A ERA DO PETRÓLEO

Monteiro Lobato, nos anos 30, defendeu com fervor a existência de petróleo no Brasil. Em 1939, surgiu a primeira descoberta em Lobato (Bahia) e em 1941 em Candeias (Bahia). Nos primeiros anos de trabalho da Petrobrás, na década de 50, milhares de poços foram abertos com poucos resultados.

 

Na década de 70 a Petrobrás foi para o mar e em 1974 descobriu petróleo na bacia de Campos. Daí para frente, foram conquistas e mais conquistas até chegar o dia de hoje, a auto-suficiência

de petróleo.

 

No início da década de setenta, as crises do petróleo em 1974 e 1979 levaram o Brasil à frente dos demais países do mundo lançando o álcool como combustível. Exclusivamente no Brasil foi lançado o primeiro carro a álcool.

 

A iniciativa foi tão importante que hoje temos o carro “Flex”, que admite o álcool e a gasolina como combustível e que outros países já estão utilizando o álcool como combustível. O nome “Bresil” foi pronunciado na abertura do Salão de Paris à Imprensa, três vezes. Primeiro foi o Presidente da Citroen, depois o da Peugeot e, por fim, o da Renault. O motivo era um só: A tecnologia brasileira de carros flex chega à Europa em 2007. O presidente mundial da Renault, também, anunciou que os veículos comerciais Máster e Trafic rodarão com biodiesel – tecnologia brasileira – ainda este ano.

 

Considerando que o petróleo um dia deve acabar, há necessidade de se estudar uma forma de substituir total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores automotivos ou estacionários (Geradores de eletricidade ou calor)

 

O Brasil é um dos poucos países que está preparado para enfrentar um dos maiores desafios dos últimos tempos, que é produzir combustíveis pouco poluentes derivados de fontes renováveis. O biodiesel será um deles e, segundo o governo, o Brasil vai lutar para consolidá-lo como uma das principais fontes da matriz energética brasileira.

 

O Programa Nacional de Biodiesel, além de produzir combustível, deve produzir muita inclusão social, sobretudo para as regiões mais pobres. Ainda, segundo o governo, a produção do biodiesel será priorizada nas regiões Norte e Nordeste.

 

O biodiesel é um combustível pouco poluente derivado de fontes renováveis. Ele pode ser produzido com gorduras animais ou óleos vegetais, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim e soja, substituindo total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo. Pode ser usado puro ou misturado ao óleo diesel do petróleo em diversas proporções. A legislação atual permite a mistura de apenas 2% do biodiesel ao óleo diesel de petróleo, mas em 2013, segundo a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, o percentual deverá ser de 5%.

 

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a produção de biodiesel significará para o país uma economia anual de US$ 160 milhões com a importação de petróleo.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais