As aventuras de um consumidor no Brasil A promoção de assinatura de revista e o prêmio de uma viagem A história de hoje conta a aventura de Consuminho para exigir da revista ‘Prometo’ as passagens de ida e volta para Madri conforme anunciado na promoção. Consuminho procura estar sempre atualizado e para isso, toda semana compra jornais e revistas na banca de jornal perto de sua casa. Certa vez, viu na capa da revista ‘Prometo’ um anúncio em letras destacadas o qual chamou a sua atenção: “ganhe uma passagem de ida e volta para Madri. Não é concurso. Assinou Prometo ganhou”. Consuminho nem é leitor daquela revista, mas o apelo foi tão forte que não resistiu. Ao chegar a sua casa a primeira coisa que fez foi telefonar para o call center da revista e adquirir a assinatura. Aproveitou a oportunidade e solicitou também uma data para a viagem. Passados 17 dias, a revista não lhe enviou resposta. Consuminho solicitou por escrito as passagens sete vezes, mas não obteve nenhuma resposta. Desconfiado, ligou para o call Center da revista e foi informado que em virtude da empresa de marketing não ter cumprido a parte dela com a editora, a promoção tinha sido cancelada Consuminho ficou triste. Sentindo-se frustrado com a promoção, consultou o seu Código de Defesa do Consumidor e descobriu que a revista era obrigada a lhe dar as passagens conforme prometeu. Descobriu ainda que ele na qualidade de consumidor não pode ser responsabilizado pelo fato de a empresa de marketing não ter cumprido com a parte dela em relação a editora. A responsabilidade é da revista que não adotou as medidas cabíveis para evitar tal problema. Indignado e consciente de seus direitos, Consuminho fez uma reclamação no Procon e registrou uma ocorrência na Delegacia de Defesa do Consumidor. Como ele sabia que não era a única pessoa que foi atraída por aquela promoção, denunciou o fato ao Ministério Público. Por fim, entrou com uma ação na justiça. Na defesa, a revista alegou que a empresa de marketing não cumpriu com a parte dela na parceria comercial que fez com a editora, impossibilitando o cumprimento da promoção. Ao final, a justiça determinou a revista que disponibilizasse as passagens a Consuminho. Consuminho ficou feliz da vida e agora vai fazer a viagem que ganhou com a assinatura da revista. Faça você também como Consuminho e exija o seu direito. Agindo assim, estará contribuindo para a melhoria da qualidade das relações de consumo.
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