A PM não tem culpa no erro do reconhecimento facial

O governo de Sergipe deveria ter defendido a Polícia, duramente criticada pelas falhas do sistema de reconhecimento facial. As imagens sobre a injusta detenção de um jovem, confundido por criminoso com mandado de prisão em aberto, mostram os militares em ação, porém escondem quem de fato manipula o sistema. Ao contrário do que se pensa e que o governo não esclareceu, o equipamento é totalmente controlado por uma empresa contratada pelo Executivo. Os policiais apenas recebem a informação sobre a localização do suspeito a ser detido. Pior: os agentes da lei não dispõem nem mesmo de um simples tablet para verificar, via internet, se realmente existe um mandado de prisão contra a pessoa em questão. Também seria interessante que o governo explicasse se, mesmo o serviço tendo sido suspenso, os contribuintes vão continuar pagando por ele. Ou o contrato também foi estancado até segunda ordem?  Por fim, é deverasmente lamentável que, apesar da saraivada de críticas da população à Polícia, nenhuma das associações representantes dos policiais tenha saído em defesa deles. Só Jesus na causa!

Braços cruzados

Os professores da rede estadual de ensino vão cruzar os braços, quarta e quinta-feira próximas, para cobrar do governo uma proposta às reivindicações da categoria, com destaque para a realização de concurso e pagamento de auxílios internet e tecnológico. O movimento também visa alertar o Executivo que os educadores estão atentos quanto ao próximo reajuste salarial. Tomara que o governo não queira repetir a esmola de 2,5% concedida a título de aumento no começo do ano passado. Crendeuspai!

Ó com um copo

Entre 20% a 22% dos moradores de Aracaju não concluíram o ensino médio, segundo informa o IBGE, com base em levantamento feito em 2023. De acordo com o vereador Eduardo Lima (Republicanos), como a capital sergipana tem um pouco mais de 600 mil habitantes, são cerca de 120 mil pessoas que têm dificuldades de ler e escrever. O parlamentar também revelou que o percentual de sergipanos nessa situação é de 11,2%, bem acima da média nacional (5,4%). O índice de Sergipe é um dos mais altos do país, ganhando apenas para Alagoas, Piauí, Paraíba, Ceará e Maranhão. Home vôte!

Jogaram a tolha

Alguns governistas já admitem que os liderados pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) não chegarão a um consenso em torno de um candidato a prefeito de Aracaju. Estes pessimistas reconhecem que os interesses pessoais de alguns terminarão por provocar um racha entre os situacionistas, com sérias consequências na campanha eleitoral deste ano e nos entendimentos para as eleições de 2026. Nem precisa dizer que os queixumes feitos à boca miúda pelos governistas soam como música nos ouvidos da oposição. Marminino!

Imóvel da gente

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), se encontrou com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Foi durante a 86ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece até hoje em Ribeirão Preto (SP). Durante o evento, Nogueira assinou um convênio referente ao “Imóvel da Gente”, programa de democratização de imóveis da União, lançado em fevereiro pelo Governo Federal. Aracaju é uma das cidades contempladas pela iniciativa federal, com a concessão ao município de quatro imóveis pertencentes à União. Então, tá!

Tapa na macaca

A PEC das drogas aprovada pelo Senado é inconstitucional, pois afronta ao artigo 5º da Constituição, uma cláusula pétrea de proteção de direitos e garantias fundamentais, que se dedica a proteger os cidadãos contra arbítrios do Estado. Quem garante isso é o advogado Erik Torquato, integrante da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas. Segundo o causídico, o artigo só poderia ser alterado para expandir tais proteções e garantias, jamais para restringi-las. Isso porque a Constituição não permite a diminuição e o retrocesso de direitos. Danôsse!

Quem avisa amigo é!

Os prefeitos devem se ligar na Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe contrair obrigações financeiras nos últimos dois quadrimestres no último ano de mandato. O alerta é de Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, procurador-geral do Ministério Público de Contas de Sergipe. Segundo o ilustre, essa orientação é essencial não apenas aos gestores municipais como às Coordenadorias de Inspeção do Tribunal de Contas de Sergipe. A proibição de se fazer despesas no período eleitoral visa garantir às próximas gestões uma situação financeira equilibrada. Ah, bom!

Reuniões petista

Os petistas têm duas reuniões agendadas para esta sexta-feira, em Aracaju, visando discutir as eleições municipais. A tendência Construindo um Novo Brasil, liderada pelo ministro Márcio Macêdo, se reunirá no Sindicato dos Professores Municipais, enquanto a corrente liderada pelo senador Rogério Carvalho e o deputado federal João Daniel vai se reunir na sede do partido. Segundo publica a experiente jornalista Rita Oliveira, a expectativa é que o PT tenha entre 28 e 32 pré-candidatos a prefeito e a vice em Sergipe, devendo esse número aumentar com os postulantes do PV e do PCdoB, que integram a federação partidária. Aff Maria!

Água pelo ladrão

O deputado estadual Chico dos Correios (PT) está preocupado com o sumiço da água tratada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O distinto levanta a suspeita de que parte do produto está sendo roubada entre a adutora e o destino no final: “Sai do rio três a quatro milhões de litros por mês, mas quando a Deso emite as faturas no final do mês só apura 50% do que foi produzido”. Para Chico, ou os vazamentos na adutora são astronômicos ou tem geste roubando água. Seja o que for, está evidente a falta de uma fiscalização mais rigorosa por parte da estatal. Misericórdia!

Quaquaraquaquá

A Câmara Municipal de Aracaju realizou, ontem, uma sessão extraordinária para aprovar as contas da Prefeitura no período 2002-2003, quando o gestor era o saudoso Marcelo Déda (PT). Portanto, há mais de 20 anos. O próprio presidente do Legislativo, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), reconheceu que mesmo se as contas do ex-prefeito petista apresentassem problemas a punibilidade já estava extinta. Ressalte-se que antes de chegarem à Câmara as contas da gestão Marcelo Déda já haviam recebido parecer favorável do Tribunal de Sergipe. Parece piada. Plagiando a saudosa amiga Thaís Bezerra, só pedindo meus sais aromáticos!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 18 de agosto de 1931
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais