Cada vez mais intensas, as discussões em torno das eleições deste ano deixam claro que o governo de Sergipe tem pouco tempo para honrar as promessas feitas em 2022. O próprio governador Fábio Mitidieri (PSD) contribui com os debates ao propagar que já está em campanha para a reeleição. Seguindo nessa toada, os políticos insinuam quais cargos pretendem disputar. Agora elegível, o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), deita e levanta pensando no governo. André Moura (União) sonha acordado com uma cadeira no Senado e o senador Rogério Carvalho (PT) costura a ida do PT para o palanque dos governistas. Por sua vez, o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), anda atrás de apoio para concorrer ao Senado. Ora, com tantos projetos políticos colocados nas ruas, o governador se sente forçado a reservar um bom espaço na agenda para discutir política e, principalmente, tentar evitar as desgastantes brigas internas, o fogo amigo. Nem precisa dizer que a movimentada pré-campanha já está afetando o fim do mandato de Fábio Mitidieri, com sérios prejuízos à população. Marminino!
De olho no Master
O senador Alessandro Vieira (MDB) integra a subcomissão que vai acompanhar as investigações relacionadas aos fatos e condutas atribuídas ao Banco Master, suspeito de fraudes bilionárias no mercado financeiro. O coordenador da subcomissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que o caso se trata da maior fraude bancária da história brasileira. A Polícia Federal vem investigando as operações irregulares realizadas pelo banco, como a suposta fraude na venda de carteiras de crédito do Master para o Banco de Brasília (BRB), que pode ultrapassar R$ 12 bilhões. Só Jesus na causa!
Alguém vai sobrar
O governador Fábio Mitidieri (PSD) não esconde que tem conversado muito com a cúpula do PT visando a construção de uma unidade política para as eleições deste ano. O fidalgo disse à jornalista Rita Oliveira que está “dialogando, de forma cordial, com o senador Rogério Carvalho, que tem procurado construir uma relação amistosa, respeitosa entendendo que o palanque de Lula, se for o desejo de todos, vai ter de ter unidade e vamos construir nesse sentido”. Subtende-se que, como a chapa majoritária só comporta dois candidatos ao Senado, caso esse entendimento com o PT se concretize, os governistas devem descartar Alessandro Vieira (MDB) ou André Moura (União), já anunciados por Mitidieri como seus pré-candidatos favoritos ao Senado. Home vôte!
Sexo no Carnaval
Atenção você que adora uma pegação no Carnaval: transar em público pode configurar crime. Segundo o artigo 233 da Constituição, a prática pode ser enquadrada como crime de ato obsceno. Apesar disso, a interpretação de um ato obsceno vai depender de quem prende, julga e acusa o caso. Ou seja, pode haver um entendimento mais conservador ou mais liberal. A pena para o ato obsceno é de detenção de três meses a um ano, ou multa. Portanto, beijo, abraço, mãos dadas, tudo isso tá liberado fazer em público durante a folia, mas quando o clima esquenta, é hora de ir para um local privado. Quem avisa, amigo é!
Faltou cuscuz
Alguns comunicadores que foram, ontem, ao ‘Café ponto Gov’ oferecido à imprensa pelo governo Mitidieri deixaram o local reclamando da falta de cuscuz, inhame, macaxeira, da saborosa carne do sol e de outros quitutes naturalmente servidos nos saborosos cafés nordestinos. Muitos coleguinhas deixaram o local do rega-bofe prometendo encher a pança em casa antes de irem ao próximo ‘Café ponto Gov’. Mas se faltou os alimentos tão reclamados, sobrou blá-blá-blá, pois o governador falou mais de uma hora sobre as ações de sua gestão. Para os queixosos, o Café ponto Gov teve mais cara de um coffee break. Misericórdia!
Exonerado a pedido
A exoneração do comissionado Fábio Valadares pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), gerou especulações sobre um possível rompimento da gestora com o deputado federal Rodrigo Valadares (União), irmão do “desempregado”. Segundo os comentários, o cartão vermelho dado ao distinto ocorreu porque a vereadora Moana Valadares (PL) ameaçou romper com o grupo liderado por Emília se ela retirar o apoio à pré-candidatura de Rodrigo ao Senado. Oficialmente, porém, a informação é que Fábio pediu para ser exonerado porque casou com uma paulista e vai morar em São Paulo. Pelo sim e pelo não, é bom a secretária municipal Simone Valadares – mãe de Rodrigo – começar a arrumar as gavetas. Creindeuspai!
Capital do agronegócio
Durante quatro dias Itabaiana será a capital do agronegócio. Aberta ontem, a Sealba Show 2026 acontecerá até o próximo sábado no Parque Cunha Menezes. Em 2025, a feira movimentou mais de R$ 360 milhões em negócios e recebeu mais de 60 mil visitantes. Para este ano, a expectativa é superar esses números. Isso se reflete diretamente na economia local, com hotéis lotados, bares e restaurantes cheios e comércio aquecido em Itabaiana e região. O evento reúne produtores, empresas, instituições financeiras, técnicos e gestores públicos, funcionando como um espaço de conexão entre produção, tecnologia e mercado. Participe!
Cadê o dinheiro?
O deputado Georgeo Passos (Cidadania) está cobrando ao governador Fábio Mitidieri (PSD) que cumpra a promessa feita na campanha de 2022 e mande pagar a gratificação de periculosidade aos policiais civis e miliares. O parlamentar afirmou que graças ao trabalho dos profissionais de segurança Sergipe aparece hoje como o estado mais seguro do Nordeste. Segundo o deputado, o percentual referente à ratificação de periculosidade que chega no contracheque dos policiais está na casa de 10,5%, bem inferior aos 30% prometidos pelo governador Mitidieri. Aff Maria!
Salvem o Vaza-barris!
‘Responsabilidade Socioambiental dos Órgãos Públicos para Salvar o Rio Vaza-Barris e os Manguezais’ é o tema da audiência pública agendada para a próxima quarta-feira no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Convocado pela vereadora Sônia Meire (Psol), o evento visa debater os problemas dos bairros da antiga Zona de Expansão, a especulação imobiliária e os investimentos econômicos de grande porte que vem explorando, de forma predatória, o meio ambiente, com destaque para a devastação do mangue. Também está na pauta a obra de macrodrenagem da região sul de Aracaju que tem provocado ataques à fauna e flora. Cruz, credo!
Prepare o bolso
Quem está pensando em promover eventos nas rodovias estaduais de Sergipe é bom preparar o bolso, pois o governo Mitidieri está cobrando uma taxa para o uso desses espaços públicos. Estão sujeitas à cobrança pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER) as cavalgadas, corridas de rua, pedaladas, et cetera e tal. A portaria do DER isentas da taxa as procissões e romarias religiosas. Ao ficar sabendo de mais essa cobrança do Executivo, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) disse ser “incrível como o governo Mitidieri só enxerga o povo como fonte de arrecadação”. Arre égua!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Folha de Sergipe, em 29de novembro de 1908.
