A fome fez morada em Sergipe

Mais de metade da população sergipana tem dificuldade para se alimentar decentemente.  Segundo pesquisa do IBGE, Sergipe lidera o ranking de insegurança alimentar no Brasil. Algo em torno 126 mil pessoas no estado acordam sem saber de terão algo para comer ao longo do dia: estão literalmente passando fome. No entendimento do senador Rogério Carvalho (PT), o governador Fábio Mitidieri (PSD) “mostra a sua incompetência e falta de políticas públicas para resolver o problema da fome”. O petista lamenta o fato de a gestão do pedessista priorizar “a realização de festas e a contratação de cabos eleitorais em ano de eleição”. Por sua vez, o deputado estadual Geogeo Passos (Cidadania) questionou onde estão as políticas públicas prometidas pelo governo? “Não podemos nos calar e aceitar que essa vergonha continue aqui, pois temos plenas condições de enfrentar esse problema”, frisou o parlamentar cidadanista. É deveras lastimável que Sergipe lidere este horrendo campeonato. Cabe ao governador e seus auxiliares repensarem as políticas de fomento à economia, à geração de empregos e de assistência social, pois se nada for feito a tendência é este quadro se agravar. Pelo visto, não será promovendo festas voltadas à burguesia ou distribuindo quentinhas aos miseráveis de alguns municípios que o governo Mitidieri vai reduzir a insegurança alimentar, tirar Sergipe da liderança deste desumano ranking da fome. Só Jesus na causa!

Sob nova direção

O governador Fábio Mitidieri (PSD) e o vice Zezinho Sobral (PSB) estão de malas prontas para avionarem ao exterior. Hoje, o pessedista transmite o governo para o presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD), e embarca para os Estados Unidos, onde prestigiará a filha Ana Célia, que está se formando em cinema. Já o vice vai à Espanha participar de um evento ligado à educação. Jeferson será governador pelos próximos 11 dias, pois Mitidieri só deverá retornar à terrinha no dia 6 de maio.  Em abril de 2023, o presidente do Legislativo governou Sergipe por 10 dias em virtude das viagens de Mitidieri e Zezinho aos Estados Unidos. Ah, bom!

Bolsonaro na terrinha

E quem dar com os costados hoje em Aracaju é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, cancelou a viagem porque contraiu o vírus Influenza A. Aqui na terrinha o ex-presidente participa de uma motociata, fará discursos em cima de trios elétricos e se reúne com aliados e pré-candidatos do PL. Amanhã, o distinto toma café no mercado central de Aracaju e viaja à Brasília no fim da tarde. Esta é a primeira vez que Bolsonaro vem a Sergipe depois das eleições de 2022. Naquele pleito, o ex-presidente foi derrotado em Aracaju por Lula da Silva (PT) por uma diferença de 48.386 votos. Misericórdia!

Laranjeiras em festa

Laranjeiras estará em festa de hoje até o próximo domingo. Nestes três dias acontece a Micareme 2024, carnaval fora de época considerado uma das festas mais tradicionais e aguardadas pelos laranjeirenses. A cada ano, os blocos inovam, renovam, montam e remontam fantasias para surpreender o público e as torcidas, que lotam as ruas, praças e avenidas da cidade. Para esta sexta estão previstos shows de Sisal Roots, Teto, Banda Pressão, Nadson O Ferinha, Xand Avião e o Kanalha. Participe!

Novo livro na praça

O empresário Juliano César Souto lançou, ontem, o livro “Cultura Empresarial: reflexões, vivências e aprendizados”, que reproduz um pouco da trajetória desse sergipano bem sucedido, além de sua visão sobre a economia, educação e a vida. A obra literária traz ainda duas entrevistas com o foco no Brasil contemporâneo e uma justa homenagem ao pai de Juliano, o saudoso Raymundo Juliano Souto. toda a renda apurada com a venda do livro será revertida para o Externato São Francisco, em Aracaju. Legal!

Vai à luta

Luiz Roberto (PDT) deixa hoje a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura para se dedicar à pré-candidatura a prefeito de Aracaju. O ilustre tem como cabos eleitorais ninguém menos do que o prefeito da nossa Barbosópolis, Edvaldo Nogueira (PDT), e o governador Fábio Mitidieri (PSD). Pedessistas mais à direita, porém, defendem a pré-candidatura de Yandra de André (União). O vereador Fabiano Oliveira (PP), a secretária da Mulher Danielle Garcia (MDB) e a deputada federal Katarina Feitoza (PSD) também querem concorrer à Prefeitura com o apoio dos governistas. Home vôte!

Mala preta recheada

A classe política está de olho grande no bilionário Fundo Eleitoral, recheado com R$ 4,96 bilhões para serem gastos na próxima campanha para prefeitos e vereadores. Com uma mala preta oficial tão fornida, não faltará quem queira se travestir de candidato laranja para botar a mão grande no dinheiro do povo. Quem ouve cifra tão vultosa como a do Fundo pensa que o Brasil não tem milhões de desempregados e empresas falindo aos milhares. Cabe ao eleitor fiscalizar o uso desses recursos e denunciar à Justiça os políticos “mãos de visgo”, interessados apenas em se locupletar na campanha eleitoral que se avizinha. Crendeuspai!

Defesa do gás

O senador Laércio Oliveira (PP) defende que o Brasil aumente a produção de gás natural para possibilitar uma redução de preços do produto. Segundo o pepista, o valor do gás é um dos fatores para garantir a competividade das indústrias. Laércio entende que as novas ofertas de gás a partir do Rota 3, Projeto Raia e Sergipe Águas Profundas são essenciais, bem como a revisão das decisões de reinjeção do gás. “Isso tudo são horizontes que precisam estar muito perto da gente para que, de fato, as coisas aconteçam”, discursou. Então, tá!

Boa nova

Uma boa notícia sobre o Projeto Sergipe Águas Profundas: A Sudene acaba conceder incentivos fiscais à petrolífera para viabilizar a extração de gás no litoral sergipano. A Petrobras deve investir no “Sergipe Águas Profundas” R$ 20 bilhões até 2029, com a perspectiva de gerar 6,5 mil empregos diretos durante 20 anos. A Sudene acatou o pleito da estatal visando a redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica visando a implantação do projeto, que aumentará a oferta de gás no Brasil, criando uma nova fronteira no Nordeste. Supimpa!

Lesma lerda

Aqui pra nós e pra torcida do Flamengo: sai presidente e entra presidente, mas o Tribunal de Contas de Sergipe continua a lesma lerda de sempre. Quer um exemplo de como o TCE é devagar quase parando, apesar da super estrutura que apoia os conselheiros e conselheiras? Dos 25 processos julgados ontem pelo plenário do Tribunal, um dizia respeito às contas da Prefeitura de Estância relativas a 2016, portanto há oito anos. O ex-prefeito estanciano, Carlos Magno, que teve as contas finalmente aprovadas, já está até pensando em disputar as eleições novamente. Assim também já é demais também!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 30 de novembro de 1926
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais