A constante falta d’água já está tirando o sono do governo Mitidieri

O governo está seriamente preocupado que o péssimo serviço prestado pela empresa Iguá Sergipe provoque um sério estrago no projeto de reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD). Maior prova de que a luz vermelha foi acesa no Executivo são as constantes reuniões convocadas pelo governo com a direção da concessionária de água e esgoto. Em menos de 30 dias a direção da empresa foi convocada duas vezes em Palácio para explicar porque ainda não conseguiu melhorar os serviços antes prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O medo dos governistas é que a reação negativa da população contra a concessão atinja não apenas Mitidieri, mas as candidaturas proporcionais.  Temendo os efeitos negativos na campanha eleitoral que se avizinha, os deputados que aprovaram a “venda” da Deso estão cobrando ao governo providências contra a Iguá, exigindo a rápida melhoria do abastecimento d’água, principalmente no interior. Ninguém nega que a concessionária tem se virado nos trinta para entregar os serviços reclamados pele gente do povo, contudo é quase certo que ela não melhorará a distribuição de água até as eleições. Caso não consiga, a revolta popular pode naufragar o projeto de reeleição de Fábio Mitidieri e dos deputados governistas que, num piscar de olhos, aprovaram a “venda” do abastecimento e esgotamento sanitário de Sergipe. Quem viver, verá!

Solto nas capoeiras

O pré-candidato a senador Edvaldo Nogueira (PDT) tem batido as sete freguesias atrás de apoio político. Fora da chapa majoritária governista, embora trabalhe pela reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD), o pedetista está solto nas capoeiras. Ontem, o distinto foi à Capela prestigiar a procissão em louvor a Nossa Senhora da Purificação. No encontro que teve com aliados de Toninho Arimatéia, filho do ex-deputado estadual Antônio Arimatéia, Nogueira ressaltou a sua atuação como prefeito de Aracaju e apresentou propostas que, caso seja eleito, pretende apresentar no Senado. Como dizem no interior de Sergipe: De mansinho, Edvaldo vai comendo pelas beiradas. Aff Maria!

Romaria à Brasília

A abertura dos trabalhos legislativos do Senado e da Câmara Federal atraiu prefeitos e vereadores à Brasília, todos com um só objetivo: pedir aos deputados e senadores que coloquem emendas para seus municípios. Os gestores também aproveitaram para solicitar aos parlamentares que os acompanhassem aos gabinetes ministeriais visando reivindicar obras do governo federal. O esforço da bancada federal não é em vão. Agradecidos pela “mãozinha”, os prefeitos prometem apoiar as reeleições dos benfeitores. Como diz o ditado popular: uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto”. Marminino!

Cadê o dinheiro?

É grande o número de professores da rede estadual que ainda não receberam os precatórios do Fundef. Ontem, o Sindicato da categoria procurou, mais uma vez, a Secretaria da Educação na tentativa de solucionar o problema. Desde dezembro de 2025 que a SEED estipula prazos para pagar o que é de direito dos professores, mas até agora muitos educadores não viram a cor do dinheiro. Para a diretoria do Sintese, se a Educação não tem condições de efetuar o pagamento deve pedir socorro à Secretaria Estadual da Administração, pois o dinheiro do Fundef está na conta do governo Mitidieri desde o ano passado. Arre égua!

De feira em feira

Enquanto o governador Fábio Mitidieri (PSD) se apressa para entregar ao menos parte das promessas feitas na campanha de 2022, o agora elegível prefeito Valmir de Francisquinho (Republicanos) encontra tempo para fazer campanha. Além de administrar a Prefeitura de Itabaiana, o distinto tem visitado aliados políticos, prestigiado festas religiosas, frequentado as feiras livres, onde costuma afiar a faca nas bancas de carne, participado de vaquejadas e almoçado nas casas dos eleitores, pois ninguém é de ferro. Diante da disposição de Valmir, é bom Mitidieri botar os pés na estrada antes que a vaca vá pro o brejo. Misericórdia!

Voto obrigatório

Pesquisa sobre o voto obrigatório no Brasil revelou que 76% dos eleitores são contra, 21% são a favor, 1% preferiu não responder. A consulta também apurou que quanto mais idoso o eleitor, há uma leve tendência a ser contrário à obrigatoriedade do voto. Mais de um em cada dois entrevistados se posicionou favorável à candidatura avulsa, e menos de 20% declararam não saber ou preferiram não responder. Cruz, credo!

Fisco mobilizado

Os auditores tributários de Sergipe entraram em estado de mobilização após a Secretaria Estadual da Fazenda silenciar sobre a pauta de reivindicações apresentada pela categoria. Durante assembleia promovida pelo Sindifisco ficou decidido que será realizado, nessa quarta-feira, um café da manhã na sede da SEFAZ visando marcar o início da luta a ser travada em defesa dos direitos e da valorização dos auditores. O presidente do Sindifisco, José Antônio, informou que a secretária da Fazenda, Sarah Andreozzi, não respondeu o ofício sobre as reivindicações da categoria e sequer recebeu a diretoria do sindicato para tratar sobre as demandas apresentadas. Home vôte!

Relação abalada

Veja o que publicou no blog RO-acontece a experiente jornalista Rita Oliveira: “O pré-candidato ao Senado, André Moura (União), segue cumprindo agenda em Sergipe, nos finais de semana, sem participar de eventos do governo”. A coleguinha cita que, na última sexta-feira, foi notada a ausência de Moura no mutirão “Sergipe é Aqui” promovido pelo Executivo estadual em Santa Rosa de Lima. Em outra nota, Rita afirma haver quem acredite que o governador Fábio Mitidieri está com medo de André, “descontente com o isolamento e com a ingratidão, vá para o lado de Valmir de Francisquinho, que, com certeza, é um nome forte para o governo”.  Creindeuspai!

Volta ao batente

Após o recesso parlamentar, os vereadores de Aracaju retomam hoje às sessões plenárias na Câmara Municipal. A abertura da legislatura será prestigiada pela prefeita Emília Corrêa (Republicanos), que vai ler a mensagem do Executivo aracajuano. Ontem, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), prestigiou a abertura das sessões plenárias na Assembleia Legislativa, tendo lido a mensagem do governo para o último ano de mandato do pessedista. Ah, bom!

Botou a Iguá no pau

O condomínio residencial Alamedas do Sol, na zona sul de Aracaju, está processando a concessionária Iguá Sergipe por conta dos vários problemas no serviço de abastecimento d’água. Protocolada na 10ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, a ação denuncia cobrança da tarifa com valores diferentes do consumo; supressão do benefício de abatimento de 10 mil metros quadrados por unidade, anteriormente praticado; cobrança indevida de consumo mínimo no macromedidor; problemas relacionados à pressão do abastecimento e, naturalmente, a constante falta d’água nas torneiras. Pior é que o Alamedas do Sol não é o primeiro condomínio que bota a Iguá Sergipe no pau. Só Jesus na causa!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário de Sergipe, em 18 de abril de 1958.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais