A janela partidária expõe a falta de vergonha dos políticos

Já é grande entre os políticos o reboliço nos bastidores por conta da proximidade da janela partidária, que vigora em março próximo e permite a mudança de legenda sem o risco de perder o mandato. É preciso dizer que esse dispositivo da lei eleitoral virou um descarado trampolim para os políticos pularem a cerca, parte deles de olho unicamente em benefícios pessoais. Ao ser criada, o principal objetivo da janela partidária era permitir que o parlamentar em litígio com a sua sigla mudasse de endereço sem ser punido. Esperava-se, inclusive, que o suplicante batesse à porta de um partido com coloração ideológica parecida com a que estava deixando. Ledo engano! Aliás, foi-se o tempo em que o sujeito nascia e morria UDN ou PSD. Atualmente, a grande maioria dos vereadores dispostos a pular a cerca busca garantir a reeleição no pleito de outubro.  Portanto, a janela partidária serve principalmente para expor a falta de vergonha dos parlamentares que, em alguns casos, trocam de partido com a mesma facilidade como mudam de camisa. Só Jesus na causa!

Troca de lado

O PP decidiu apoiar a pré-candidatura de Airton Martins (PSD) a prefeito da Barra dos Coqueiros. Antes, o partido entregou a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. O anúncio de apoio ao ex-gestor foi feito durante reunião do diretório municipal do PP, prestigiada pelo mandachuva da sigla, senador Laércio Oliveira, pela ex-senadora Maria do Carmo Alves e o deputado estadual Adailton Martins (PSD), que vem a ser irmão do pré-candidato. Crendeuspai!

Abuso do poder

A atuação do Google e do Telegram contra o Projeto de Lei das Fake News configurou abuso de poder econômico e manipulação de informações. Foi o que concluiu a Polícia Federal. Autor do Projeto instituindo a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, o senador Alessandro Vieira (MDB) disse que alerta sobre o abuso das empresas desde o início da tramitação da propositura. Segundo o emedebista, o país precisa de uma legislação que proteja os usuários, sem colocar em risco a sua liberdade de expressão. Vieira defende a responsabilização das grandes empresas que dominam o mercado de tecnologia e inovação. Certíssimo!

Novo comunista

O médico e ex-vereador aracajuano Emerson Ferreira é o mais novo filiado do PCdoB. O ilustre chega à legenda comunista para compor a chapa proporcional da Federação PT/PV/PCdoB. Eleito para a Câmara de Aracaju em 2009 e 2016 pelo PT, doutor Emerson migrou para o Rede Solidariedade e depois para o PSB. Em 2016 disputou sem sucesso a Prefeitura da capital sergipana e, em 2018, concorreu ao governo de Sergipe. Nas eleições de 2022 tentou se eleger para a Assembleia, mas obteve pouco mais de 2.300 votos. Aff Maria!

Cerâmica de presente

O ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) festejou o presente que recebeu da tribo Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio (AL). O mimo foi entregue por Akanawá Kaykua, durante visita à sede do PSD em Aracaju. Os Kariri-Xocó têm na cerâmica a sua maior expressão cultural. Durante os períodos de crise vividos pelos indígenas foi neste trabalho que as mães de famílias sustentavam as casas, trocando as peças por alimentos ou vendendo nas cidades circunvizinhas. Akanawá disse que Chagas é um exemplo de gestor, “estando sempre aberto às demandas e ideias daqueles que o procuram”. Então, tá!

Rádio no ar

A Rádio Web do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe retomará as transmissões públicas neste mês. A emissora já está funcionando em caráter experimental, devendo o link para acesso ao público externo será disponibilizado brevemente no site do TRE. Reinaugurada ontem, pela presidente do Tribunal, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, a rádio foi criada em 2009 visando estreitar a comunicação da Justiça Eleitoral com o público externo e interno. Supimpa!

Aeroporto é a saída

Dita em tom de brincadeira, a afirmação “o melhor hospital de Sergipe é passagem de avião para São Paulo” tem sido seguida ao pé da letra por quem possui condições financeiras, além da classe política. Nada demais que se procure aos melhores centros médicos do país para se tratar, porém a constância como nossas autoridades descartam os hospitais particulares de Aracaju comprova a falta de confiança delas nestas unidades. Quanto à rede pública de saúde nem é bom falar, pois só recorre a ela o infeliz sem qualquer outra alternativa de tratamento. Misericórdia!

Aposta no Nordeste

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), defende que o Nordeste lidere nacionalmente a renovação energética. Durante a posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), como presidente do Consórcio Nordeste, o pessedista ressaltou que a região é rica em energia solar, eólica, hidrelétrica, além de possuir a maior termoelétrica da América Latina, instalada em Sergipe. De acordo com Fábio, o Nordeste cresceu e se desenvolveu, “mas precisa aparecer ainda mais para o Brasil e para o mundo”. Ah, bom!

Quer ser prefeito

Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas de Sergipe, o advogado Clóvis Barbosa (PT) é pré-candidato a prefeito de Aracaju. Entrevistado pelo radialista Marcos Aurélio, o causídico disse que o nome dele foi lançado pela tendência petista Avante, liderada em Sergipe por Dandara Vieira. Em 1990, Clóvis disputou pelo PSB uma cadeira no Senado. Foi votado por 5,52% dos eleitores, ficando bem atrás de Albano Franco (PMN), eleito senador com 64,64% dos votos. Marminino!

Produção maior

A Carmo Energy trabalha para produzir 20 mil barris/dia de petróleo até 2032 nos campos do Polo Carmópolis. É quase cinco vezes o volume de extração registrado quando assumiu as operações na Bacia de Sergipe, em dezembro de 2022. Segundo o gerente regulatório da Carmo, Philipe Passos, a intenção é voltar a produzir 10 mil barris/dia ainda no primeiro semestre de 2024. O nível é próximo aos 10,9 mil barris/dia de petróleo e 72,9 mil m³/d de gás natural que os ativos produziam quando a Petrobras anunciou a venda, em 2020. Legal!

Nova desembargadora

A juíza de Direito Simone de Oliveira Fraga é a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe. Ela foi escolhida, ontem, devendo ser empossada no próximo dia 21. A nova vaga foi aberta após aprovação da lei complementar 388 criando mais duas cadeiras no Pleno do TJ, que passou de 13 para 15 integrantes. A primeira vaga foi ocupada pelo magistrado João Hora, escolhido pelo critério de antiguidade. Titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Simone Fraga disputou a cadeira com outros oito juízes. Sucesso na nova empreitada!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 22 de junho de 1950
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais