não tardou a chegar: pelas redes sociais, o Ministro Toffoli foi condenado a morrer na fogueira. Em suma, Witzel continua governado, o povo do Rio continua frustradíssimo e a Justiça até agora não se fez.

Sessões mistas

A Assembleia Legislativa deverá adotar um sistema misto de sessões ordinárias, a partir do momento em que voltar as atividades. Isso deverá ocorrer ao que se supõe a partir de 11 de agosto. Haverá sessões presenciais e sessões remotas tudo numa mesma semana. O fato é que tem muitos deputados reclamando sessões ordinárias normais, para que eles possam se expressar através de discursos. Já há quase 4 meses que as sessões ordinárias estão suspensas na Assembleia. Só uma vez por semana, os deputados fazem sessões rápidas para a aprovação de projetos de lei que estão na pauta já há alguns dias. Hoje, por exemplo, o fato deverá se repetir. Falam que as sessões ordinárias voltam no dia 11 de agosto, uma terça-feira, mas mesclando sessões presenciais normais e sessões remotas. Alguém perguntou se haverá o recesso de meio de ano? Não, não haverá . Recesso só agora no final do ano, antes da conclusão do ano legislativo.

O trunfo do PT

O anuncio que o PT pretende usar a filha de Lula da Silva, D. Lurian da Silva, na campanha política deste ano no município de Itabaiana movimenta a classe política de lá. Já há alguns meses morando em Sergipe, d. Lurian dispôs-se a participar das eleições tanto na Capital como no interior do Estado. O PT pretende aproveitá-la nos municípios onde é necessário um reforço para popularizar a campanha do PT. Como até agora, Itabaiana dispõe de pelo menos cinco candidatos, a cúpula do partido já decidiu que Lurian poderá ser o trunfo da campanha petista de Itabaiana.

Um inverno rigoroso 

Há muito tempo que Sergipe não tem um inverno como o deste ano. As chuvas são torrenciais e praticamente diárias. Ademais, a temperatura no Estado caiu acentuadamente e pode-se dizer mesmo que até com o sol a pino, tem feito um frio anormal. Segundo meteorologistas, o clima vai se manter assim até o final da passagem do inverno. Hoje, na madrugada desta segunda-feira, choveu torrencialmente sobre Aracaju, inclusive alagando várias artérias tanto no centro compõem alguns bairros da cidade.

Aulas presenciais 

Um estudante da rede estadual dizia ao repórter ontem que não vê a hora de retomada das aulas presenciais. “Essa história de aula remota é muito chato. Não sei como os professores aguentam três ou quatro horas de aulas diárias, falando para uma classe que ele não vê e pouco interage com os professores”. O pior é que não se sabe até quando os estudantes vão ficar longe de suas escolas e de seus colegas. Autoridades ligadas ao governo do Estado dizia ao repórter que já “está na hora de acabar com isso”, mas o Governo não se sensibiliza.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais