Os planos de contingência para conter as seguidas crises na saúde pública de Sergipe estão virando uma perigosa rotina. Ontem mesmo, o governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciou mais um desses “tapa buracos” para reduzir a falta de leitos no Hospital da Criança. No mês passado, o governo recorreu a um mutirão idêntico para estancar a crise da ortopedia. Ressalte-se que esses tais planos só ocorrem após o caos ser denunciado pela oposição e pelas vítimas da falta de atendimento hospitalar. Em outubro do ano passado, a Sociedade Sergipana de Pediatria e o Sindicato dos Médicos denunciaram que Sergipe corria o risco de figurar como o primeiro do país em mortalidade infantil. Sem exageros, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) comparou o elevado número de óbitos infantis no estado à quantidade de crianças mortas na guerra entre Israel e a Palestina. Na época, o presidente do Sindimed, Helton Monteiro, alertou “os gestores que, ao invés de estarem preocupados com festas, façam com que o SUS chegue às populações mais miseráveis”. E o médico ainda mandou um recado ao governo: “Saúde pública não se faz com oba-oba de um dia”. Seguramente, os constantes planos de contingência não evitarão que a Secretaria da Saúde continue funcionando aos trancos e barrancos. Misericórdia!
Pesquisa suspeita
O juiz eleitoral Sérgio Lucas suspendeu a pesquisa de intenção de votos nas eleições para a Prefeitura de Aracaju. Motivo: falta de confiabilidade da Impressos Designer Pesquisas & Serviços (IDPS). Além de a empresa contratada pelo PL por R$ 20 mil não ser registrada no Conselho Regional de Estatística – uma exigência legal – a representação movida pelo PDT apontou inconsistências no plano amostral e ponderação da pesquisa, resultando na impossibilidade de verificar a representatividade dos dados. O magistrado estabeleceu multa de R$ 53,2 mil para o caso de divulgação da consulta. Home vôte!
Sobrou para a imprensa
O PT de Sergipe enxerga a imprensa da terrinha como adversária por ter “sido alvo recorrente de manchetes de fofoca na mídia sergipana que, aparentemente, tem um apreço especial em expor a sigla”. Por conta desse entendimento, o partido diz ter “mantido o respeito às instâncias partidárias e a todos os seus militantes ao não usar os meios de comunicação como palanque”. Por fim, a legenda da estrelinha afirma repudiar com veemência “o uso do oportunismo midiático para manchar a imagem do PT com inverdades”. Danôsse!
Fiquem atentos
É bom a classe política sergipana ficar atenta para que a mudança no comando da Petrobras não afete o Projeto Sergipe Águas Profundas. Sempre é bom lembrar que a estatal já adiou mais de uma vez a data para receber propostas das licitações visando a contratação das plataformas que atuarão na costa sergipana. Aliás, no último adiamento, ocorrido em fevereiro deste ano, o senador Laércio Oliveira (PP) disse que “o que se percebe desses movimentos é o interesse da Petrobras em limitar a oferta de gás nacional, buscando manter a necessidade de volumes de GNL importado para usá-lo como referência do preço praticado no Brasil”. Crendeuspai!
Me dá um dinheiro aí!
Diferente dos servidores estaduais da administração direta e das fundações de saúde, que recebem este mês um reajuste salarial de, respectivamente, 10% e 7,5%, quem trabalha nas estatais não sabe quando terá aumento dos caraminguás. E pelo visto os empregados das Emgetis, Coderse, Emdagro, Codise, etcétera e tal ainda terão que aguardar mais um pouquinho pelo benefício. Questionada sobre quando será concedido o reajuste salarial ao pessoal das empresas públicas, uma fonte do governo foi curta e grossa: “Está na fila de análise do governador” Fábio Mitidieri (PSD). Aff Maria!
Sergipana ilustre
A vitoriosa empresária do ramo varejista Luiza Helena Trajano é a mais nova cidadã sergipana. A ilustre recebeu a homenagem, ontem, na Assembleia Legislativa. Autor do projeto, o deputado Adailton Martins (PSD) disse que a nova filha de Sergipe “é uma figura única e fora da curva no meio empresarial”. Por sua vez, Trajano afirmou que se sente muito contente por poder trabalhar para gerar emprego e renda. “Ser cidadã sergipana aumenta e muito a responsabilidade”, discursou. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, composto por empresárias, esta paulista nascida em Franca, preside o Conselho de Administração do grupo Magazine Luiza. Supimpa!
Sob nova direção
O jornalista Elton Coelho é o novo secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju. O distinto substituiu o também jornalista e publicitário Carlos Cauê, que deixou o cargo para assumir o marketing da campanha do pré-candidato a prefeito Luiz Roberto. Elton, que respondia pela direção de comunicação da Secom, anunciou que seguirá com o objetivo de sempre: ampliar a relação com o povo de Aracaju, “esperando continuar sendo um elo entre a comunidade e os nossos valiosos órgãos de comunicação”. Ah, bom!
Xô, censura!
O Supremo Tribunal Federal reconheceu, ontem, o chamado “assédio judicial” contra jornalistas e veículos de imprensa. A Corte confirmou ser ilegal ajuizar inúmeras ações para constranger ou dificultar o exercício da profissão. Pelo entendimento, as ações nas quais pessoas citadas em reportagens buscam indenizações devem ser julgadas na cidade onde o acusado mora. Os ministros também aprovaram que a responsabilização de jornalistas e veículos só deve ocorrer em caso de dolo ou culpa grave, quando se verifica a intenção de prejudicar a pessoa citada. E viva a liberdade de imprensa. Amém!
Xingó na berlinda
O Ministério Público Federal acompanhará, hoje, a reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no Recife. Os técnicos vão analisar a admissibilidade do Procedimento de Resolução de Conflito de Uso dos Recursos Hídricos, em razão das intensas variações na vazão do rio causadas pela Hidrelétrica de Xingó. O Ministério Público alega que a gestão do uso das águas através do controle das comportas está prejudicando o rio e, muito fortemente, a comunidade ribeirinha, que perde seu sustento e vê a qualidade da água se deteriorar. Cruz, credo!
PT em pé de guerra
O PT está lavando a roupa suja em público. Ontem, o partido divulgou nota de repúdio após a petista Eliane Aquino ter revelado numa emissora de rádio que, há muito tempo, não fala com o senador Rogério Carvalho, o deputado federal João Daniel e o vereador aracajuano Camilo Daniel. Eliane disse não considerar companheiro quem mente e quer destrui-la politicamente. A nota, assinada por João Daniel e Jeferson Lima, respectivamente, presidentes estadual e municipal do PT, considera as “acusações graves e enfatizamos que é absolutamente inconveniente ofender as pessoas e a honra de correligionários por desavenças políticas”. Santo Cristo!
Sessão de autógrafos
A professora doutora Yolanda Dantas de Oliveira lança, nesta quinta-feira, o livro Velas do Velho Chico. De forma leve, poética e com imagens lúdicas, a escritora resgata lembranças de quando velas coloridas, com movimentos guiados pela força do vento, para além do transporte de pessoas e mercadorias, ofereciam aos ribeirinhos um espetáculo de alegria e beleza, pelas águas do Rio São Francisco. A sessão de autógrafos está agendada para começar às 17h30, na Biblioteca Pública Epifânio Dória, no bairro Treze de Julho, em Aracaju. Prestigie!
Recorte de jornal