A decisão do senador Alessandro Vieira (MDB) de sair por aí de mãos dadas com o adversário André Moura (União) pode ser muito traumática para os dois. O que mais se ouve pelas esquinas de Sergipe é a pergunta: Quem mudou, André ou Alessandro? E o questionamento tem razão de ser, pois o senador vivia denegrindo a imagem do hoje aliado. Outro dia, Vieira disse que não faz “acordos com corruptos” e que Moura só não foi preso porque “confessou os crimes que cometeu”. Já André acusou o senador de fazer hoje “aquilo que sempre criticou: barganha política em troca de apoio à sua reeleição”. Nunca é demais lembrar as eleições de 1994, quando a desunião entre os candidatos governistas ao Senado, Lourival Baptista e José Carlos Teixeira, resultou nas eleições de Antônio Carlos Valadares e Zé Eduardo Dutra. Ressalte-se que Alessandro se elegeu em 2018 muito graças a desarmonia entre os candidatos a senador do lado da situação, incluindo aí o próprio André. Ora, depois que Vieira e Moura já terem declarado que um não vota no outro nem que a vaca tussa, por que diabos os sergipanos sairiam de casa para eleger uma dupla tão desunida? Portanto, se a reação popular contrária a esse arranjo político virar uma sangria desatada, a estranha aliança entre Alessandro e André pode acabar num mortal abraço de afogados. Quem viver, verá!
Falando só
Após ter sacramentado a chapa majoritária com as pré-candidaturas ao Senado de Alessandro Vieira (MDB) e André Moura (União), o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), deixou o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), falando sozinho. Rejeitado pelo aliado pessedista, só restou ao ex-gestor aracajuano dizer que segue pré-candidato a senador visando “fazer ainda mais por Sergipe e pelo Brasil”. Nogueira garante que a sua vivência política o ajudará a impulsionar o crescimento de Sergipe “e defender, com responsabilidade e dedicação, os interesses do nosso povo”. Só Jesus na causa!
Defesa de preso
O jornal O Globo informou que o secretário de Governo do Rio de Janeiro, André Moura (União), telefonou para deputados estaduais orientando o voto favorável à libertação do presidente da Assembleia Legislativa fluminense, Rodrigo Bacellar (União). O parlamentar é acusado de vazar informações sigilosas sobre a Operação Zargun, que prendeu o também deputado estadual TH Joias (União). Já o jornal Valor Econômico noticiou que, tão logo chegou ao Rio, ontem, André telefonou para alguns deputados, pressionando-os a votarem para revogar a prisão de Bacellar. O que será que o senador e delegado de polícia Alessandro Vieira (MDB), o mais novo aliado de Moura, acha de tudo isso? Creindeuspai!
Licitação já era
A Justiça anulou integralmente a licitação feita Prefeitura sobre o transporte coletivo na Grande Aracaju. A decisão foi tomada após o Ministério Público apontar irregularidades como falhas técnicas, ausência de informações essenciais, riscos de direcionamento e indícios de superfaturamento. Segundo a prefeita Emília Corrêa (PL), que sempre foi contra a licitação feita pela gestão passada, será possível fazer uma nova concorrência pública “sem punir o usuário. Vamos ter condições de apresentar um modelo que realmente melhore o transporte, com mais transparência, mais segurança e com uma tarifa mais justa”, promete. Misericórdia!
Visita de cortesia
O senador Rogério Carvalho (PT) fez uma visita de cortesia ao ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (Pode), que se submeteu recentemente a uma cirurgia de próstata. O petista afirmou que a conversa entre os dois tratou sobre memória, política e esperança: “Conversamos sobre Sergipe, sobre nossos caminhos e sobre os desafios que ainda movem nossa vida pública”, afirmou Rogério após deixar a casa de Belivaldo, em Simão Dias. O prefeito daquele município, Cristiano Viana (PT), também participou do animado bate-papo. Ah, bom!
Volta ao batente
Após uma semana sem atividades em plenário, a Assembleia Legislativa retoma hoje os trabalhos parlamentares. É que, entre os dias 3 e 5 passados, vários deputados e deputadas foram a Bento Gonçalves (RS) prestigiar da 28ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Além de terem participado de discussões sobre inteligência artificial e questões climáticas, os representantes sergipanos elegeram o deputado Vilmar Zanchin (MDB-RS) para a presidência da entidade no biênio 2026–2027. Marminino!
Abandonou o ninho
Quem acabou de trocar de partido foi o ex-senador Eduardo Amorim. O distinto renunciou a presidência do PSDB em Sergipe para se filiar ao Republicanos, tendo assumido a vice-presidência estadual. Com a saída de Amorim, a legenda tucana perdeu seu nome mais destacado e ainda não definiu quem o substituirá. Pré-candidato ao Senado, o ex-tucano acompanhou a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que trocou o PL do presidiário Jair Bolsonaro pelo Republicanos. Antes dela, os prefeitos de Itabaiana e Areia Branca, respectivamente, Valmir de Francisquinho e Talysson Costa, já haviam deixado o PL e se filiado ao Republicanos. Deus é mais!
Dia de posse
Está agendada para hoje a posse do estanciano Mário Dias na superintendência da Codevasf em Sergipe. O ilustre vai substituir Thomas Jefferson, o “Jeko”, que havia sido indicado pelo ex-deputado federal André Moura (União). Mário Dias se apresenta no Instagram como produtor cultural e radialista, tendo atuando como assessor de Macêdo quando este era ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Comenta-se pelas esquinas de Sergipe que o senador Rogério Carvalho (PT) tentou indicar um nome para a Codevasf, porém foi atropelado por Márcio. Home vôte!
Gado ferrado
Tal qual os fazendeiros, que reúnem a vaqueirama para ferrar o rebanho bovino, os pré-candidatos às eleições de 2026 estão se encontrando com lideranças políticas parar marcar o eleitorado. Quem melhor se sair nesta fase de delimitar território, terá mais chances nas urnas. Ainda é modesta a oferta de dinheiro vivo aos coronéis dos grotões, pois o período de compra verdadeiramente dita só começa no próximo ano. Lamentavelmente, para boa parte dos políticos o povo não passa de um rebanho bovino em fase de engorda para ser abatido nas eleições. Arre égua!
De olho na santa
Muitos políticos aproveitaram as comemorações pela passagem do Dia de Nossa Senhora da Conceição para avaliar a quantas anda a receptividade deles junto ao eleitorado. A maioria prestigiou as missas e procissão promovidas em Aracaju pela igreja católica, enquanto outros foram a Porto da Folha para participar das homenagens à santa padroeira daquele município sergipano. Entre os que participaram da festa religiosa no sertão sergipano estavam os deputados federais Thiago de Joaldo (PP) e Katarina Feitoza (PSD). O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), optou em permanecer no município onde prestigiou a festa para a Imaculada Conceição no bairro Miguel Teles de Mendonça. Aff Maria!
Recorte de jornal
