Adema, Torre e SOS meio ambiente

Por incrível que pareça, recentemente, foi publicado no Jornal, nota tornando público a concessão por parte da Administração Estadual do Meio Ambiente do Estado de Sergipe – ADEMA da renovação de Licença de Operação de Tratamento de Resíduos Perigosos (Hospitalar) n. 453/2009, datada de 31 de agosto de 2009, decorrente do Processo ADEMA n. 2009-002139/TEC/RLO-0146, e do Parecer Técnico – PT 1653/2009-1639, que tinha como validade o prazo de 02 (dois) anos, a contar da data da expedição (31/08/2009), razão pela qual teve vencimento no dia 30 de agosto de 2011, da empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda.

E buscando informações com dois ambientalistas sergipanos o blog ficou estarrecido com o que ouviu e viu. Foram muitas informações recolhidas que dariam para publicação durante toda uma semana. O blog tentou levantar para os leitores os pontos principais.

Entenda o caso – Segundo a Administração Estadual do Meio Ambiente do Estado de Sergipe – ADEMA, foi renovada a referida Licença de Operação que passou a ter o número de 391/2012, datada de 28 de agosto de 2012, decorrente do Processo ADEMA n. 2011-003610/TEC/RLO-0262, e do Parecer Técnico – 7854/2012-7840 – GEFIS-GELIC, tendo como prazo de validade 06 (seis) meses, a contar da data da sua expedição (28/08/2012) e tendo que pedir renovação no prazo de 120 (Cento e vinte) dias antes do seu término, ou seja, na data de 27 de outubro de 2012, momento este que a empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda. terá que pedir, novamente, a renovação da referida licença.

Para o cidadão fica a dúvida: a empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda. está funcionando sem interrupção de suas atividades supostamente tratando resíduo perigoso desde 2009, tendo ficado sem licença ambiental por um período de 01 (hum) ano (de 31 de agosto de 2011 a 27 de agosto de 2012), e agora o órgão ambiental renova uma licença vencida a 01 (hum) ano por um período de 06 (seis) meses ?

Licença faz de Conta – Ora, é por estes fatos de favorecimentos que o blog tem que concordar com o Ministro Herman Benjamin do Superior Tribunal de Justiça que, nos autos do processo (REsp 941.110-ES) afirmou: “[…] O Brasil é o País da “licença faz de conta”, em que um importante ato administrativo dessa natureza, essencialmente preventivo e de salvaguarda dos interesses da coletividade, é tratado pelos sujeitos econômicos como se fosse um mero pedaço de papel, a ser fixado na parede do estabelecimento comercial e desconsiderado ao nível do assoalho, isto é, no plano de seu cumprimento. Não deveria – nem deve –  ser assim. A licença, qualquer que seja sua natureza (urbanística, ambiental, sanitária, etc), emoldura, na ótica das necessidades da coletividade, as condições mínimas de exercício da atividade econômica, bem como as contrapartidas exigidas do particular para tanto. Existe para ser cumprida e fielmente respeitada, pois do contrário é um nada jurídico. […]”

Lixo hospitalar sem tratamento dos efluentes – Porém o mais preocupante é o teor da Licença de Operação de Tratamento de Resíduos Perigosos (Hospitalar) n. 391/2012, datada de 28 de agosto de 2012, da empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda, que no item 07 da referida licença de Operação ficou estipulado que: “A empresa deverá executar no prazo de vigência os projetos de adequação dos sistemas de tratamento de efluentes sanitários e industriais, conforme cronograma físico apresentado e as plantas: I) Estação de Tratamento de Efluentes – Planta de Situação da ETE – EI-ECTE-005/12; SAN-PE-01/05. II) Estação de Tratamento de Efluentes – Layout da ETEI – EI-ECTE-005/12; SAN-PE-01/05. Cortes EI-ECTE-005/12; san-pe-03/03. e III) Estação de Tratamento de Efluentes Sanitários – Localização, planta, cortes e detalhe. EI-ECTE-005/12; SAN-PE-01/05.”

Pelo teor não resta dúvida que a empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda. vem funcionando, supostamente, tratando resíduo perigoso (hospitalar) sem nenhum tipo de tratamento de efluentes, seja este industrial oriundo do equipamento (autoclave), seja do sistema sanitário.

Com isso o blog indaga: onde está sendo lançado os efluentes industriais e sanitários do empreendimento da empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda.? E Como a ADEMA inicialmente concede (2009) e atualmente (2012) renova uma licença de operação sem a devida destinação dos efluentes ?

Ora, como pode um estabelecimento funcionar sem o cumprimento das exigências mínimas sanitárias, previstas em lei ? Por qual motivo a ADEMA faz concessão para a empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda. funcionar sem o devido tratamento dos efluentes ? E como fica o meio ambiente ? E como fica os munícipes sergipanos expostos aos riscos da ausência de tratamento dos efluentes ? Como isso é possível ?

TORRE faz de conta que trata e ADEMA faz de conta que fiscaliza – Realmente, não resta dúvida que se vive  no mundo do faz de conta, onde a empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda. faz de conta que trata os resíduos perigosos (hospitalar) e a ADEMA faz de conta que fiscaliza a empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda. Ora, é como disse o Ministro é o Brasil do faz de conta.

Reportagem do Fantástico sobre lixo hospitalar – E o leitor deve lembrar que no ano passado, uma reportagem da Rede Globo, mais especificamente do Fantástico, ficou veiculado em rede nacional o descaso praticado no gerenciamento do resíduo hospitalar, fato preocupante, por si só, o que deveria fazer com que o órgão fiscalizador (ADEMA), efetuasse um controle efetivo e transparente, e não o procedimento omissivo e irresponsável, de renovar uma licença vencida por prazo ridículo, gerando assim riscos ambientais sérios a população sergipana, devendo por isso ser responsabilizado o gestor público responsável, com a abertura de um inquérito civil e uma comissão parlamentar de inquérito, a fim de apurar as irregularidades cometidas, e com que fins. Visto que se vivencia um período eleitoral.

Descaso e falta de poder da ADEMA – Ora, este descaso para com o gerenciamento do resíduo de saúde não pode continuar por parte do órgão ambiental (ADEMA) que não exerce seu poder de fiscalização e controle, pondo em risco a saúde pública e o meio ambiente, devendo os responsáveis serem punidos da forma mais rigorosa possível, pois não é de hoje que todos nós estão expostos aos riscos de contaminações e epidemias, sem falar que o ato concessivo da ADEMA gera despesas públicas, pois não fiscalizando gera mais doenças, que findam sendo tratadas nos hospitais públicos, com o dinheiro público, isto tudo com que objetivo?

Porque a direção da ADEMA esta se omitindo das suas funções administrativas ? E porque esta favorecendo ilegalmente a empresa TORRE Empreendimentos Rural e Construção Ltda?  Existe alguma determinação superior ?

Espera-se que a direção da ADEMA, na pessoa de Genival Nunes que sempre foi um ambientalista na luta pelo meio ambiente responda as indagações do blog.

Ambientalistas estão levando este caso ao Ministério Público, tanto o Federal como o Estadual. Espera-se que os dois tomem as providências devidas, pois deste jeito não pode continuar.

Uns podem outros não, por quê? I
Todos sabem que o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) está processando a União Federal, a Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) e as construtoras União Engenharia e Engeb pela degradação causada no manguezal do Rio Mangaba no município de Barra dos Coqueiros, em virtude entre outras irregularidades do lançamento de efluentes sem tratamento diretamente no curso d'água.

Uns podem outros não, por quê? II
Este mesmo procedimento é utilizado pela empresa Torre Empreendimentos, que recentemente recebeu Licença de Operação de Tratamento de Resíduos Perigosos (Hospitalar) citada no artigo de hoje.  Se é irregular para as construtoras, porque não é para a TORRE? É bom o Ministério Público prestar esclarecimentos a sociedade, pois da ADEMA ninguém espera mais nada.

Neópolis: Déda e Amorim no mesmo palanque
E em Neópolis, o ex-prefeito e candidato a prefeito, Aminthas Diniz (PSC) tem o apoio de Marcelo Déda e dos irmãos Amorim. Na quinta-feira ele recebeu o governador Marcelo Déda num grande ato de campanha e no último sábado foi a vez do senador Amorim. Aminthas é ligado ao deputado Jeferson Andrade (PSD).

Condenado I
Itabaiana, infelizmente, aparece novamente nas páginas policiais por conta de desmando administrativos. Desta vez, o atual prefeito da cidade, Luciano Bispo, foi condenado a devolver R$ 200 mil aos cofres públicos, acusado e improbidade administrativa, em processo movido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Condenado II
Luciano, que foi condenado na companhia de Vicente Bispo e Klaus Erich Zeller, é acusado de desviar verbas que foram repassadas pelo governo estadual visando a formação de um Consórcio Intermunicipal que exerceria uma correta manipulação dos resíduos sólidos, e que ficou conhecido como Consórcio do Lixo. Apesar de ainda caber recurso, são situações assim que colocam no lixo a moral de gestores públicos que não levam a sério a função que lhe é confiada pela população.

Areia Branca: situação constrangedora para prefeito
O prefeito de Areia Branca e candidato à reeleição, Agripino Andrelino (PSC), passou por uma situação constrangedora no povoado Pedrinhas no último domingo. Ao participar de um comício em dado momento Agripino foi alertado por um assessor: “Prefeito olhe os ovos!” Agripino não entendeu e não teve tempo de escapar dos ovos podres jogados por alguns populares. A revolta foi porque o prefeito prometeu muita coisa para o povoado e não fez nada, agora que começou algumas pequenas obras. O povoado tem cerca de 2,5 mil habitantes. Pelo jeito o baixo astral do prefeito continua já que há 15 dias ele teve contas rejeitadas pelo TCE.

Eduardo Amorim vai a Laranjeiras
O senador Eduardo Amorim (PSC) foi aos municípios de Laranjeiras e Neópolis no último sábado, 15, para participar de atos políticos em apoio aos candidatos a prefeitos e vereadores da coligação.Em Laranjeiras a caminhada “Fazer o bem sem olhar a quem” com a candidata a prefeita dona Martha (PSC) , o vice Gustavo e os candidatos ao cargo de vereador, percorreu várias ruas da cidade e teve uma excelente reciprocidade do povo. 

Mudança
“Não podia deixar de passar em Laranjeiras para participar desse ato importante. A nossa caminhada mostrou o quanto o povo clama por mudança”, disse Eduardo Amorim enfatizando “Martha não deixe para trabalhar em 1º de janeiro, comece assim que acabar a eleição, pensando em projetos e indo à Brasília já em busca de melhorias para seu mandato e para atender as necessidades da população”.

Carmópolis: Esmeralda lidera
Pesquisa do Instituto Dataform, realizada no dia 10 de setembro, junto a 400 eleitores do município de Carmópolis, mostrou um cenário tranquilo à reeleição da prefeita Esmeralda Cruz (PT), candidata pela coligação "Carmópolis, nosso povo mais forte do que nunca". Os dados estão registrados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo SE-00045/2012.Na induzida, a petista tem 72,3% das intenções de voto dos entrevistados. Em segundo, aparece o candidato Volney Leite (PSC), com 18%.

Diferença
A diferença entre Volney e a prefeita Esmeralda é de 54,3 pontos percentuais, o que confirma a possibilidade de vitória da candidata petista com uma margem folgada. O candidato Pablo Passos (PSL), que não montou coligação com outra sigla partidária, aparece com 2,8% das intenções. Os entrevistados indecisos somaram 3,5%, enquanto 2% dos eleitores declararam o voto nulo ou branco, e 1,5% não souberam responder ou não responderam ao questionário. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Clima tenso em Lagarto I
O suplente de deputado federal Fábio Reis (PMDB) montou um grupo com cerca de 45 jovens e 15 veículos para fiscalizar a compra de votos em Lagarto. Disse que já passou para a Justiça Eleitoral no município a relação dos jovens que estão com filmadoras e câmeras para flagrar as irregularidades. Fábio disse que já flagrou um caminhão que entrega merenda escolar em Lagarto com material de campanha do prefeito e já encaminhou a denúncia documentada a Justiça Eleitoral. E também vem fiscalizando servidores que estão sendo chamados para caminhadas durante o horário de trabalho.

Clima tenso em Lagarto II
Já o lado do prefeito acusa Fábio e o grupo de invadirem as repartições e ontem a secretária da saúde, Alyne Almeida prestou queixa na delegacia. A secretária informou que o juiz eleitoral de Lagarto determinou que o pessoal da oposição não entrasse nas repartições públicas com o objetivo de fazer esse tipo de fiscalização, para não atrapalhar o expediente. Alyne lembrou ainda que Fábio é adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e ao invés de trabalhar fica o dia todo fiscalizando quem trabalha em Lagarto.

Comício de Sylvio Cardoso reúne multidão no povoado Bomfim
Um comício realizado no último domingo, dia 16, no povoado Bomfim, em Divina Pastora, reuniu centenas de pessoas em mais um ato político do candidato Sylvio Cardoso (PR), que concorre ao executivo municipal. Além da multidão, que prestigiou o comício, o republicano também recebeu o apoio do deputado federal Laércio Oliveira (PR), e dos deputados estaduais Antônio dos Santos (PSC) e Adelson Barreto (PSB). Seus principais desafios será regularizar as contas da prefeitura e melhorar a saúde. "O que nós queremos é dar mais dignidade e bem estar para a população. Nosso primeiro grande desafio será colocar as contas da prefeitura em dia, pois já são cinco anos sem receber recursos federais", apontou o candidato.

Certificados
Na manhã desta terça-feira, 18, o governador Marcelo Déda participa da entrega de certificados a cerca de 500 alunos integrantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec), do Governo Federal, e do Programa Sergipano de Qualificação Profissional, Novos Rumos, executado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).

Cursos
A solenidade acontecerá no Centro de Interesse Comunitário de Aracaju (CIC), no auditório Atalaia, às 9h. Na ocasião, os alunos serão certificados nas áreas de gestão eletrônica, modalidade automotiva, tecnologia da informação, hospitalidade e lazer, infraestrutura, gestão e negócio, produção cultural e design, metal mecânica, informática avançada, doces e salgados.

Roda de Leitura
Acontece nesta terça-feira, 18, à partir das 9h, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, mais uma edição da Roda de Leitura. A edição desta semana irá trabalhar a obra dos escritores Célio Nunes e Alberto Carvalho, e será coordenada por Gizelda Moraes, mediada por Roseneide Santana e terá como convidado o escritor e jornalista Gil Francisco. O projeto das Rodas de Leitura é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Proler, que tem por objetivo despertar o gosto pela literatura através de leituras mediadas, que fazem com que o público reflita sobre o trabalho de determinado escritor e sobre aquilo que escreve.

Grosseiria do BB com clientes
A pretexto de renovar o cadastro dos clientes o Banco do Brasil em Sergipe está enviando correspondência para os correntistas pedindo algumas informações. Porém, o segundo item é uma grosseira com os clientes: em caso de pendências em 20 dias o seu cartão será bloqueado. Não seria melhor pedir para o cliente comparecer a agência para regularizar de alguma forma? E é banco público, imagine se fosse privado.

PM conclui Operação Semana da Pátria
A Polícia Militar, através da 1ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (1ª Cia/8º BPCom), apresentou nesta segunda-feira, 17, o resultado da Operação Semana da Pátria, realizado entre os dias 10 e 15 de setembro. A ação teve como objetivo intensificar o policiamento na área comercial do Centro de Aracaju, bairros Siqueira Campos, Getúlio Vargas, Treze de Julho e Pereira Lobo.

Números
“Como resultado, tivemos 363 pessoas abordadas, 227 veículos particulares abordados, 61 táxis revistados, 16 notificações de veículos, quatro veículos apreendidos, quatro apreensões de armas brancas, três apreensões de entorpecentes e detenção de sete cidadãos”, destacou o aspirante Adiel Ribeiro, subcomandante da 1ª Cia/8º BPCom.

Infoinclusão é tema do 3° Simpósio de Educação e Comunicação
A capital sergipana está sediando o III Simpósio Educação e Comunicação -Infoinclusão: possibilidade de ensinar e aprender. O encontro que contacom conferencistas internacionais teve início ontem à noite naUniversidade Tiradentes (Unit), campus Centro. O encontro abre debate em torno da relação Educação x Comunicação, mediado por tecnologias e o impactono processo de ensinar e aprender. "Uma excelente oportunidade para pesquisadores e estudantes refletirem sobre as contribuições que as tecnologias trazem na construção de novos percursos de formação e de aprendizagem e sua contribuição nos processo de inclusão social",observa o professor Ronaldo Linhares, coordenador do evento”.

Parceria
O simpósio, realizado pelo Grupo de Pesquisa do CNPq Educação, Comunicação e Sociedade (GECES) da Unit, em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED), reúne conferencistas nacionais e de vários países, como Maria João Gomes da Universidade do Minho-Portugal, na conferência de abertura e da professora doutora Maria José Fernández Diaz da Universidade Complutense de Madri, na conferência de encerramento.

Expectativa de bons negócios na Rio Oil e Gas 2012
A presidente da Associação das Empresas de Petróleo, Gás e Energia de Sergipe, Ana Mendonça, acredita no potencial dos empreendimentos sergipanos e que bons contatos comerciais surgirão durante a “Rio Oil e Gas”. O evento, um dos maiores do setor, está sendo realizado no Rio Centro, Rio de Janeiro, de 17 a 20 de setembro. A Associação faz parte da Rede PetroGás Sergipe, que está com um estande na feira internacional.

Expectativa
“A grande expectativa é realmente realizar negócios. A Rio Oil e Gás é uma feira de importância mundial, considerada uma das maiores do mundo nessa área. Como já temos reuniões agendadas com empreendimentos brasileiros e do exterior, e também estamos inscritos na Rodada de Negócios, acreditamos que as empresas presentes  irão ter bons resultados, prospectar mercado e fechar negócios”, explica a empresária Ana Mendonça, que também é coordenadora executiva Norte e Nordeste da Rede Petro Brasil.

Presenças
Sergipe está presente na feira internacional com dez empresas, que estão  disponibilizando diversos produtos e serviços, como manutenção preventiva e corretiva, automação elétrica, caldeira e mecânica industrial; fabricação de móveis para escritórios; produção de peças para bombas alternativas e centrífugas em geral; projetos para perfuração de poços e consultoria em controle de poço, auditoria e inspeção de sondas petrolíferas; química de petróleo; operação e manutenção em redes de distribuição de gás natural; fabricação de artefatos de material plástico; consultorias nas áreas de engenharia de petróleo e gás, engenharia civil e engenharia de segurança do trabalho.

II Jornada Ecologia e Espiritualidade
Contribuir  para a formação de agentes que busquem aliar temas como educação ambiental e espiritualidade em trabalhos sociais e culturais. Esse é objetivo da II Jornada Ecologia e Espiritualidade 2012 (JE -2012)  que vai acontecer do dia 21  a 23 de setembro.  O projeto vai ter sua abertura no auditório da Instituto Federal de Sergipe (antiga Escola Técnica) às 19h.  Nos dias seguintes será realizado no Centro Pastoral na Paróquia Pio X no Bairro 18 do Forte.  A jornada contará com oficinas, debates e apresentações culturais.

Moeda nacional I
Como é sabido, cada país possui sua própria moeda. Após a Guerra Mundial encerrada em 1945, o dólar passou a ser a moeda utilizada nas operações comerciais entre países. Muito tempo depois, era criada a Comunidade Econômica Européia. Esse organismo, então, instituiu o EURO, que passou a ser a moeda comum em todas as nações do bloco. A Inglaterra não abriu mão da valorizada Libra.

Moeda nacional II
A história do Brasil registra que já teve em circulação as seguintes moedas: RÉIS – nome derivado do real, moeda portuguesa dos séculos XV e XVI, época do descobrimento do Brasil. Vigorou desde o início da colonização, no século XVI, até 31.10.1942. CRUZEIRO – De 01.11.1942 a 12.02.1967. CRUZEIRO NOVO – De 13.02.1967 a 14.05.1970. CRUZEIRO (novamente) – De 15.05.1970 a 27.02.1986. CRUZADO – De 28.02.1986 a 15.01.1989. CRUZADO NOVO – 16.01.1989/01.03.90. CRUZEIRO – (outra vez) – De 16.03.1990 a 31.07.1993. CRUZEIRO REAL – De 01.08.1993 a 30.06.1994. E finalmente, REAL – Em vigor desde 01.07.1994 até os dias atuais. O governo que instituiu o REAL foi o de Itamar Augusto Cautiero Franco.

Escambo
Antes da criação das moedas, as transações comerciais eram feitas na base de troca de um produto por outro. Na história do mundo, as primeiras moedas foram cunhadas na Lídia, reino da Ásia Menor, e também no Peloponeso, ao sul da Grécia, por volta do século VII a.C.

Eleições X Moeda I
No Brasil, em períodos de campanhas eleitorais, vários outros tipos de moeda entram em cena. Os mais comuns são troca de favores, nomeações para o serviço público, tratamentos médicos e dentários (incluindo dentaduras) e os tradicionais cargos de confiança, as famosas CCs. E DAS. Mas o mais comum, mesmo, é a compra com pagamento em dinheiro. E aí a moeda tradicional, metálica,ou de papel entra em cena. Material de construção também entra, firme, na relação alternativa anterior.

Eleições X Moeda II
É preciso distinguir as expressões MOEDA DE TROCA e TROCA DE MOEDA. Nesta última, o cidadão vai ao banco, leva uma quantidade de moedas metálicas e recebe a importância correspondente. Mesmo assim, quem garante que o “cidadão”, depois de trocar a moeda, no banco, não utiliza a importância recebida em moeda de troca? Pode ser, ou não…

Bancários estão em greve nacional I
Os bancários de Sergipe estão em greve nacional, por tempo indeterminado, a partir da zero hora desta terça-feira, dia 18, conforme decisão aprovada na assembleia da última quarta-feira, dia 12.

Bancários estão em greve nacional II
Veja as principais reivindicações dos bancários:  Reajuste salarial de 10,25% (aumento real de 5%); Piso salarial de R$ 2.416,38; PLR de três salários mais R$ 4.961,25 fixos; Plano de Cargos e Salários para todos os bancários;  Elevação para R$ 622 os valores do auxílio-refeição, da cesta-alimentação, do auxílio-creche/babá e da 13ª cesta-alimentação, além da criação do 13º auxílio-refeição;  Mais contratações, proteção contra demissões imotivadas e fim da rotatividade;  Fim das metas abusivas e combate ao assédio moral;  Mais segurança e  Igualdade de oportunidades.

Flagrantes esportivos
FUTSAL – A equipe de Lagarto conquistou a copa da Liga Nordeste da modalidade. /// FUTEBOL – A Copa Rocca começa amanhã. O Brasil enfrenta a Argentina, em Goiânia. Os “hermanos” contam com Guiñazu, Barcos, Montillo e Martinez, que atuam no futebol brasileiro. /// É o primeiro jogo do SUPERCLÁSSICO DAS AMÉRICAS. /// O mascote da Copa do Mundo de 2014 será, mesmo, o TATU-BOLA, animal que se transforma numa bola. /// Já a própria, a bola oficial da Copa, vai chamar-se BRAZUCA. /// Renunciou ao cargo o vice-presidente Beto Hora, do Sergipe, que, porém, prossegue exercendo a função de conselheiro do clube rubro. Beto Hora é neto de João Hora, patrono do Mais Querido. /// Administração excessivamente centralizadora de Genisson Silva foi a principal causa da saída do vice de futebol.

Curtas
Ministros do STF não levam a sério reportagem publicada pela revista semanal VEJA. /// Poderá haver, pelo menos, uma sessão extra no decurso do julgamento do mensalão. /// Por que razão o novo ministro do STF não vai participar do processo? – Pergunta pertinente. /// Russomanno ainda não sabe se vai encarar o debate programado com os padres. /// Líder em SP não tem escolha: se for, vai ser bombardeado, com a chancela do cardeal. /// Se não for, confirmará a tese segundo a qual é candidato da Igreja Universal. /// Imbróglio no Itaquerão. Até o momento a engenharia financeira não está pronta. /// Lula só poderá deixar a crescer a barba daqui a pelo menos 6 meses. Informa a equipe médica do ex-presidente. /// “Os que se recusam a fixar limites ao Irã não têm o direito moral de impô-los a Israel.” – Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense.

PELO TWITTER

www.twitter.com/ORodrigoMachado  Não vote em candidato de igreja alguma. Lutar pelo Estado Laico é uma das principais bandeiras da atualidade. Eu digo não à Teocracia.

www.twitter.com/UsielRios  Aprendi que o melhor a fazer pela manhã ao acordar é ouvir boa música, e descobri que tem emissora de rádio que proporciona isso.

www.twitter.com/AecioDantasJr  Enquanto partidários imbecis brigam e agridem por causa de candidato A ou B, estes candidatos, sendo conveniente, viram amigos logo logo.

www.twitter.com/Emidio_Costa  Está em curso 1 golpe,rasteiro,pra inviabilizar o Estado de SE financeiramente. Tem até analfabeto especialista em finanças. Crime político!

www.twitter.com/AndersonJPT  Errar é humano, assumir o erro é caráter…

www.twitter.com/Machu_Veio  As más companhias são como um mercado de peixe; a gente acaba se acostumando com o mau cheiro.

DO LEITOR

Vigilância sanitária
Do leitor Carlos Conceição (aracajufs@yahoo.com.br): “Ontem, dia 16/09/2012 me dirigi ao GBARBOSA ATACADÃO, e ao chegar na área de congelados e resfriados verifiquei que uma das câmaras frigoríficas (carnes verde) estava quente com barulho de motor funcionando. Surpreso, corri às outras câmaras e verifiquei que os materiais ali condicionados estavam muito pouco resfriados ou quase na temperatura ambiente. Ou seja, os perecíveis estavam fora do padrão exigido para consumo. E ainda, concluir junto a uma funcionária que os equipamentos são desligados todas as noite, com a desculpa de baratear os custos em detrimento da saúde das pessoas, que terminam comprando produtos que foram submetidos a condições impróprias ou em desacordo às normas internacionais de acondicionamento, conservação e comercialização. Um absurdo que precisa ser observado pela Vigilância Sanitária e outros órgãos fiscalizadores. É, o outrora GBARBOSA não mais faz respeitar a antiga máxima de orgulho de ser sergipano, por que nenhum respeito a rede têm por aqueles que fizeram alavancar à sua marca em nível nordestino e também nacional”;

Falta de ònibus
Ainda do leitor Carlos Conceição: “Problema diário, ontem (16) pela manhã (09h) fiquei mais de uma hora no terminal de atalaia esperando um ônibus da linha zona sul x aquárius. o por que dessa linha ser tão emblemática, ao ponto de nós moradores evitarmos sair no final de semana e em determinados horários à noite pela deficiência de transportes para atender à demanda do local? Fica o recado, pois nós moradores não suportamos mais essas situação, que chega ao absurdo no horário noturno, quando retornamos dos nossos trabalhos e da faculdade / ufs. Outro fator a se observar é o de aracaju ser uma das poucas capitais do país que não dispõe de linha regular que interligue os seus terminais rodoviários ao aeroporto. uma situação em desacordo ao planejamento turístico de qualquer cidade que se diga ou quer ser de potencial turístico”.

Santinho Robson Viana
De Marcio Barreto, Coordenação de campanha: “Em toda a eleição é comum que os candidatos proporcionais

confeccionem seus materiais de campanha com o candidato majoritário e parte sem o candidato majoritário, tendo em vista que o eleitor não é obrigado a votar nos candidatos da mesma coligação.Portanto, o suposto "eleitor" de Robson Viana que enviou a foto de um santinho sem o nome de Valadares Filho ficou decepcionado à toa, pois foram confeccionados materiais com o nome de Valadares Filho, como podemos observar no anexo (ao lado) .O interessante é que em toda eleição, esses "eleitores" se preocupam muito com Robson Viana, ao invés de ajudar efetivamente na campanha”.

Dezoito X Dezoito. Quem fez mais em 18 anos?
Do leitor Araújo: “Fala-se muito,  atualmente, em obras que foram feitas em mandatos anteriores, onde as leis orçamentárias e fiscais inexistiam ou eram bem mais flexíveis que nos dias atuais. Era bem mais fácil “administrar”. Gastava-se sem ter que justificar os gastos.Pois bem, dezoito anos se passaram (estamos no ocaso do último mandato) das gestões de Gama, Déda e Edvaldo. Dezoito anos foram os anos em que João Alves esteve no poder (4 anos de prefeito  + 2 anos de ministro – nomeado e mais 12 anos de governador do Estado).Torna-se mais plausível fazer uma singela comparação entre o grupo político que administra a nossa capital há 18 anos e os 18 anos em que João Alves teve em suas mãos condições de, direta ou indiretamente, melhorar nossa cidade.Então vejamos:
– quem reformou os mercados? Quem construiu o calçadão da 13 de julho?
Quem fez o viaduto do DIA? Quem fez as avenidas Pedro Valadares, Oviêdo Teixeira(!)…?
Quem urbanizou a av. são Paulo? Quem criou os hospitais da zona norte e zona sul? Quem criou o SAMU? Quem construiu (!) postos de saúde? Quem urbanizou e criou (!) praças?;
Quem revitalizou o parque da sementeira? Quem construiu (!) escolas? Quem construiu a orla por do sol? Quem construiu a orla do bairro industrial? Quem construiu (!) creches?
Quem construiu a orla da praia de Aruana e o banho doce? Quem fez a maior obra de desfavelamento de Aracaju na coroa do meio? Quem urbanizou o bairro Santa Maria?
Quem urbanizou o coqueiral? Quem criou maior programa de casas populares de Aracaju – PAR? 
Seria prudente que os eleitores e o povo em geral fossem lembrados dessas obras.
Ressalvando-se que quando governador, João Alves, boicotava as obras em Aracaju para não beneficiar os seus adversários.Por fim, salva-se  a orla. Único legado diferenciado do governo João Alves exclusivamente em Aracaju  (custo e qualidade à parte), e que vem sendo muito bem conservada pelo governo atual. Não esqueçamos que a passarela do caranguejo foi obra de Albano.
Assim vivo a me perguntar: Quem fez mais em 18 anos? Eu já sei. E você?
Já não está na hora de Valadares Filho dizer a população quem compõe o grupo que lhe apoia e dizer em alto e bom som: FOMOS NÓS QUE FIZEMOS”.

Trotes para o SAMU
Do leitor Carlos Alexander (drcarlosalexander@hotmail.com ): “Eu acredito que os chamados para o SAMU devem constar

obrigatoriamente de um número de telefone, e verificação por meio de um cadastro como o CPF ou CI para que seja confirmada a ocorrência. Não se trata de anonimato para proteção de uma testemunha, como no caso de ocorrências policiais.  Não se pode pregar a questão do anonimato, nestes casos. Quem anuncia uma ocorrência de saúde, tem até o mérito de contribuir na agilidade do atendimento, importantíssimo para vários desfechos de casos. Compartilhe essa idéia!”

Maria falando da terra Dura
Do leitor Marcos Simplicio dos Santos (marcosmss29@gmail.com): “No programa eleitoral de João faz tudo dessa segunda feira ele conseguiu superar todas suas mentiras, quando ele colocou no ar sua esposa senadora nada fez dizendo para o povo da terra dura e o bairro 17 de março que eles foram esquecidos pelos últimos governos, mais João estar chegando para construir casas para os pobres desses bairros. O que é isso? Quem foi que deu nova cara a terra dura elevou dignidade para aquela gente? Quem criou o bairro 17 de março? Foi João? Claro que não! É muita petulância desse casal, até o nome terra dura hoje quase ninguém fala, pois virou Santa Maria, graças aos últimos governos que investiram maciçamente no local. E Joãozinho faz tudo ainda tem a coragem de chamar os adversários de mentirosos”.

ARTIGO

O discurso do medo e do recrudescimento da ação policial: Iunes e João Alves

Thiago Santana*

O discurso fundado no medo da violência, no pânico generalizado, ligado diretamente à intensificação da ação policial ostensiva tem sido ventilado em Aracaju, nos últimos tempos, por dois personagens antigos: Coronel Iunes, comandante da Polícia Militar de Sergipe, e João Alves Filho, candidato à prefeitura da capital.

O Coronel Iunes, após tresloucados episódios de espancamentos (só!?) sumários, inclusive de familiares (irmã e genro), e depoimentos alusivos a execuções também sumárias (grosso modo, "A polícia faz o furo e Deus mata"), expressa a deficiência do bloco dirigido pelo PT no âmbito da segurança pública. Do PT e de toda a esquerda – observe-se.

A presença de Iunes no comando da Polícia é característica pela repressão e arbitrariedade, em que os fins justificam os meios. Ademais, é a manutenção de prestígio de direção militar antipopular e higienista, ao contrário do que a história do próprio PT propugnou.

O candidato João Alves, por sua vez, com seu histórico de afilhado da ditadura militar, de "A Missão" (grupo de extermínio forjado em seu governo) e proposta de militarização da Guarda Municipal, significa, na segurança pública, o que há de mais truculento e hostil ao povo pobre e às organizações populares.

Os que lutaram pela democracia ou que pareciam esboçar qualquer resistência foram violentados e mortos pela ditadura militar. Os pobres, do interior e da capital, acusados vagamente de roubo de gado, foram exterminados pela "A Missão". Não tiveram sequer direito ao devido processo legal e foram condenados sumariamente à bala. O que virão mais das ações de João Alves? O que se esperar? Quem será selecionado à morte?

É importante frisar que esse proceder é componente básico de seu projeto político. João Alves não se realiza sem sustentação militar para lhe prover. Tal como estabelece Ibarê Dantas, em Coronelismo e Dominação, é característico dos coronéis, além do domínio econômico e político, o uso de milícias armadas para a sujeição e dominação.

Em suma, por um lado, Iunes significa a explícita deficiência de um projeto político e, dentro do governo do PT, um quê de contradição e desafio para a construção de uma ordem democrática em que prevaleçam os militares afeitos à democracia.

Por outro lado, João Alves significa um projeto político construído com vistas à militarização e abafamento das questões sociais, em que deliberadamente se desperta todo o potencial que os Iunes podem ter.

*Membro do Instituto Braços – Centro de Defesa de Direitos Humanos em Sergipe.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Eu sou um caminhante lento, mas eu nunca caminho para trás”.
Abraham Lincoln.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais