A convivência no ambiente de trabalho

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O ambiente de trabalho é um grande motivador de vida, principalmente se nele existir um grupo unido e harmonioso. Já nos setores onde existem falta de coleguismo, algazarra, inveja, brincadeiras de mau gosto e desrespeito, haverá grandes malefícios, como a depressão e doenças generalizadas.

O tão falado bullyng que muitas crianças sofrem no ambiente da escola, com agressões, apelidos e chacotas são vivenciados pelas pessoas que agora já estão adultas no ambiente de trabalho, onde muitas vezes encontramos pessoas que hostilizam outras, com comportamento agressivo de injúrias, ameaças e desvalorização profissional.

 

Nós que somos um povo hospitaleiro, ficou difícil de acreditar quando vi a repercussão do Programa Mais Médicos , do governo. Esses profissionais com formação no exterior chegaram em algumas cidades do Brasil para prestarem assistência ao povo brasileiro e foram humilhados, hostilizados e discriminados com vaias, gritos e nomes como “incompetentes” e “escravos”.

Agir de modo socialmente adequado não é apenas um sinal de respeito e consideração pessoal, é uma maneira de facilitar a convivência e de tornar as pessoas mais saudáveis, produtivas e motivadas para a realização dos objetivos pessoais e profissionais.

Veja o que a etiqueta pode proporcionar ao bem comum no trabalho:

 Preste atenção quando alguém entrar no seu ambiente de trabalho. Mostre que a pessoa é importante, ao cumprimentá-la e atendê-la com simpatia e educação;

Quando for atender uma ligação telefônica no seu trabalho não diga simplesmente “alô”. Identifique seu setor e dê bom dia ou boa tarde;
 Assim que o telefone tocar, procure atender logo. É cansativo para quem está do outro lado da linha ficar esperando uma eternidade até que alguém resolva atender ao telefonema;

Ao chegar a um ambiente ou ao elevador, lembre-se sempre que a preferência é de quem está saindo. Mas se a entrada for em locais que tenham catracas ou pontos eletrônicos, a preferência será do trabalhar que está chegando e precisa marcar o ponto;

 Se no seu ambiente de trabalho for permitido ouvir música, que seja em um volume baixo, que não incomode os colegas. Às vezes, uma pessoa precisa de mais silêncio para se concentrar em suas tarefas;

Ao redigir e-mails, mesmo que seja para colegas da sua equipe, evite usar abreviações como ‘vc’ e ‘pq’. Lembre-se que você está em um ambiente de trabalho e a linguagem deve seguir a norma culta;

Ao trabalhar com muitos documentos procure dar aos mesmos a devida atenção, promovendo uma tramitação célere e eliminando a burocracia;

 Se você divide a mesa com um colega que trabalha em outro turno, deixe o ambiente limpo e arrumado. Organização é sempre algo bem agradável aos olhos de quem chega para trabalhar ou mesmo visitar um ambiente;

 Não chame seus colegas com brincadeiras e chacotas como: baixinha, espigão, gordinha, viado, sapata ou de personagens que identifique o defeito do colega;

 

           Respeitar como gostaria de ser respeitado, sem brincadeiras de mau gosto.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
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