A realização de um Casamento

0

Noiva veste “Noiva Chic”/ Foto: Acrísio Siqueira
O desejo de realizar um casamento envolve um longo planejamento para que seja efetivado com sucesso.

Os noivos devem ter o apoio de um cerimonialista para ajudá-los a definir os detalhes do evento mais importante de suas vidas, com o intuito de administrar de forma correta todos os preparativos do grande dia e proporcionar alegria e bem-estar a eles e aos seus convidados.

A felicidade que os noivos sentem deve ser agregada ao bom senso a fim de agir de acordo com o orçamento disponível para execução das atividades da cerimônia e festa  sem que hajam gastos exagerados e imprevistos.

Como cerimonialista, direi alguns detalhes operacionais que não devem ser esquecidos em prol de ter um casamento bem-sucedido, com noivos despreocupados e convidados satisfeitos.

Alguns itens importantes do planejamento:

A escolha do local da festa deverá ter boa instalação, clima agradável, limpeza e acomodação suficiente para todos. Já imaginou seus convidados chegando e não ter lugar para sentar ou ficar suando porque não existe boa climatização?

O vestido de noiva perfeito é aquele que combina com o seu estilo, seu gosto, seu tipo físico e com o tipo da cerimônia. A profissional pioneira no ramo de aluguel de vestidos de noivas, Gracinha Vieira, da Noiva Chic, diz que o segredo para escolher o vestido de noiva ideal é  enaltecer a  boa silhueta e amenizar as áreas desarmônicas do corpo. Há 25 anos no ramo, Gracinha apura o gosto para a elegância sem exibicionismo, indicando o vestido clean na cor branco gelo, marfim ou pérola, com pouco brilho.

O noivo não é a estrela, mas é fundamental e de igual importância. O traje deve ser também de acordo com o tipo físico e de harmonia com o traje da noiva e também a formalidade da cerimônia. Os tons escuros são os mais indicativos, principalmente à noite. Usar um smoking de riscas com detalhes de cetim é de boa opção. Usar fraque ou meio fraque, acompanhado de calça listrada  preta ou cinza fica mais elegante ainda.

A decoração é um elemento que interfere na escolha dos demais itens a serem escolhidos na igreja e na festa, ela ajuda a equilibrar e encantar o cenário do espaço escolhido. O casal Jorge e Martha Villas Boas da Floricultura Botão de Rosa dá a boa dica na hora de escolher o buquê. Ele faz a empolgação de toda noiva e reflete sua personalidade, mas a sua escolha tem de harmonizar com o modelo e detalhes do vestido, horário e estilo da cerimônia. Martha indica um buquê com flores diferentes da utilizada na decoração da igreja, elaborado com flores mais nobres como: orquídias, tulipas, hortências, rosas importadas, entre outras.

O look da noiva, puro glamour, deve fazer jus ao destaque, já que todos os olhares se voltam a ela. O cabeleireiro Pedro Júnior, profissional antenado com tendências e conceitos do mundo da moda e há 30 anos cuidando dos looks das noivas, inspira-se de acordo com o estilo e personalidade da noiva, descobrindo traços que valorizam a maquiagem do rosto e encontrando elementos adequados para a arrumação do cabelo de acordo com o tipo físico e o vestido dela. Pedro, este renomado hair stylist, aposta no cabelo preso num coque, “chignon” e numa maquilagem inspirada numa cartela de cores em tons pastéis como o nude, bege, sem esquecer do rosa seco para os lábios de marca snob.

A definição do menu é uma das partes mais demoradas, deve-se ter cautela para escolher alimentos que estejam de acordo com o estilo da festa. Defina o bufê com boas referências de amigos e profissionais da área e solicite degustação. Uma forma moderna de servir é o menu-degustação, com pequenas porções servidas em minipratos durante toda a festa.

As bebidas, tão esperadas logo quando se entra numa festa, devem estar devidamente geladas. A tradicional cervejinha estupidamente gelada não pode faltar, é imprescindível checar a climatização do freezer para não encontrar cerveja quente. Sirva também vinho branco e espumante, refrigerante e água de coco.

O bolo é destaque na festa, Segundo Telma Andrade, do Buffet Finesse, o tamanho de três ou mais andares fica suntuoso e a cobertura com a pasta americana fica mais resistente e sofisticada.

Os doces dão uma alegria maior à festa e trazem um colorido especial. Não deixe faltar na mesa e sempre reponha. Calcule quatro doces por pessoa. Estão em alta os cones de chocolate. Os bem-casados representam a união dos nubentes, embrulhados numa embalagem que harmonize com a decoração, eles podem ter papel crepom, tecidos e fitas de cetim, dando um sabor especial e sofisticação à festa, onde todos querem sair com eles.

 

Algumas observações para o Cerimonial de uma Cerimônia Religiosa Cristã

Foto: Juliano Oliveira
Existem variações desta cerimônia, portanto adotarei uma para explicação, a qual poderá ser adaptada de acordo com o cerimonialista. Gosto muito de adotar o Livro Completo de Etiqueta, de Amy Vanderbilt.

A cerimonialista deverá estar posicionada na porta da igreja para recepcionar os convidados e as pessoas que farão parte dos rituais, inclusive os nubentes.

Numa mesinha estará um livro de presença em que padrinhos assinarão e convivas se desejarem.

Numa bandeja, coloque os arranjinhos de flores onde o agente de cerimonial irá pegar para colocar na lapela do paletó dos padrinhos, pajem e noivo, sendo presos com um alfinete ou broche.

Os padrinhos devem ficar de sobreaviso para o horário da formação do cortejo ou ficar perto da porta da igreja para o posicionamento da fila.

Quando iniciar o momento da cerimônia, iremos ter a entrada dos padrinhos da noiva que ficarão nos primeiros bancos do lado esquerdo de quem entra na nave e do noivo que ficarão do lado direito de quem entra.

Logo após, tendo os bancos preenchidos pelos padrinhos, o noivo e a mãe dele entram e se posicionam do lado direito do altar. Seguindo o cortejo, o pai do noivo com a mãe da noiva, (lado esquerdo do altar). 

Agora a noiva já pode descer do carro e posicionar-se com o seu pai ao lado direito dele, precedida ou não por daminhas, pajens e demoiselles d’honneur.

A cerimonialista tranqüiliza a noiva, observa a posição do buquê, dando os últimos retoques na vestimenta dela, e neste momento mágico de entrada da noiva, começa a fluir em nossos corações um sentimento inigualável. O atraso da noiva não deve ser superior a quinze minutos.

Noiva veste “Noiva Chic”/ Foto: Acrísio Siqueira
No altar, quando o pai da noiva fizer a entrega oficial da filha dele ao noivo, aquele irá de encontro a sua esposa que está do lado esquerdo do altar, enquanto o pai do noivo irá de encontro a mãe do noivo que estava junto ao filho no lado direito do altar. É no ensaio que esses passos serão ensaiados a fim de obter sincronia. 

Acolhidos pelo sacerdote, é iniciada a celebração do casamento, que também pode ocorrer com missa.

Seguindo o ritual, inicia-se a celebração quando o padre faz a saudação, a mensagem dos noivos, o juramento, a bênção das alianças e a bênção matrimonial. Logo após haverá a assinatura do Livro de Registro Matrimonial.

O cortejo da saída é inverso da entrada, ou seja; os noivos saem na frente.

Esse dia especial será desfrutado sem preocupações e estresse se você tiver o apoio de um consultor de casamento que ajudará na organização do seu casamento, resolvendo os mínimos detalhes a fim de proporcionar harmonia e satisfação a todos.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários