Acordão: todos contra João

O blog recebeu informações de que um verdadeiro acordão, está sendo montado nos bastidores para tentar derrotar João Alves Filho na eleição de Aracaju. Envolve todas as principais lideranças do Estado e de quebra um candidato que diz ser da oposição, mas vem sendo incentivado para tirar votos do ex-governador.

O acordo seria primeiro incentivar duas candidaturas fortes dentro do grupo do governo. Uma candidatura do PT, sob o comando de Marcelo Déda para “colher” os louros da  administração estadual, mas também a rejeição do atual governo e outro apoiado pelo atual prefeito e com o apoio de lideranças como Jackson, Valadares e Amorim. E quem seria o nome? O deputado Valadares Filho. Porém, um detalhe importante: Jackson e Amorim topam o apoio desde que o senador Valadares se comprometa a não ser candidato em 2014.

E de quebra o empresário Edvan Amorim, através de lideranças de sua confiança, estimula a candidatura de Almeida Lima, para que  o deputado federal tire votos do ex-governador, passando a ideia que é oposição. A estratégia é reduzir o percentual de votos de João Alves de maneira que a eleição vá para o segundo turno, com o eleitorado totalmente dividido.

O problema é que Déda, Amorim, Valadares, Jackson, Edvaldo, Almeida e companhia esqueceram de consultar o interessado mais importante: o eleitorado. E, cá para nós, caro leitor, ele (o eleitorado) está cansado de acordão político em Sergipe.

Pijama para alguns coronéis
Depois de anunciar por várias vezes que enviaria para a Assembleia Legislativa um projeto de lei para colocar na reserva alguns coronéis, por conta do excesso criado ao longo dos anos, sem nenhum controle, parece que desta vez o governo estadual resolveu colocar o feito a ordem. Com a decisão poderá promover outros oficiais e deixar o quadro de coronéis dentro da necessidade real.

Aju: decisão judicial veta nome de pessoas vivas em bens públicos I
Desde o final de julho foi para conclusão Judicial a decisão do juiz Nelson Humberto Madeira da Silveira, do processo movido pelo Ministério Público Estadual, através da Promotoria do Patrimônio Público contra o município de Aracaju, para que sejam retirados os nomes de pessoas vivas dos prédios, logradouros e bens públicos existentes em Aracaju.

Aju: decisão judicial veta nome de pessoas vivas em bens públicos II
A Constituição Federal, em seu art. 37, erige como princípio da Administração Pública a "impessoalidade". Além disso, proíbe terminantemente, em seu §1º, a utilização da publicidade oficial como forma de "promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos". Contudo, os ocupantes de cargos públicos continuam, em maior ou menor grau, insistindo em se utilizar da propaganda oficial como palanque eleitoral.

Aju: decisão judicial veta nome de pessoas vivas em bens públicos III
Em todo o Estado de Sergipe o que se vê são nomes de pessoas vivas em prédios, logradouros e bens públicos. A decisão é para Aracaju e atinge os prédios e logradouros de responsabilidade da Prefeitura e da Câmara Municipal.  Na ação, o MPE, cita alguns destes locais: o Centro de Referência da Assistência Social  Terezinha Meira ( bairro Veneza I); Unidade Sócio-Educativa Irmã Caridade F. Matos (no Aloque); Centro de Referência  Social Dom Luciano Cabral Duarte ( B.industrial); Biblioteca Teresa Cristina Cerqueira da Graça; plenário da Câmara, Wellington Paixão e algumas escolas como Laonte Gama, José Carlos Teixeira, Francisco Rollemberg, dentre outros. É esperar que a decisão seja cumprida.

Algo que merece uma reflexão
Na semana passada o blog publicou a seguinte tuitada: “www.twitter.com/riltonmorais Cirurgia no HUSE suspensa por causa de vagabundo que não quer trabalhar. Quando é que os maus profissionais serão punidos? Nunca?" Nada demais se Rilton Morais não fosse um dos mais competentes neurocirurgiões de Sergipe. Imagine, caro leitor, para ele fazer um desabafo numa rede social desta forma é porque chegou ao limite.

Cadê o Conselho de Medicina e o sindicato?
É uma pena que algumas lideranças que adoram a imprensa para denunciar apenas problemas no setor público não fazem o dever de casa quando o problema é com os colegas. Um desabafo público de um neurocirurgião que trabalha numa unidade pública não merece uma investigação destas lideranças? Ou será que não vale porque vai mexer com o próprio umbigo?

Missa de 7º dia – Manoel Celestino Chagas
Ocorrerá  hoje, 12, na Igreja de São José, em Aracaju, a missa de sétimo dia pela morte de Manoel Celestino Chagas, pai do governador Marcelo Déda. A celebração terá início às 19h. Manoel Chagas faleceu aos 86 anos, de causas naturais, nas primeiras horas da última terça-feira, 6.

Eleições Setoriais do PT
As eleições setoriais do PT tem  o prazo de escolha em que setorial o filiado poderá votar encerrando-se nesta quinta-feira, 15. A opção pode ser feita pelo site do PT ou assinando as listas passadas pelos setoriais. Um dos candidatos é Oswaldo Vilela que disputa a Setorial de Cultura.

Guerra adia vinda a Aracaju
Devido a problemas com o PSDB no sul do país, que levou o presidente nacional do partido, deputado federal Sérgio Guerra (PE), a se deslocar para lá neste domingo, a reunião de Guerra com os tucanos sergipanos, que aconteceria nesta segunda-feira, em Aracaju, foi adiada. Guerra lamentou ter que cancelar o encontro, mas diz que pretende estar ainda este mês em Sergipe.

Radialista é candidato a vereador em Itabaiana
Militando no PSB há muitos anos e sendo atualmente o vice-presidente municipal do partido em Itabaiana, o radialista Roosevelt Santana será candidato a vereador no próximo ano. É a primeira vez que o radialista disputará uma eleição e disse que está atendendo a um pedido de vários amigos e ouvintes que sempre desejaram que ele fosse candidato.

Defensoria abre vagas para estágio remunerado I
A Defensoria Pública do Estado iniciará hoje, 12, inscrições para concurso público destinado ao provimento de 35 vagas e formação de cadastro reserva para estágio remunerado. Os candidatos interessados devem se dirigir à sede da instituição, situada na Travessa João Francisco da Silveira, 94 – Centro, (início da Avenida Barão de Maruim). O concurso visa dar oportunidade de aprendizado prático aos estudantes matriculados a partir do 6º período do curso de direito, onde os mesmos podem desenvolver atividades como elaboração de petições, atendimento ao público, peticionamento eletrônico, consultas processuais, participação em audiências e Júris, entre outras.

Defensoria abre vagas para estágio remunerado II
O estágio forense remunerado terá duração de um ano, prorrogável por igual período até o máximo de dois anos, carga horária de quatro horas diárias e bolsa de incentivo no valor inicial de R$ 415. A seleção será realizada em única etapa, através de prova objetiva de múltipla escolha, com questões sobre Lei Complementar Estadual 183/2010, direito administrativo, direitos difusos e coletivos, princípios e atribuições institucionais da Defensoria Pública do Estado.

João Fontes no Sarau Entre Amigos
O ex-deputado federal João Fontes não poupou críticas aqueles que fazem política se contradizendo: "por isso é que eu disse semana passada e foi reproduzido por Brayner e Cláudio que a política é uma suruba só, mas entre a Suruba e o Sarau Entre Amigos prefiro o Sarau a Suruba". Veja entrevista clicando o link: http://www.youtube.com/watch?v=f1268NPs74E

Modernização Fiscal
De amanhã, 13, até o dia 15, Aracaju será sede para a reunião nacional do Grupo de Trabalho “Modernização da Fiscalização”, que tem por objetivo principal discutir mecanismos e encaminhamento de soluções para padronização de procedimentos fiscais e desenvolvimento de sistemas.

Encontro
O GT de Modernização da Fiscalização integra os trabalhos do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) e envolve todos os Estados da federação em importantes debates e projetos de aperfeiçoamento da administração tributária nacional.

Temas
Entre os temas da pauta de reuniões, estão o debate Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); Escrituração Fiscal Digital (EFD); protocolos de atuação entre estados; modernização da fiscalização do trânsito de mercadorias; inclusão da Guia Nacional de Recolhimento Estadual (GNRE) on-line; cruzamento de dados da NF-e; monitoramento das operações das empresas de energia elétrica; e mais 20 temas ligados ao Fisco nacional.  A expectativa é de que a reunião do GT Modernização da Fiscalização reúna mais de 60 representantes de Secretarias de Fazenda de todo o país. O evento ocorre no Sandrin Praia Hotel, no bairro Atalaia.

ARTIGO

Para Aonde Vai Esta Massa  – Ailton Francisco da Rocha*

Fiquei surpreso na manifestação realizada pelos jovens da cidade de Brasília contra a corrupção, durante as comemorações alusivas ao 7 de setembro, talvez por isto, o repute como o mais simbólico da nossa história.

E a surpresa está pela não aceitação do político partidário no movimento, neste caso visto com desconfiança. Muito diferente das manifestações realizadas contra a ditadura, em favor das diretas já e os cara pintadas em que o político era visto  como um herói a nos representar e simbolizar a nossa resistência e indignação. No grito do último 7 de setembro não foi isto que aconteceu, muito pelo contrário, foi uma manifestação de liderados representados por lideranças sociais. Creio que a tecnologia da comunicação (internet, facebook, orkut) tenha influencia neste comportamento. A forma de comunicação do Congresso Nacional está obsoleto, já não acompanha e não atende os anseios da população na velocidade pretendida. Sem contar com as más notícias advindas dessa casa legislativa, quando o assunto é a ética na política, mais precisamente no combate a corrupção, com raras exceções.

Há quem diga que no Brasil cerca de 35% do nosso PIB (recorde mundial) é  consumido pela corrupção e pela eloquência da máquina pública. Se conseguíssemos reduzir este percentual para 20% já seria um grande feito. Muito dinheiro sobraria para ser investido nos serviços essenciais (saúde, educação e segurança) e em infraestrutura (transportes, moradia e saneamento básico). Neste patamar, há que se destacar a postura adotada pela Presidente Dilma Rousseff, que não tem poupado esforços para fazer uma faxina na corrupção, que teima em assolar a máquina pública. Não se trata de herança maldita. Por conta dessa conduta, é digna de nosso apoio e confiança, e o povo já percebeu isto.

Os principais jornais do país recentemente noticiaram que aproximadamente R$ 700 milhões de reais foram desviados dos cofres públicos do país este ano, segundo fontes oficiais. Não basta somente informar é preciso agir, os criminosos não podem continuar impunes.

Existe também a corrupção das prioridades. No ardor das realizações da Copa do Mundo e das Olimpíadas muita obra será realizada sem nenhuma sustentabilidade e para mim sustentável é a obra útil no tempo e não apenas aquela construída para acomodar um evento. Um exemplo disto são os estádios de futebol. No Brasil já dispomos de bons estádios que só precisam, em minha opinião, ser modernizados. Se não fosse à infraestrutura existente, como justificar que somos pentacampeões mundiais?

Ah! E prá não dizer que não falei das flores este comportamento dos jovens brasilienses não me causa nenhuma estranheza. A Brasília que fica é muito diferente da Brasília que transita no Congresso Nacional. Pude testemunhar isto quando lá morei por um período curto de dois anos. A Brasília que fica, além de educada, é eficiente, participativa, musical e mística. Por tudo isto, fiquemos atentos a marcha dos liderados sem liderança. Esta é a mensagem que se espalha no novo Grito de Independência. E viva o povo brasileiro.

*Presidente do Fórum Pensar Cedro e Acadêmico do Curso de Direito da Universidade Tiradentes.

DO LEITOR

O melhor para São Cristovão
Do leitor Everton Guedes: “No seu comentário de 6ª feira (09/09) você mencionou a entrevista realizada no Programa do radialista Gilmar Carvalho com o Vice-Governador Jackson Barreto, quando ele citou que o PMDB terá candidatura própria em São Cristovão, e que este candidato seria o ex-Deputado Estadual Profº Wanderlê, atual Diretor de Meio Ambiente da DESO. Acontece que ao escutarmos a entrevista,  pudemos perceber na fala de Jackson Barreto uma certa insegurança quando ele menciona que o ex-deputado está em uma situação digamos confortável na DESO haja visto que é uma área onde ele desempenhou com afinco quando Deputado Estadual e se for desejo dele se candidatar  a Prefeitura de São Cristovão o mesmo irá apoiá-lo. Ou seja, se ele realmente tivesse convicto que o melhor para São Cristovão seria a candidatura do Profº Wanderlê, ele não iria mencionar a palavra se o desejo fosse…..Os rumores que correm no município de São Cristovão é a provável candidatura da Dep. Estadual Suzana Azevedo ao cargo de Prefeita e o Profº Wanderlê como Vice-Prefeito. Se analisarmos pelo lado financeiro, agrupamento político e carisma, convenhamos que está chapa se tornaria imbatível e uniria o útil ao agradável para os dois lados, se não vejamos: Suzana Azevedo aliada ao seu poder econômico,  ao apoio do  grupo dos irmãos Amorim e ao PSC, realizaria o sonho de ser a 1ª Prefeita do Municipio de São Cristovão. Ao Profº Wanderlê com o seu carisma, dedicação e trabalho dentro do município de São Cristovão e defensor nº 01 do Meio Ambiente, caberia a sua permanência como Diretor de Meio Ambiente da DESO durante 02 anos, e,  com a saída de Suzana para disputar uma vaga para a Assembléia Legislativa ou Câmara Federal, o Profº Wanderlê assumiria a Prefeitura podendo pensar numa provável reeleição. Estes rumores com certeza podem vir a serem verídicos a depender das conversações entre as cúpulas do PMDB, o PSC e, evidentemente das partes mais interessadas: Profº Wanderlê e Suzana Azevedo. "A hora é de somação e São Cristovão tem solução"…. Que Nª Sª Aparecida cubra com o seu manto toda a população de São Cristovão, nos livrando de todo e qualquer pensamento e espírito negativo”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora Não espera acontecer. Geraldo Vandré, que nasceu em 12 de setembro de 1935, na música Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais