A incômoda e persistente falta d’água nas torneiras dos sergipanos começa a virar uma sangria desatada. Dez em cada dez rodas de conversas abordam a crise hídrica, sendo que a maioria das pessoas culpa o governo por entregar um patrimônio do Estado à iniciativa privada e não ter resolvido a grave crise hídrica. Não se nega que a concessionária Iguá Sergipe tem se virado nos trinta para reduzir o sofrimento dos consumidores, porém dificilmente conseguirá acabar com a falta d’água antes das eleições deste ano. E é aí que a Jeripoca pode piar, principalmente se a frágil oposição ao governador souber transformar a gravíssima falta d’água no principal mote da próxima campanha eleitoral. Fará um estrado dos diabos se detalhar para os eleitores que a “venda” da Deso foi ótima para o governo e péssima para os sergipanos, que voltaram a conviver o retorno dos caminhões-pipa e a velha lata d’água na cabeça. Em isso ocorrendo, será difícil justificar que o Estado tenha enchido o cofre com a concessão de parte da Companhia de Saneamento, enquanto o povo permaneceu sem água nas torneiras. Decididamente, se a Iguá não acabar o quanto antes com o desabastecimento em Aracaju e no interior, a seca de votos pode naufragar a reeleição do governador Mitidieri. Simples assim!
Juntos, mas separados
A chapa montada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) para o Senado pode repetir o fracasso dos governistas em 1994. Naquele ano, os candidatos a senador José Carlos Teixeira (MDB) e Lourival Baptista (PFL) não pediam votos um para o outro e acabaram naufragando, num mortal abraço de afogados. No rega-bofe que ofereceu à imprensa, ontem, o pré-candidato a senador André Moura (União) reafirmou que nem sob tortura votará no parceiro de chapa Alessandro Vieira (MDB), que também já negou o voto ao “aliado”. Ora, se um não vota no outro, por que cargas d’água os sergipanos vão votar nessa dupla de cão e gato? Creindeuspai!
Governo dos mutirões
O governo estadual foi transferido, hoje, para São Miguel do Aleixo. Batizado de “Sergipe é Aqui”, o mutirão governista oferece o que o Estado não garante no dia a dia dos sergipanos. Enquanto o governador Fábio Mitidieri (PSD) e lideranças políticas distribuem tapinhas nas costas do eleitorado, servidores realizam atividades simples, como medição da pressão arterial e testes de glicemia. Estes governos itinerantes nunca deram resultados duradouros. Esbanjam, porém, um forte cunho eleitoreiro, na medida em que oferecem serviços básicos às mesmas pessoas pobres que passam a vida inteirinha mendigando ao governo uma simples consulta ou um exame médico. Só Jesus na causa!
MST reunido
Será encerado hoje, o 37º Encontro Estadual do MST Sergipe. Aberto na última terça-feira, no Centro de Formação e Capacitação Canudos, em Nossa Senhora do Socorro, o evento visa fortalecer a luta por justiça social e dignidade, reafirmar a organização popular e construir, coletivamente, os caminhos da reforma agrária popular. Segundo a coordenação do MST em Sergipe, somente a organização popular, a unidade da classe trabalhadora e a luta coletiva são capazes de derrotar o imperialismo e o fascismo. Aff Maria!
Sem dábliu ó
Engana-se quem pensa que o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), vai ganhar as próximas eleições por WO. Quem pensa assim é a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL). A ilustre foi às redes sociais falar sobre os comentários surgidos no meio político sobre a fotografia da reunião do Republicanos, partido comandado por ela no estado. “Não é a foto que incomoda, mas o que ela representa”, disse Emília. Por fim, a gestora afirmou saber separar política de politicagem e garantiu que agora em 2026 não vai ter dábliu ó. Marminino!
Enfim, na Papuda!
De tanto reclamar dos aposentos da Polícia Federal, o golpista Jair Bolsonaro ganhou uma cela na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Nesse novo endereço, o condenado a 27 anos de prisão por atentar contra a democracia tem como parceiros de infortúnio os também golpistas Anderson Torres e Silvinei Vasques. Este último ganhou o direito de passar umas longas férias na Papuda após ter quebrado a tornozeleira e fugido para o Paraguai, onde foi preso. É um fora da lei mais aplicado do que Bolsonaro, que perdeu o direito à prisão domiciliar por tentar romper a tornozeleira com um ferro de solda. Os bolsonaristas radicais de Sergipe devem ir em romaria visitar os três golpista “hospedados” na Papuda. Misericórdia!
Cadê a água?
Consumidores de Ribeirópolis reclamam que há mais de 10 dias não chega uma gota d’água nas torneiras, mesmo pagando regiamente por um serviço que não chega. Segundo o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), a crise hídrica vivida pelos ribeiropolitanos afeta todo o estado, num desrespeito aos sergipanos, pois “água é direito e a empresa Iguá Sergipe precisa assumir as suas responsabilidades”. Com a palavra os deputados governistas que aprovaram a concessão dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitários antes oferecidos pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Assim também já é demais também!
Camisa de ocasião
Petistas amicíssimo do governador Fábio Mitidieri (PSD), o deputado estadual Chico do Correio veste roupas de acordo com as ocasiões. Sempre que vai prestigiar solenidades promovidas pelo pessedista – adversário roxo do PT – o parlamentar traja camisa branca. Quando os encontros são com lideranças petistas ou aliados mais à esquerda, Chico não dispensa o vermelho. Outro dia, o distinto vestiu uma camisa rubra e colocou uma gravata da mesma cor para visitar, em Brasília, o gabinete do senador Rogerio Carvalho (PT). Já na inauguração da UTI do Hospital Estadual de Nossa Senhora da Glória, Chico trajou uma impecável camisa branca, a corpo da paz. Arre égua!
Valdevan em campanha
O ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) está em campanha pela presidência do Sindicato dos Motoristas Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo. Já tendo presidido o Sindimotoristas, o ex-parlamentar encabeça a chapa 2 – Resistência e Ação, que tenta derrubar a atual direção de uma das mais fortes entidades sindicais brasileiras. Impugnado como deputado sob a acusação de compra de votos, Valdevan Noventa tenta recomeçar politicamente se elegendo para a presidência do sindicato paulista. Então, tá!
Promessa descumprida
O Sindicato dos Médicos de Sergipe publicou no Instagram que o governo Mitidieri “volta a descumprir promessa” e mais de mil médicos credenciados seguem sem receber salários. De acordo com o Sindimed, além dos profissionais de medicina da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, “há relatos contundentes de atrasos também nos pagamentos dos médicos que atuam no Hospital Amparo de Maria, em Estância, e na Maternidade Zacarias Júnior, em Lagarto. Nesses casos, profissionais seguem sem receber os meses de outubro, novembro e dezembro” do ano passado. Com a palavra o secretário estadual da Saúde, Jardel Mitermayer. Home vôte!
Políticos de estimação
De um bebinho, numa bodega imunda da periferia de Aracaju: “Sergipe é um estado onde, em vez de cachorro e gato, a plebe rude e ignara prefere ter políticos de estimação, tais como os Mitidieri, Chagas, Moura, Franco, Rollemberg, et cetera e tal”. Arre égua!
Recorte de jornal
