Andrezistas querem muito mais do que apenas o voto de Mitidieri

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), precisa convencer os prefeitos e lideranças de seu partido a votarem no pré-candidato a senador André Moura (União). Após ele ter afirmando que pessoalmente vota e apoia o mandachuva do União Brasil, andrezistas se apressaram em lembrar que “isso é muito pouco” e ressaltam que boa parte do PSD já aderiu a outros pretendentes ao Senado. Aliás, o próprio governador visitou esta semana o senador e candidato à reeleição Rogério Carvalho (PT) e fez questão de ser fotografado ao lado dele. Os aliados de Moura entenderam a troca de afagos entre os dois outrora adversários como uma sinalização de apoio do gestor sergipano ao petista, visando contar com o presidente Lula (PT) no palanque governista. Na verdade, a falta de unidade dentro do PSD em torno da pré-candidatura de André pode provocar o estouro da boiada na canoa da situação, com sérias consequências para o projeto de reeleição do gestor estadual. Isso ocorrerá se parte dos andrezistas insatisfeitos pular para o barco da oposição, que pode ter como candidato ao governo o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), o mesmo que teve quase o dobro dos votos de Mitidieri no primeiro torno das eleições de 2022. Creindeuspai!

Apoio de deputados

Dirigentes sindicais que integram o Fórum Permanente dos Servidores Públicos Estaduais estiveram, ontem, na Assembleia Legislativa para mobilizar os deputados em torno de uma Política Permanente de Revisão Salarial Constitucional. Esta reivindicação, já feita por eles ao governo estadual, inclui a definição de 1º de janeiro como data-base e a criação de uma Mesa Permanente de Negociação. Segundo o presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco), José Antônio, a proposta do Fórum visa instituir uma regra constitucional objetiva para o cálculo do percentual mínimo de revisão anual. Ah, bom!

Emendas em debate

O Tribunal de Contas de Sergipe realiza, hoje, o encontro técnico “Emendas Parlamentares – Diretrizes para a atuação dos controladores municipais”. O evento ocorre após as mudanças normativas decorrentes de decisão do Supremo Tribunal Federal. Pela determinação do STF, estados, Distrito Federal e municípios devem adotar o mesmo padrão de transparência e rastreabilidade já exigido para as emendas parlamentares federais. Segundo o TCE, o encontro de hoje visa orientar os controladores internos quanto às mudanças trazidas pela decisão do Supremo, fortalecendo a atuação preventiva, o controle e a transparência na aplicação dos recursos públicos.​ Então, tá!

Cadê a água?

Os moradores do povoado Cardoso, município de São Cristóvão, estão tiriricas de raiva com a concessionária Iguá Sergipe por causa da péssima qualidade da água distribuída na localidade. Segundo a deputada estadual Linda Brasil (Psol), a falta de acesso à água de qualidade tem afetado diretamente a dignidade das famílias daquele povoado. Os consumidores do “Cardoso” garantem que a água é barrenta e salobra, além de causar problemas à saúde, principalmente das crianças. Com a palavra os responsáveis pela concessão dos serviços de água e esgoto antes prestados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Misericórdia!

De braços dados

Do senador e candidato à reeleição Rogério Carvalho (PT) após se reunir em Brasília com o governador Fábio Mitidieri (PSD): “Foi um encontro marcado pela disposição mútua de contribuir com o desenvolvimento de Sergipe, sobretudo naquilo que impacta diretamente a vida de quem mais precisa”. E o petista prosseguiu: “Nosso foco é fortalecer o desenvolvimento do estado, impulsionar a geração de empregos e garantir mais qualidade de vida para o povo sergipano. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso para que Sergipe avance cada vez mais”, discursou. Te cuida, André!

Operação Cajueiro

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei instituindo o Dia Municipal para Rememorar a Resistência contra a Ditadura Militar, ocorrida entre 1964 e 1985. A data escolhida pela autora do projeto, vereadora Sônia Meire (Psol), foi 20 de fevereiro, quando é lembrado o início da fatídica Operação Cajueiro. Ocorrido em 1976, este triste episódio é considerado um dos mais violentos da ditadura militar em Sergipe. A criminosa iniciativa visava eliminar o Partido Comunista Brasileiro, tendo prendido e torturado 25 sergipanos nas dependências do quartel do Exército, em Aracaju. Home vôte!

Lista tríplice do TJ

O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe vai eleger, hoje, a lista tríplice da qual sairá o novo desembargador entre os seis nomes anteriormente eleitos pelos advogados sergipanos. Concorrem à vaga os causídicos América Cardoso Barreto Lima Nejaim, Carla Caroline de Oliveira Silva, Fabiano Freire Feitosa, Kleidson Nascimento dos Santos, Márcio Macedo Conrado e Marília de Almeida Menezes. Caberá ao governador Fábio Mitidieri (PSD) escolher o novo integrante do Pleno do TJ entre os três mais votados pelos desembargadores. O futuro magistrado substituirá Luiz Mendonça, punido com a aposentadoria após ter sido acusado pela Polícia Federal de venda de sentenças judiciais e de compor uma organização criminosa. Arre égua!

Leite proibido

Os deputados estaduais Marcos Oliveira (PL), Ibrain de Valmir (PV) e Chico do Correio (PT) querem proibir em Sergipe a importação de leite em pó ou reduzi-la em cerca de 50%. O objetivo da proibição pretendida pelos três parlamentares é fortalecer os produtores de leite do estado, que enfrentam uma séria concorrência com o produto em pó que chega em Sergipe. Antes de apresentarem na Assembleia um projeto de lei contra a importação do leite em pó, os deputados vão realizar uma audiência pública para discutir o assunto e as bases da propositura. Só Jesus na causa!

Candidata novamente

A sindicalista Vera Lúcia (PSTU), uma pernambucana de nascimento e sergipana por adoção, é pré-candidata a governadora de São Paulo. O partido dela afirma que a ex-operária de uma fábrica de calçados “é uma alternativa da classe trabalhadora, socialista e revolucionária, diante da polarização entre o bolsonarismo e a frente ampla comandada pelo PT”. A persistente Vera Lúcia já se candidatou a vereadora, vice e prefeita de Aracaju, vice e governadora de Sergipe, além de deputada federal e presente da República. Quem sabe um dia a distinta não se elege, né? Aff Maria!

Samba da falta d’água

O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) está divulgando nas redes sociais o que chama de o novo hit do verão, que critica a constante falta d’água em Sergipe. O samba enredo pergunta cadê a água à concessionária Iguá, exibe imagens de pessoas protestando contra a grave crise hídrica e destaca um trecho de uma fala do governador Fábio Mitidieri (PSD) prometendo a um radialista que “se faltar água na sua casa, vou lhe oferecer um banheiro, tá bom?”. Deus é mais!

Recorte de jornal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 17 de janeiro de 1919.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários