Um texto do Leonardo Boff (teólogo, escritor, professor e articulista do JB on line) para reflexão no Carnaval até a quarta-feira de cinzas, quando alguns católicos fazem jejum,conforme a tradição. Ao lembrar do sacrifício de Jesus, quem sabe alguns deixam de lado o ódio que persiste em consumir alguns brasileiros.
É fato inegável: há muito ódio, raiva, rancor, discriminação e repulsa na sociedade brasileira. Ela sempre existiu de alguma forma. Ou alguém acha que os milhões de escravos humilhados e feitos “peças” e as mulheres à disposição da volúpia sexual dos patrões e de seus filhos, não provocava surdo rancor e profundo ódio? É o que explica os centenas e centenas de quilombos por todas as partes no Brasil. E o ódio dos patrões que com o chibata castigavam seus escravos desobedientes no pelourinho?
O ódio pertence à zona do de mistério. A própria Bíblia não sabe explica-lo e o vê já presente desde o começo, no jardim do Éden; o primeiro crime ocorreu com Caim que por inveja, que produz ódio, matou a seu irmão Abel. O mandamento era claro: ”Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo”(Levítico 19,18; Mateus 5,43). O ódio é inimigo dos homens e de Deus e ele semeia a cizânia na terra (Mt 13,19).
Mas eis que vem Jesus e reverte a lógica do ódio: ”Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”(Mt 5, 44). Ele mesmo sucumbiu ao ódio de seus inimigos mas, aceitando livremente a morte, “venceu a morte pela morte” e assim derrubou “o muro da inimizade que dividia a humanidade”(Ef 2,14-16). Prega e vive o amor incondicional para amigos e inimigos. Inaugurou assim uma nova etapa de nossa humanização.
Mas esse ideal nunca se transformou em cultura nos países cristianizados. Estamos ainda no Velho Testamento do “olho por olho, dente por dente”.
No Brasil a raiva e o rancor histórico foi acrescido depois das eleições de 2014. Houve quem não aceitou a derrota e deslanchou um torrente de raiva e de ódio que contaminou não apenas o partido vencedor, mas toda a sociedade. Inegavelmente criou-se um consenso ideológico-político de alguns meios de comunicação que, com total desfaçatez, difundem esse sentimento. O que leva um radialista da Rádio Atlântica FM, ligada à RBS gaúcha, conclamar a população a “cuspirem na cara do ex-Presidente Lula” senão um ódio explícito e incontido? A verdadeira perseguição judicial que Lula está sofrendo, tentando enquadrá-lo em algum crime, é movida não tanto pela fome e sede de justiça, mas pela vontade de punir, de desfigurar seu carisma e liquidar sua liderança. Grassa um maniqueísmo avassalador que amargura toda a vida social. Bem dizia Bernard Shaw:”o ódio é a vingança dos covardes”.
Mas tentando ir um pouco mais a fundo na questão do ódio, precisamos reconhecer que ele se enraíza em nossa própria condição humana, um feixe de contradições. Somos, por natureza, e não por desvio de construção, seres contraditórios, compostos de ódios e de amores, de abraços e de rejeições. É a escolha que fizermos que irá dar rumo à nossa vida: ou a benquerença ou a aversão. Mesmo escolhendo o amor, o ódio nos acompanha como uma sombra sinistra. Se não cuidamos dele, ele invade nossa consciência e produz sua obra nefasta.
Esse realismo o encontramos na Bíblia. Mas também num pensador como Bertrand Russel que observou com acerto: ”o coração humano tal como a civilização moderna o modelou, está mais inclinado para o ódio do que pra a fraternidade”. Lógico, se ela colocou como eixo estruturador a concorrência e não a colaboração e a luta de todos contra todos em vista da acumulação privada, entende-se que predomine a tensão, a raiva, a inveja a ponto de o lema de Wall Street ser :”greed is good”: a cobiça é boa.
Mas há um ponto que precisa ser referido, observado já por F. Engels quando escreveu uma introdução ao livro de Marx sobre “A luta de classes na França”: ”Se houver alguma possibilidade de as massas trabalhadoras chegarem ao poder, a burguesia não admitirá a democracia sendo até capaz de golpeá-la”. Ora, através de Lula, o PT e seus aliados, vindo das massas trabalhadoras, chegaram ao poder. Isso é inadmissível pelos “donos do poder”(R. Faoro). Estes procuram inviabilizar o governo de cunho popular, desconsiderando o bem comum.
Aqui valem as palavras sábias do velho do Restelo de Camões: “Ó glória de mandar, o vã cobiça/Desta vaidade a quem chamamos fama./Ó fraudulento gosto, que se atiça/Com uma aura popular que honra se chama” (Cântico IV, versos 94- 95). Por detrás da busca ”da glória de mandar” e do poder, revestido de raiva e de ódio, se esconde, atualmente, a vontade daqueles que sempre o detiveram e que agora o perderam e fazem de tudo para recuperá-lo por todos os meios possíveis.
Blog só será atualizado na quinta-feira, 11
Um excelente carnaval para todos os leitores. O blog só volta a ser atualizado na próxima quinta-feira, 11.
Contas da Sefaz
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe votou, na sessão plenária desta quinta-feira, 04, as contas do período de janeiro a dezembro de 2003, da Secretaria de Estado da Fazenda, cujo secretário, à época, era Max José Vasconcelos de Andrade. De relatoria do conselheiro Clóvis Barbosa, o processo foi à votação em 26 de novembro do ano passado, mas teve pedido de vista feito pelo conselheiro Luiz Augusto Carvalho Ribeiro.
O voto de Clóvis pela irregularidade
Acontece que o voto de Clóvis Barbosa, que hoje é presidente daquela Corte de Contas, foi pela irregularidade das contas, com glosa de cerca de R$50 mil, multa de R$5 mil, além de recomendações.
O voto de Luiz Augusto
Na primeira sessão do Pleno de 2016, ocorrida ontem, o conselheiro Luiz Augusto emitiu seu voto pela irregularidade apenas com determinações, isentando assim o gestor da multa e da glosa, contrariando o voto de Clóvis. Por sua vez, o atual presidente do TCE/SE manteve seu posicionamento, mas foi vencido pela maioria que votou de acordo com Luiz Augusto.
Alexandre Porto é reeleito para o Fórum Empresarial de Sergipe
Na última semana o Fórum Empresarial de Sergipe reelegeu a nova diretoria para a gestão 2015/2016. O empresário Alexandre Porto foi reconduzido como coordenador, representando a Federação das Associações Comerciais de Sergipe.
Nova diretoria
Integram a nova diretoria do Fórum Empresarial de Sergipe, Hugo França (Fecomércio), Marco Aurélio Pinheiro (Sindicato das Empresas de Vigilância), Breno Barreto (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas), José Abílio Guimarães (Federação das Indústrias do Estado de Sergipe) e Dênio Augusto Leite (Federação de Agricultura de Sergipe).
Bandeira
"Eleito para mais um mandato à frente do Fórum Empresarial de Sergipe, sinto-me honrado em ter o apoio de todas as entidades empresariais para liderar os debates e ações do colegiado por mais um ano. São 33 entidades empresariais que juntas buscam soluções para o desenvolvimento social e econômico do Estado e defendem a bandeira da valorização da atividade empresarial e do empreendedorismo.", declarou Porto.
Atenção SMTT – sinaleira da Petrox na 13 de Julho
Alerta do leitor Luiz Brandi: No local acima, sentido praia x centro, motoristas irresponsáveis não estão obedecendo a fila de carros que vão convergir à esquerda, sentido Batistão, e estão fazendo filas duplas no meio da pista central, para “dar uma roubadinha” naquele sentido, travando uma das pistas principais para quem vai em direção ao Iate.Habitualmente, observa-se muitos caminhões e carros de luxo cometendo este tipo de infração, e se não houver uma repressão fiscalizadora, vai haver acidentes.
Lei do Desmonte
No dia 16 de fevereiro, às 15h, grandes especialistas vão se reunir para debater a Lei do Desmonte, sua aplicabilidade e estruturação. O evento, que será realizado no SEST SENAT, é promovido pela Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) e tem o apoio do Sincor-SE (Sindicato dos Corretores de Seguro de Sergipe) e outras instituições.
Lei do Desmonte II
Um dos palestrantes será o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, que também vai destacar questões sobre os custos dos acidentes viários para a sociedade e formas de prevenir essas perdas. As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas através do site: http://www.funenseg.org.br/eventos
Água para Poço Verde
Nove povoados de Poço Verde, no extremo sul de Sergipe, têm problemas com o abastecimento de água por parte da Deso. Incomodados com isso, e em nome do prefeito Thiago Dória, o deputado estadual Luciano Pimentel e o ex-prefeito Toinho de Dorinha estiveram ontem, quinta, dia 4, com o presidente da Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto, pedindo a regularização do abastecimento. (Thiago foi operado na terça à noite de apendicite).
Água para Poço Verde II
“Sabemos que, com seus quase 25 mil habitantes, Poço Verde é de excelente vocação para o agronegócio, com atividades voltadas para o milho, o feijão e para a pecuária leiteira, com muitas famílias vivendo no campo e do campo. Água regularmente faz parte da vida e da economia destas pessoas, e há muitas comunidades com escassez”, disse Luciano. “E o mais importante é que senti boa vontade do presidente Carlos Fernandes de Melo Neto”, disse Toinho.
Água para Poço Verde III
“Nós em Poço Verde temos problema com abastecimentos de água em comunidades importantes, entre as quais destaco Tabuleirinho, Ventoso, Amargosa, Barro, Barragem, Cachorro Morto, Saramandaia, São José e Sorocaba”, disse Toinho. O deputado e o ex-gestor foram a Deso acompanhados do secretário Municipal de Obras de Poço Verde, Adauto Justino de Santana, e do presidente da Associação de Moradores do povoado Barragem/Amargosa II, José Reinaldo.
Pagamento de servidores
Garantindo um compromisso firmado no dia 29 de janeiro, em reunião com representantes de sindicatos da área de saúde no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, a gestão do prefeito João Alves Filho cumpre as solicitações da categoria e efetua na sexta-feirsa,5, o pagamento de toda a folha da saúde. O prazo limite para quitar todos os vencimentos do mêsde janeiro é até o dia 12, no entanto, os esforços da prefeitura motivaram o adiantamento e conclusão de pagamento desta categoria. As demais pastas logo terão também, os pagamentos efetuados.
Extrato das contas dos depósitos judiciais pela Sefaz
A divulgação dos extratos das contas do fundo de reserva dos depósitos judiciais e extrajudicias comprova que o Governo do Estado de Sergipe vem fazendo a recomposição correta dos recursos conforme estabelece a Lei Complementar 264/15, desmentindo as afirmações do deputado Georgeo Passos. A iniciativa da divulgação foi possível através de uma solicitação da Sefaz junto ao Banese para fornecimento das informações.
Utilização
As denúncias do deputado eram de que o governo supostamente faz uma utilização não permitida de valor superior a 70% do fundo de recursos dos depósitos judiciais e que os prazos para a recomposição dos valores também não estariam sendo respeitados. A Secretaria de Estado da Fazenda rebateu as denúncias e explicou que a lei complementar aprovada pela Assembleia Legislativa prevê que em caso de utilização do fundo de reserva – que corresponde a 30% do estoque de depósitos – o Tesouro Estadual deverá fazer a recomposição até o prazo de 30 dias.
Disponibilização
A disponibilização no site da Sefaz dos extratos da conta acabou por mostrar que efetivamente o Estado cumpre os prazos previstos na legislação. Nos extratos constam a data e os valores restituídos, dados que conferem com os demonstrativos de utilização publicados também no site da Sefaz. As informações estão contidas no endereço www.sefaz.se.gov.br, no link “Finanças Públicas/Relatórios Financeiros”.
Sem fundamento
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, a denúncia não tem fundamento e avaliou que o deputado Georgeo Passos agiu “de forma precipitada ou sem conhecimento do assunto”. “O deputado afirmou o que o prazo para recomposição havia extrapolado antes mesmo de ter expirado. Ele se antecipou quanto a uma situação que não existe. Os extratos mostram que em dezembro a restituição foi creditada em conta no dia 31 do mês, enquanto em janeiro essa restituição ocorreu no dia 29, justamente no dia em que o deputado fazia a denúncia infundada”, esclareceu.
Alíquota única para microempresa
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou proposta do Senado (PLP 45/15) que fixa em 3,95% a alíquota de ICMS dos produtos sujeitos à substituição tributária adquiridos por empresas enquadradas no Simples Nacional. O projeto de lei complementar altera a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).
Parecer
O texto recebeu parecer favorável do deputado Laércio Oliveira (SD-SE). Atualmente, as micros e pequenas empresas submetidas ao regime de substituição tributária pagam a mesma alíquota da cadeia produtiva em que estão inseridas. Para Oliveira, isso penaliza estas empresas, que não possuem o mesmo volume de caixa das grandes empresas da cadeia.
Princípio
O projeto, segundo o relator, atende ao princípio constitucional de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte. O texto também evita que a substituição tributária anule os benefícios de Lei do Simples.
Por falar em Laércio, ele é contra impostos, mas apoia IPTU de Aracaju
E ao conceder entrevista numa emissora de rádio, Laércio Oliveira disse que é contra a volta da CPMF. Ótimo, pena que ele esquece que em Aracaju, onde ele anunciou apoio a João Alves o IPTU teve um alto reajuste que vai durar alguns anos
Visita a entidades importantes
Esta semana, o vereador de Aracaju, Lucas Aribé (PSB), realizou a entrega do relatório da atuação parlamentar ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho. O relatório contém todas as ações executadas no ano de 2015, não só da casa legislativa como também em toda a cidade, e os principais eventos políticos que prestigiou.
Visita a entidades importantes II
Essa prestação de contas está sendo entregue em diversos órgãos públicos e meios de comunicação e é uma forma de mostrar a atuação do parlamentar em prol dos aracajuanos, baseado nos valores da seriedade, ética, transparência e responsabilidade.
Speed Day: venha curtir o agitado balanço
A quinta edição do Speed Day acontece no próximo dia 20 de fevereiro. Com megaestrutura montada ao lado da Ponte Joel Silveira, às margens do Rio Vaza Barris, a festa náutica já é famosa por reunir muita gente bacana, lanchas animadíssimas, barcos à vela e jet skis.
Speed Day: venha curtir o agitado balanço II
Os baladeiros também poderão curtir em terra e ver de pertinho o palco da Estruturat e todo o agito desse dia com as grandes atrações, como: Bandas Calcinha Preta e Cheiro de Amor, o cantor Kinho e as pickups da DJ Lôra. Os ingressos para o delicioso open bar com cerveja free já estão à venda na Croasonho, Pipeline (Shopping Riomar) e Inquérito (Shopping Jardins) e todas as Lojas Pisolar. A festa é uma realização da Speed Náutica, Téo Santana e Léo Viana.
PELO TWITTER
www.twitter.com/Rafael_Salomao Ok! Carnaval x Brasil.Na moral, se os problemas acabassem com o carnaval, até ficaria feliz. Contudo, nenhuma miséria acabará.
www.twitter.com/zezinhosobralse Nesse Carnaval, deixem a moto em casa! Bebida e folia não combinam com direção! Tenham um carnaval seguro!!
www.twitter.com/flavaofraga Espere tudo em Deus, e cada vez menos dos homens. Apostar tudo em Deus é bênção de salvação, fixar em homens é frustração.
DO LEITOR
Precariedade saúde de Poço Verde
Do leitor Diego Lima dos Reis: “Estamos vivendo uma situação desesperadora no nosso município, a dois meses atrás tive um
parente envolvido em acidente automobilístico, e chamou a atenção a demora no atendimento com a vítima. Primeiro devido a demora da Samu chegar ao local, tanto que tivemos que levar com nossas próprias mãos a vítima ao hospital, arriscando a piora do paciente, seja na coluna ou em outras partes, segundo, ao chegar no hospital, a ambulância que lá estava não servia pra transportar a vítima para o HUSE, pois não assistia com o equipamento necessário para o transporte, terceiro, tivemos que esperar vir outra de Itabaiana, algo que levou muito tempo e poderia trazer risco de morte a vítima. O acidente foi por volta das 17 do dia 9, e ela chegou no HUSE no dia 10 ás 00:30.
De lá pra cá já aconteceram outros casos parecidos, mas o que ocorreu hoje pela manhã chegou ao ápice da negligência. Aconteceu um acidente envolvendo um carro e uma moto, e a vítima da moto foi atendida pela equipe com PAPELÕES, vou repetir: PAPELÕES! Talas improvisadas, algo realmente desesperador, sem contar que o jovem passou por tudo q minha parente também passou, demora no atendimento e tal.
Leio sempre seu blog e vi nos últimos dias a questão do TCE para com as prefeituras que queriam fazer carnaval, Poço Verde é uma delas, e também está com o salário de professores e servidores atrasados, além disso conta com a precariedade da saúde do município.Segue abaixo a foto. Que sofrimento.”
ESPORTE
Descubra por que o rugby é esporte de alto gasto calórico
Desconhecido da maioria dos brasileiros, o rugby ainda é um esporte com poucos praticantes e raros entusiastas no país. Apesar de ter sido inserido no país no século retrasado, juntamente com o futebol, o esporte não se popularizou na mesma proporção e, ainda hoje, tem pouco apelo midiático.
Crescimento do rugby
Esse panorama, no entanto, parece estar mudando. Reconhecido como uma atividade de alto rendimento e de gasto calórico significativo, o esporte alcançou um crescimento significativo no país nos últimos anos. Pesquisa recente apontou que apenas as artes marciais têm crescido mais do que rugby no Brasil.
Para comparar: em 1963, 95% dos jogadores no país eram estrangeiros, e havia apenas quatro clubes. Em 1988, 75% dos jogadores brasileiros eram nativos, e já havia 35 clubes. Em 2012, o número ultrapassou a marca de 30 mil praticantes, sendo mais de 10 mil jogadores federados e 230 clubes em atividade no país.
Gasto calórico do rugby equivale à natação intensa
Ao contrário do que se poderia pensar, o rugby não é um esporte exclusivamente masculino. A Seleção Brasileira Feminina, inclusive, tem conquistado resultados mais expressivos do que a masculina, sendo uma das principais referências do esporte na América do Sul.
Para atrair praticantes de todas as idades e biotipos físicos, o esporte contém várias modalidades, cujas regras diferem entre si no que diz respeito ao tempo, número de jogadores, tipo de terreno (areia, terra, grama, quadra, aquático), contato físico permitido e formas de pontuar.
Calcula-se que uma hora de prática do esporte queime cerca de 700 calorias. O número é significativo e se assemelha a pular corda e nadar com intensidade. Traçando comparações com outros esportes, o gasto calórico é superior à prática de basquete, handebol e futebol americano, por exemplo.
Para entender esse cálculo, é preciso compreender o conceito do MET, o parâmetro utilizado para calcular o gasto calórico. MET significa Equivalente Metabólico da Tarefa (na sigla em inglês) e tem um valor convencionado para cada esporte.
As variações calóricas se darão em virtude do tempo dedicado ao exercício, da intensidade colocada em prática, da idade e do peso da pessoa praticante. Um exemplo: dormir é a atividade de menor gasto calórico, 0,9. Isso significa que, se uma pessoa de 70 kg dormir por uma hora (padrão costumeiramente adotado), queimará apenas 63 calorias.
Popularidade
Como já explicamos, o esporte vem crescendo no país nos últimos anos, embora ainda esteja longe de alcançar a popularidade ao redor do mundo, principalmente nos países de colonização inglesa, onde a cultura da Grã-Bretanha ainda se difunde, como Nova Zelândia e Austrália.
Recentemente, o filme Invictus, que conta a história de Nelson Mandela e sua luta contra o Apartheid, contribuiu para colocar o esporte em foco no país. Além disso, o rugby volta ao quadro de esportes olímpicos na Olimpíada do Rio, em 2016. Na condição de país-sede, o Brasil tem participação assegurada, o que exigiu esforços da Confederação Brasileira no sentido de incentivar o esporte, aumentando seu prestígio e popularidade.
Fonte: http://vivomaissaudavel.com.br/atividade-fisica/esporte/descubra-por-que-o-rugby-e-esporte-de-alto-gasto-calorico/
Serigy Rugby Club
O Serigy Rugby (http://www.facebook.com/serigyrugby), único representante do estado de Sergipe na modalidade, participa a partir do dia 20 de fevereiro, da Copa Nordeste de Rugby XV. A primeira partida, a ser realizada no Estádio Municipal André Moura em Pirambu-SE, será contra o ASA/Arapiraca Rugby de Alagoas. O grupo Sul ainda conta com o time do Orixás da Bahia. O campeão do torneio classifica-se automaticamente para a Copa Brasil.
O Serigy Rugby Club vem conquistando cada vez mais adeptos e simpatizantes. Faça parte desse esporte que está em plena ascensão e que se tornou Olímpico!
Os treinos do Serigy Rugby acontecem: aos sábados a partir das 15:00hs para as categorias sub-18 masculino e feminino e aos domingos a partir das 08:00hs da manhã para a categoria adulto masculino, sempre no parque da Sementeira. Maiores informações através dos telefones (79) 99927-7374 / (79) 99823-9748 / (79) 99159-3363 ou através do e-mail http://rugbyserigy@gmail.com
—
Atenciosamente,
José Fernando dos Santos
Diretor-Executivo do Serigy Rugby
Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun
Frase do Dia
”A alegria evita mil males e prolonga a vida.”William Shakespeare. Um excelente Carnaval para Todos.