Academias Literárias de São Cristóvão e Barra dos Coqueiros em festa

Dia 02 de agosto de 2022, foi um dia de muita movimentação no universo acadêmico e literário de Sergipe, de repente percebemos que, naquela data haveria, no mínimo, quatro eventos em locais diferentes, dois presenciais, dois virtuais, com coincidências de horários, o que, infelizmente, impediria, a participação em todos.

O primeiro, com início às 14.00 horas, foi uma sessão extraordinária da ASCLEA – Academia Sancristovense de Ciências, Letras e Artes, quando houve: “Solenidade de Posse, lançamento de Comendas e Homenagens Especiais”. O segundo, com início às 15.00 horas a nossa tradicional Sessão Acadêmica, das segundas-feiras, da Academia Sergipana de Letras, comandada pelo acadêmico, Dr. José Anderson Nascimento. O terceiro evento, uma reunião virtual comandada por Paulo Neves e Gilson Moreira da comissão que juntamente com Adailton Andrade, está organizando o I SIMPÓSIO NACIONAL DAS CONFRARIAS E ACADEMIAS LITERÁRIAS, em São Cristóvão nos dias 12,13 e 14 de agosto. O quarto evento foi a posse da nova diretoria da ABLA – Academia Barracoqueirense de Letras e Artes. Depois de cumprir, com muita proficiência o papel de gestora da ABLA, nossa Confreira Anabi de Jesus, passa o cargo a acadêmica Miracy Lemos que, prometeu, durante sua oração de agradecimento que ia prosseguir fazendo a diferença.

Optei por ir aos dois eventos presencias em São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. A transmissão de cargos de presidente da ABLA, aconteceu nas suntuosas instalações da Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, o cerimonial ficou ao encargo da talentosa Carla Rejane Pinheiro que com a sua educação, boa-vontade e atenção, nada deixou de registrar. No dizer de Anabi: “a festa literária em Barra dos Coqueiros foi um evento singelo, porém carregado de muitas emoções e presenças ilustres da sociedade Aracajuana e Barracoqueirense”. Nos brindaram, com as suas ilustres e representativas presenças a vice-governadora do Estado, Eliane Aquino, representada pela Secretária Heloísa Galdino, a Vereadora de Barra dos Coqueiros, Iracema Albuquerque e, a também vereadora de Aracaju, Ângela Melo. Honraram, também a esta magna festa literária os confrades e confreiras de várias arcádias literárias: Domingos Pascoal de Melo, da Academia Sergipana de Letras, Educadora Cris Souza presidente das Academias Literoculural de Sergipe, Rita Freire da presidente da Academia de Letras Estudantil de Japoatã, Eunice Guimarães da Academia Japoatãnense de Letras e Artes, Comandante Eduardo Almeida da Academia da APJ – Ação Paramaçônica da Juventude, Maestro Dida do MAC – Movimento de Apoio Cultura Antônio Garcia Filho, da Academia Sergipana de Letras e, também, membro da Academia Capelense de Letras e Artes. Presentes, também aquela sessão, os Membros Efetivos e Vitalícios da ABLA: a ex-presidente Anabi de Jesus, a presidente que assume Miraci Lemos, Roberto Fernandes, Padre Claudio Dionísio, Estefanni Patrícia, Claudio Barreto, Valter Albano, Ivo Adnil e Jane Velma… Foi uma grande festa cívica literária.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais