A hora da verdade para Lula e o PT

O blog publica hoje um texto do jornalista Ricardo Kotscho (Balaio do Kottscho) que precisa ser analisado não apenas como uma disputa de poder entre partidos e de denúncias de corrupção. A atual conjuntura política do país está bastante definida nas últimas semanas. Passa por uma luta de classes nunca vista desde a década de 70 onde, na tentativa de chegar ao poder um grupo, com o apoio de parte da imprensa inescrupulosa para derrubar o que os brasileiros tem de mais importante: a democracia.

Pelos comentários enviados até agora, dá para perceber como o tema do texto abaixo provocou opiniões polêmicas, com muitos discordando de mim, o que só mostra duas coisas: a riqueza da democracia e do debate na internet, em que não há espaço para a unanimidade, ao contrário do que ocoRre com o pensamento único da grande imprensa.

Só esqueci de responder uma coisa ao leitor Fernando Aleador, que me levou a escrever este post: imparcialidade não existe no jornalismo.

Todos os jornalistas e donos de meios de comunicação têm lado. Só escrevo o que penso e sinto, sem pedir licença nem querer agradar ou desagradar a ninguém.

Nem precisava dizer isso para quem acompanha meu trabalho há quase 50 anos, mas para os que estão chegando agora é bom repetir: meu lado é o do Lula, do PT e o da maioria do povo brasileiro, que venceu 500 anos de opressão e hoje vive num país melhor e mais justo.

Ricardo Kotscho

"Por que o bloguista inexplicavelmente não conta nada sobre Rosemary e o possível envolvimento do ex-presidente Lula em algumas operações ilícitas? Aonde está a sua imparcialidade de jornalista?", pergunta o leitor Fernando Aleador, em comentário enviado às 04h57 desta sexta-feira.

Tem toda razão o leitor.

Demorei para escrever e dar esta resposta porque, para mim, estes últimos foram os dias mais difíceis da minha já longa carreira, posto que os fatos envolvem não só velhos amigos meus, como é do conhecimento público, mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida.

Simplesmente, não sabia mais o que dizer. Ao mesmo tempo, não podia brigar com os fatos nem aderir à guerra de extermínio de reputações e de desmonte da imagem do ex-presidente Lula e do PT que está em curso nos últimos meses.

A propósito, escrevi no começo de novembro um texto que se mostrou premonitório sob o título "O alvo agora é Lula na guerra sem fim", quando o STF consumou a condenação dos ex-dirigentes do PT José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.

De uma hora para outra, a começar pelo julgamento do mensalão, até chegar às revelações da Operação Porto Seguro, o que era um projeto vitorioso de resgate da cidadania reconhecido em todo o mundo levou um tiro na testa e foi jogado na sarjeta das iniquidades.

"O que me intriga é saber por que agora, por que assim e por que tamanha insistência. É claro que o esforço para acabar com a corrupção é legítimo e louvável, mas não terminaram recentemente de sangrar o PT até a entrada do necrotério? Quem estaria sedento por mais?", pergunta-se a colunista Barbara Gancia, na edição de hoje da Folha, e são exatamente estas as respostas que venho procurando para entender o que está acontecendo.

Talvez elas estejam na página A13 do mesmo jornal, em que se lê: "FHC acusa Lula de confundir interesses públicos e privados". Em discurso num evento promovido pelo PSDB no Jóquei Clube de São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente pontificou, mesmo correndo o risco de falar de corda em casa de enforcado:

"Uma coisa é o governo, a coisa pública, outra coisa é a família. A confusão entre seu interesse de família ou seu interesse pessoal com o interesse público leva à corrupção e é o cupim da democracia".

Sem ter o que propor ao eleitorado, após sofrer três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais, e perder até mesmo em São Paulo na última disputa municipal, o PSDB e seus alíados na mídia e em outras instituições nacionais agora partem para o vale-tudo na tentativa desesperada de eliminar por outros meios o adversário que não conseguem vencer nas urnas.

Nada disso, porém, exime o ex-presidente Lula e o PT de virem a público para dar explicações à sociedade porque não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume a uma luta política, que é só dar tempo ao tempo.

A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e às denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.

Chegou a hora da verdade para Lula e o PT.

É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República em São Paulo, pois não podemos eternamente apenas culpar os adversários pelos males que nos afligem. Isso não resolve.

Mais do que tudo, é urgente apontar novos caminhos para o futuro, algo que a oposição não consegue, até porque não há alternativas ao PT no horizonte partidário, para uma juventude que começa a desacreditar da política e precisa de referências, como eu e minha geração tivemos, na época da luta contra a ditadura.

Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela.

Palácio Museu comemora aniversário de Augusto e Albano Franco
Nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, no Palácio Museu "Olimpio Campos", acontece mais uma edição do Projeto "Aniversário dos Governadores". Serão homenageados os ex-governadores Augusto Franco e Albano Franco que aniversariaram respectivamente em setembro e novembro.

Selo
Na oportunidade, a direção regional dos Correios vai lançar selo especial comemorativo do centenário de nascimento de Augusto Franco e o economista Marcos Melo fará doação de exemplares do livro "Legado Desenvolvimentista do Governo Augusto Franco" para bibliotecas públicas.

Exposição
Ainda como parte da programação, será aberta exposição focalizando a administração do ex-governador Albano Franco, com foco especial para as ações relacionadas à política educacional que será apresentada pelo ex-secretário da Educação, Nilson Socorro.

Motoqueiros na calçada
Mais um alerta do leitor Luiz Brandi sobre o trânsito em Aracaju: Diariamente entre 17h30 e 18h30, na Gonçalo Prado Rollemberg entre Boquim e Barão de Maruim, sentido norte x sul, quando o trânsito trava neste trecho, motoqueiros irresponsavelmente transitam pelo passeio em alta velocidade para não pararem no engarrafamento.É necessário policiamento no local, apreendendo as motos, e punindo os condutores. Transitar com moto na calçada é infração gravíssima.

Viagem a Brasília
Nesta quarta feira, 5 , estará embarcando para Brasília, o presidente  do CCEP/SE (Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe), José Raimundo de Sousa a convite do Ministério da Justiça onde participara do 1º encontro Nacional dos Conselhos da Comunidade, com a participação de representantes de mais de 200 conselhos.

Reivindicações
Para o encontro, José Raimundo, levará uma série de reivindicações como  por exemplo que a instituição tenha dotação orçamentária. “Nunca vi se criar um organismo simplesmente para engessar, se o poder publico é ineficiente, e não consegue sozinho fazer o trabalho de ressocialização e reinserção dos egressos no convívio com a sociedade sem risco, e no mercado de trabalho, e cria  um organismo para ser gerenciado pela sociedade, porque não dar as ferramentas para tal?”, questiona.

Porta de saída
José Raimundo entende que a única porta de saída da atual situação é a socialização e reintegração através do trabalho e renda. “Em Brasília teremos a oportunidade de levar nossas preocupações e acredito que todos os cerca de 200 conselhos juntos, podemos subescrever um documento que venha a ser analisado pelas autoridades para que tenhamos urgentemente as mínimas condições para trabalhar”, explicou.

Dificuldades
Como exemplo das dificuldades encontradas José Raimundo citou o conselho de Sergipe que recebeu um automóvel doado pelo Ministério da Justiça, mas dependia de uma autorização do presidente do TJ/SE para que fosse incorporado a frota.  “E mesmo o ministério insistindo por várias vezes e prorrogando o prazo por três vezes este não deu a assinatura autorizando”, lamentou afirmando que tudo continua sendo custeado por ele e alguns poucos conselheiros.

Oportunidade
Para José Raimundo, o encontro nacional será a primeira oportunidade de os conselhos se manifestarem todos juntos. “Temos uma oportunidade de reivindicarmos juntos para que possamos agigantar nosso trabalho que é uma luz ao final do túnel para reduzir a criminalidade a curto prazo. Já foram perdidas todas as esperanças e não há o que fazer, tapando o sol com a peneira nada se realiza, e a matança de pessoas está em níveis assustadores”, reforçou.

Valadares é delegado do Brasil na COP 18, em Doha-Qatar
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB) se encontra em Doha, Qatar, como delegado do Brasil junto à Conference of Parties – COP 18.  "Trata-se de um encontro dos países que assinaram dois acordos na Rio 92: um sobre a biodiversidade e outro sobre as mudanças climáticas", esclarece o senador.

Futuro
"A COP 18 em Doha, na qual me faço presente ao lado do deputado federal Márcio Macedo, presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, reúne em sua maior parte membros de países signatários do protocolo de Kyoto", informa Valadares.Na avaliação do parlamentar, o grande desafio do encontro é analisar o presente e olhar para o futuro. Ele destaca também a necessidade de se valorizar àqueles povos que, como o Brasil, estão cumprindo as suas metas de redução das emissões dos gases de efeito estufa e de combate ao desmatamento predatório.

Clima
Segundo Valadares, a nova reunião acontece no momento em que os efeitos do aquecimento global são sentidos em diversos pontos do planeta e aumentam os apelos por uma ação."É a primeira cúpula sobre mudança climática realizada no Oriente Médio e a maior que acontece na história do Qatar", comentou o senador.

Protocolo de Kyoto   
O Protocolo de Kyoto, criado em 1997, obriga nações desenvolvidas a reduzirem suas emissões em 5,2%, entre 2008 e 2012, em relação aos níveis de 1990. O tratado não compreende os Estados Unidos, um dos principais poluidores, e não obriga a ações imediatas de países em desenvolvimento, como China, Índia e Brasil.

Importância
Valadares lembra que os países em desenvolvimento são particularmente importantes para o segundo período de Kyoto "em nome da responsabilidade histórica."O parlamentar lembra que o Protocolo de Kyoto é um acordo internacional com o objetivo de controlar o aumento da temperatura do planeta, reduzindo o "efeito estufa", causado pela poluição. "Proposto em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, o protocolo prevê que os países ricos reduzam as emissões de gases causadores do aquecimento global".

Imaginarium e a dificuldade para emitir nota fiscal
Não foi a primeira vez. A loja Imaginarium do Shopping Jardins tem um sério problema para emitir a nota fiscal. No último sábado, uma cliente pediu a nota, a atendente disse que estava com problema no sistema e que retornasse outro dia. Com muita insistência a nota foi emitida através do bloco manual. Bem que a Secretaria da Fazenda poderia aparecer por lá. Não é difícil “imaginar” o que está acontecendo…

Dengue: Edvaldo divulgará hoje números
Nesta segunda-feira, 3, às 10h, o prefeito Edvaldo Nogueira irá divulgar os resultados do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em Aracaju. O anúncio dos dados mais recentes relativos à dengue na capital será feito no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

IFS promove I Encontro Sergipano de Agroecologia
Promover um encontro entre agricultores, docentes e estudantes interessados nas questões da agroecologia e da sustentabilidade da agricultura no estado. Esse é o principal objetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus São Cristóvão, que realizará, através do curso de Tecnologia em Agroecologia, de 4 a 7 de dezembro, o I Encontro Sergipano de Agroecologia. A iniciativa, que terá o tema ‘Buscando a agricultura sustentável’, trará, dentre outras atividades, palestras, oficinas e minicursos em sua programação. O encontro acontece nos dias 4 e 5 na UFS e nos dias 6 e 7 no IFS – Campus São Cristóvão.

Auto de Natal para comemorar 1º ano do Museu da Gente Sergipana
O Governo do Estado e o Banese, através do Instituto Banese, promoverão um Auto de Natal na próxima quinta-feira, dia 6 de dezembro, para comemorar o primeiro ano de funcionamento do Museu da Gente Sergipana. O evento, que contará com apresentações da Orquestra Sinfônica de Sergipe e Coral Vozes do Banese, além de shows musicais dos artistas sergipanos Amorosa, Antônio Carlos du Aracaju e Grupo Cataluzes, acontecerá no estacionamento do Museu da Gente Sergipana, na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro de Aracaju, a partir das 19 horas.

Futebol
O América de Propriá sagrou-se campeão da série A-2 ao empatar, no sábado (01.12), com o Estanciano, por 1 X 1, no Estádio Augusto Franco, em Estância. A equipe propriaense jogava por um simples empate e acabou atingindo o seu objetivo. /// Estão de parabéns a diretoria, os atletas e os torcedores do América pela brilhante conquista. /// O troféu que leva o nome do desportista MARCOS PRADO enriquece a galeria do clube tricolor da ribeirinha. /// O América não é, digamos assim, um clube “querido” pela FSF. /// Para entregar o troféu da série A-2 o presidente Carivaldo Souza designou o vice-presidente Milton Dantas. /// Com  a desistência do São Domingos, a segundona terá três clubes que participarão da divisão especial, ou a série A-1. /// O novo prefeito de São Domingos explicou que não poderia garantir apoio da prefeitura ao São Domingos, demonstrando um cuidado especial com a coisa pública. /// É bom lembrar que não há lei que obrigue as prefeituras apoiarem clubes de futebol. Esse apoio é espontâneo. /// Este BLOG considera sensata a posição do novo prefeito de São Domingos. Ao tempo em que lamenta a saída do referido clube, que registrou uma participação bastante positiva, nos últimos anos. /// No lugar do São Domingos, vai disputar o campeonato sergipano, com autorização da CBF, o Boca Junior, atualmente sediado em Estância. /// Assim, os três clubes egressos da série A-2 são América de Propriá, Estanciano e Boca Junior. /// Lamentável foi o erro verificado no sorteio dos grupos da Copa das Confederações, que colocou o Brasil no mais difícil caminho na referida competição promovida pela FIFA. /// No grupo A teremos Brasil, Japão, México e Itália. No grupo B, as seleções participantes serão Espanha, Uruguai, Taiti e a campeã da Copa Africana de Nações, ainda não conhecida. /// Disputada a rodada de número 38 do Campeonato Brasileiro da Série A, ficaram conhecidos os quatro primeiros colocados: Fluminense – 77; Atlético de MG – 72; Grêmio – 71 e São Paulo – 66.Os quatro últimos, rebaixados para a série B, foram Sport – 41; Palmeiras – 34; Atlético (GO) e Figueirense – 30 pontos ganhos. Na série B, o Goiás foi o campeão, com 78 pontos; Criciúma, 73; Atlético (PR) e Vitória (BA), 71. Esses quatro clubes disputarão a série A, em 2013. /// O campeão da série C foi o OESTE, de Itápolis, ficando o ICASA do Ceará em segundo lugar. /// Custódio Santana poderá retornar à Federação Sergipana de Futebol.

Curtas
Ministro Luiz Fux, do STF, concede entrevista reveladora à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo e conta como foi sua “campanha” por uma vaga na Corte Suprema do país. /// Milhares recebem Abbas após reconhecimento da Palestina na ONU. /// Irã rejeita conversas diretas com Estados Unidos sobre programa nuclear. /// Novela do PROINVESTE aproxima-se do final. /// Senador Eduardo Amorim ratifica posição contra a aprovação do empréstimo. /// OAB vai levar denúncia ao Conselho Nacional do Ministério Público sobre o MPE. /// Medida é relacionada com o caso que envolve o Tribunal de Contas. /// Presidente Osório Ramos, do TJ, suspendeu liminar. /// Promotora Eugênia Déda está sendo pressionada. /// Mas mantém posição firme, cumprindo suas prerrogativas. /// “Menina fantasma do elevador” é o vídeo mais visto do mundo. /// Corinthians embarca para o Japão para tentar conquistar o mundial de clubes. /// Decisão da Justiça dispensa o prefeito eleito João Alves Filho de cumprir promessa de campanha: licitação dos ônibus de Aracaju foi suspensa. /// Agora resta ao futuro alcaide aracajuano anular o novo Estatuto dos Servidores Públicos do Município. /// Declarações de Felipão deixaram muita gente indignada. Paulo Gomes, gerente da agência Valadão do BB declara-se, a partir de agora, torcedor da Argentina. /// Novo técnico da seleção brasileira pediu desculpas ao presidente do BB, mas não aos funcionários. /// Entidades manifestaram-se sobre a desastrosa frase proferida por Scolári. /// Poeta Décio Pignatari falece, em São Paulo, aos 85 anos. /// Estados Unidos terão mais espiões no exterior para criar rede de inteligência. /// ONU condena protesto israelense de novas colônias na Cisjordânia. /// Tremendo absurdo: Senado Federal paga imposto de renda devido pelos senadores referente ao décimo-quarto e décimo-quinto salários. /// VERGONHA NACIONAL: um tapa nos trabalhadores de todo o país. /// Na indústria nacional, demanda por máquinas é a pior da história. /// Frase: “Se não quer pressão é melhor não jogar na seleção, vão trabalhar no Banco do Brasil”. – Luiz Felipe Scolári, novo técnico da seleção brasileira de futebol.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP

A Associação Sergipana do Ministério Público – ASMP, entidade de classe que representa os Promotores de Justiça e Procuradores de Justiça deste Estado, tendo em vista declarações prestadas pelo Exmo. Prefeito do Município de Aracaju, Sr. Edvaldo Nogueira, no tocante à atuação da Promotora de Justiça dos  Direitos à Saúde do Ministério Público do Estado de Sergipe, Dra. Euza Maria Gentil Missano Costa, vem a público esclarecer que a citada Promotora de Justiça ajuizou Ação Civil Pública em face do Município de Aracaju, buscando resguardar os interesses coletivos dos pacientes com transtorno mental, sendo esse um dos desideratos da Instituição, o qual se encontra amparado em nossa Lei Maior.

Ademais, registra de forma veemente que a atuação da digna Representante do Ministério Público Dra. Euza Missano, foi, é e será sempre pautada pela convicção de que os interesses coletivos estão acima dos interesses dos Administradores e Gestores Públicos, aliando-se a esta convicção a marca da competência e êxito em toda a sua atuação como Promotora de Justiça durante os mais de vinte anos de exercício profissional.

Esclarece ainda que, no caso presente, o pleito foi endereçado e integralmente acolhido pelo Poder Judiciário Sergipano, o qual deferiu os pedidos contidos na Ação Civil Pública manejada em face do Município de Aracaju.

Portanto, entendemos ser equivocada qualquer manifestação que vá de encontro a atuação ministerial, especialmente, quando a mesma se acha amparada por lei, por uma decisão judicial e busca realizar os anseios da sociedade, no caso concreto no sentido do Poder Executivo de Aracaju cumprir seus deveres para a concretização do direito humano básico à saúde.

Concluímos aduzindo que se a nossa Capital é conhecida nacionalmente como a “Capital da Qualidade de Vida”, após a presente Ação do Ministério Público, dita qualidade de vida teve sua retomada estendida àquelas pessoas aqui residentes, portadores de transtornos mentais.

Aracaju(SE), 26 de novembro de 2012

A diretoria da  ASMP

PELO TWITTER

www.twitter.com/lucasmrios  Essa República PeTista é uma esculhambação mesmo! Em que outro governo um Presidente da República seria grampeado pela PF, hein, hein?

www.twitter.com/susanevidal  Aproveite bem o dia porque nenhum outro será igual a este. Assim como as pessoas, cada dia é único!!!

www.twitter.com/LucianaGois13  “Eu sei que todos os dias quando eu acordo Deus dá um sorriso e me diz: Estou te dando a chance de tentar de novo.”"Bom Dia"

www.twitter.com/rlimaneto  Difícil segurar o asco de um motorista q para o carro em vaga de deficiente. A única justificativa é que deve sofrer de deficiência mental

www.twitter.com/braynerr  Um jornalista está negociando R$ 10 mil para fazer a defesa dos shoppings e esculhambar quem reclama. Vergonha…

www.twitter.jornChicoFreire  É preciso dizer quem é o jornalista que esta negociando 10 mil pra defender os shoppings.

DO LEITOR

Faça um Natal diferente III
Do leitor Messias Gonçalves: “A campanha para aquisição de uma carroça para tirarmos um morador de rua e devolver a sua dignidade e cidadania, já arrecadou até a última sexta feira, R$ 480,00. Somente uma carroça nova custa R$ 1.000,00. Estamos tentando ganha o animal de algum órgão desses que apreende e os ex-donos não procuraram mais. Para aqueles que ainda não fizeram as suas doações, entre em contato pelos telefones 98960462/88675851. Vamos fazer um verdadeiro Natal”.

Ato-Show em solidariedade aos estudantes processados por torturador
João Mulungu: “Quando só se esperava da juventude a sua quota-parte no consumo desenfreado, surgiu o anúncio: é tempo de reescrevermos nossa história. É preciso contá-la pela ótica dos(as) brasileiros(as) que, de fato, lutaram pela liberdade.
Essa, sem dúvida, foi a marca impingida pelo movimento Levante Popular da Juventude quando realizou/realiza os escrachos. Anunciou-se o repúdio contra os que se regozijaram com a ditadura, contra a liberdade. Mais: foram escrachados os que, além de apoiarem o golpe, torturaram seus opositores ou quaisquer acusados.
No Brasil, inúmeros foram os escrachos e os apoios respectivos. Muitos também foram os denunciados. Em regra, no máximo, esses "lesas-pátrias" espernearam em seus meios de comunicação privados. Afinal, hoje, o status de torturador não lhes confere legitimidade; é inoportuno.
Em Sergipe, no entanto, fez-se a exceção. O torturador denunciado, o médico Dr. José Carlos Pinheiro, acreditou ser possível apagar seu passado processando alguns estudantes que o denunciaram. Acreditou, ainda, na covardia dos torturados, na conivência das instituições e na intimidação das manifestações populares.
Os torturados – para ele – ocultariam suas próprias histórias e sucumbiriam ante suas pressões marginais. As instituições, por sua vez, notadamente o Judiciário, dada a influência de sua família, o tomaria como "amigo do rei". O povo, nesse compasso, sequer saberia que o diretor do Hospital e Maternidade Santa Isabel foi servil às torturas.
Entretanto, os torturados não são covardes, pois já há alguns pronunciamentos (especialmente de Marcélio Bomfim) na blindada mídia sergipana, e as manifestações populares só aumentaram. Quanto às instituições, acredita-se que as participações da OAB (da qual o sergipano Cezar Britto fora recentemente presidente) e da Comissão Nacional da Verdade – já oficialmente comunicadas -, dentre outras, como o Ministério Público Federal, são fundamentais, inclusive para garantia da lisura do processo e dos procedimentos judiciais.
Ao tempo em que o caso tem como palco o tribunal, seu cenário é mais amplo e exige o envolvimento do máximo de atores possível.
Nesse sentido, o próprio Levante Popular da Juventude, a CUT, sindicatos, outros movimentos sociais, partidos políticos e mandatos populares organizam um Ato-Show, para o dia 05 dezembro de 2012, em solidariedade aos estudantes processados e em homenagem aos 101 anos de Carlos Marighella. O evento contará com a participação de João Pedro Stédile(coordenação nacional do MST), ex-presos políticos, artistas e bandas musicais (os sergipanos Chico Queiroga e Antônio Rogério, Heitor Mendonça,  Alex Sant'Anna, Lupécio Damasceno, a banda Alunte e muito mais; do Rio Grande do Sul, Pedro Munhoz).
Assim como os escrachos, esse é mais um momento de luta pelos direitos à memória, verdade e justiça. Com manifestações desse tipo, reescreve-se a história dos jovens que outrora lutaram por liberdade e destaca-se que os apelos do consumo não esgotam o sentido da luta da juventude pela liberdade.Pelo direito à memória, à verdade e à justiça! Para que não se esqueça; Para que nunca mais aconteça!”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun
    
Frases do Dia
"Encontrar a verdade, tal como escrever livros, é como fazer sexo; ou é muito fácil ou impossível" . Ernest Hemingway.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais