A clínica que só tinha vaga para consulta particular

As aventuras de um consumidor no Brasil

A clínica que só tinha vaga para consulta particular

A história de hoje conta a aventura de Consuminho para conseguir uma consulta pelo plano de saúde, até descobrir que os médicos conveniados só tinham vaga para consulta particular.

Consuminho não gosta muito de ir ao médico, mas cuidar da saúde é necessário. Há algum tempo Consuminho vem sentindo muitas dores no corpo sem conseguir descobrir a causa.

Como é conveniado a um plano de saúde, procurou marcar uma consulta com um medico associado ao plano. Para a sua surpresa, todos os médicos da lista só tinham vaga com um tempo de espera de no mínimo 30 dias. Como Consuminho estava com muita dor, uma das vezes perguntou a atendente se não tinha como marcar uma consulta de urgência vez que a dor estava insuportável, quando para a sua surpresa foi informado que se fosse particular tinha vaga para o outro dia.

Diante da necessidade, Consuminho marcou a consulta particular. Ao efetuar o pagamento, solicitou um recibo da consulta. Em seguida, perguntou qual a explicação para a existência de vaga apenas para consulta particular. A atendente informou que a clínica disponibiliza apenas dois dias na semana para as consultas através do plano de saúde. Os demais são apenas para consulta particular.

Ao chegar a sua casa, Consuminho foi consultar o Código de Defesa do Consumidor e lá descobriu que a clínica não pode escolher a quem atender vez que, no momento em que aceitou conveniar-se com o plano, não pode discriminar entre os seus pacientes particulares e do plano de saúde.

Consuminho registrou uma reclamação no Procon e uma ocorrência na delegacia de defesa do consumidor, vez que além de ser crime o fornecedor preterir o consumidor, não pode se recusar a prestar o serviço a quem se encontra devidamente cadastrado como consumidor do plano.

Consuminho também fez uma denúncia na Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público e na Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, ele quer ter a certeza de que contribuiu para acabar ou pelo menos diminuir esse tipo de conduta.

Por fim, Consuminho denunciou a clínica ao plano de saúde e exigiu a restituição do valor pago pela consulta. Caso o plano não faça a restituição, irá à Justiça.

Faça você também como Consuminho e nunca deixe de exigir o seu direito. Agindo assim, estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.

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