Apesar da bancada federal de Sergipe, a nossa UFS é nota dez

Os cursos de Medicina da Universidade Federal de Sergipe em Aracaju e Lagarto obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. Esse brilhante resultado chega pouco depois de a bancada federal de Sergipe ter virado as costas para aquela importante instituição de ensino, não colocando uma única emenda em seu favor no Orçamento da União para 2026. Aliás, esta foi a primeira vez em 10 anos que os três senadores e os oito deputados sergipanos ignoraram a importância da nossa UFS para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Portanto, o resultado do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, anunciado ontem pelo Ministério da Educação, funcionou como um tapa de pelica na bancada federal de Sergipe. Tomara que os sergipanos que reconhecem a excelência de nossa Universidade punam nas urnas a bancada federal que fez vista grossa à uma instituição de ensino que tanto nos orgulha. Home vôte!

Acusação grave

Para evitar bate-boca feio, evitem convidar para o mesmo rega-bofe o prefeito de Propriá, Luciano de Menininha (PP), e os radialistas André Fontes e Thiago Reis. Os dois comunicadores ameaçam ir à Justiça para o gestor provar que ambos o estão criticando numa emissora de rádio porque, segundo Luciano, querem dinheiro da Prefeitura “e eu não vou dar”. Vale ressaltar, que na campanha de 2024 André Fontes e Thiago Reis foram importantes cabos eleitorais do prefeito propriaense. Aff Maria!

Governo pífio

Veja o que o jornalista Gilvan Manoel publicou no Jornal do Dia: “Apesar da falta de definição de adversários à direita ou à esquerda, o governador Fábio Mitidieri (PSD) não deverá ter uma reeleição fácil. Seu governo é pífio, sem qualquer obra relevante, trata mal os servidores públicos e vendeu a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) apenas para fazer caixa. Os serviços oferecidos pela Iguá Saneamento, que adquiriu a concessão, são tão deficientes quanto os da Deso e a falta de água é persistente, inclusive nas áreas mais pobres da capital sergipana”. Misericórdia!

Lados opostos

O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD) e o mano dele, deputado federal Fábio Reis (PSD), anunciaram apoio à reeleição do senador Alessandro Vieira (MDB). Aliados de primeira hora do governador Fábio Mitidieri (PSD), os dois irmãos preferiram não apoiar o pré-candidato governista ao Senado, André Moura (União), optando pelo senador oposicionista Rogério Carvalho (PT). As preferências dos dois políticos lagartenses permitem suspeitar que, embora na mesma chapa de Mitidieri, os desafetos Alessandro e André vão trilhar caminhos diferentes e, provavelmente, lavar roupa suja durante a campanha. Arre égua!

Viva o vovô Fusca

Neste 20 de janeiro os entusiastas e colecionadores de carros antigos festejam o Dia Nacional do Fusca. A data remete ao 20 de janeiro de 1959, quando o popular “Besouro” passou a ser fabricado no Brasil pela Volkswagen. De lá para cá, foram décadas de história de um automóvel que está na memória afetiva de gerações. A produção do fusca seguiu até 1986, tendo ganhado uma inusitada sobrevida em 1993. Naquele ano, o presidente Itamar Franco pediu à Volkswagen que voltasse a oferecer um carro popular. A empresa atendeu e voltou a produzir o icônico modelo até 1996. Supimpa!

Pedra no sapato

O deputado federal Thiago e Joaldo (PP) é uma pedra no sapato do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Ontem, o pessedista deixou claro que as críticas feitas a ele pelo hoje adversário estão lhe tirado o sono. Ao inaugurar uma escola em Itabaianinha, Mitidieri reclamou porque o deputado não colocou qualquer emenda ao Orçamento da União para obras de recuperação das rodovias estaduais. A queixa tem razão de ser, pois Thiago de Joaldo vive alardeando com razão que a recuperação da malha viária sergipana  anda a passo de cágado. Deus é mais!

Arrumando a casa

E quem deu com os costados, ontem, em Aracaju foi o prefeito do Recife, João Campos. Na condição de presidente nacional do PSB, o distinto veio à terrinha conversar com os dirigentes do partido sobre as eleições deste ano. Recebido pelo deputado estadual Zezinho Sobral e pré-candidatos à Assembleia e à Câmara Federal, o prefeito e pré-candidato ao governo de Pernambuco discutiu as melhores estratégias para que o partido se saia bem no pleito que se avizinha. Então, tá!

Cadê o dinheiro?

Servidores estaduais aposentados encabeçam uma manifestação contra o governo Mitidieri, agendada para a próxima sexta-feira em frente ao Palácio de Despachos. Vão cobrar ao fidalgo a devolução dos 14% confiscados dos proventos dos aposentados durante 27 meses. A pauta de reivindicação também inclui paridade salarial, melhorias no atendimento do plano médico (Ipesaúde), descongelamento de gratificações, et cetera e tal. Desde que tomou posse, Mitidieri nunca aceitou discutir com os aposentados a justa devolução dos 14%. Só Jesus na causa!

Tiro ao alvo

Enquanto a maioria dos estados nordestinos intensificou ações de retirada de armas de fogo das ruas, Sergipe foi um dos seguiu no caminho inverso. Essa constatação é da reportagem assinada pelo jornalista Wendal Carmo no site Mangue Jornalismo. Segundo a matéria, entre 2015 e 2024, Sergipe reduziu em quase um terço o número de armas apreendidas, passando de 1.150 para apenas 794 registros anuais, ou seja, -30,96%. “O dado coloca o estado como o segundo do Nordeste que menos apreendeu armamentos no período — atrás apenas de Alagoas — e reacende um debate sensível: menos apreensões significam menos armas em circulação ou menor capacidade de interceptá-las?”, questiona o coleguinha. Creindeuspai

Luta quilombola

A comunidade quilombola de Brejão dos Negros, situado em Brejo Grande, recebeu a visita da Karen Emanuella Fernandes Bezerra para discutir a regularização fundiária daquele território localizado às margens do Rio São Francisco. Convocada pelo vereador aracajuano Iran Barbosa (Psol), a reunião tratou sobre o agendamento de um encontro com o ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, de quem Karen Emanuella é subordinada. O quilombo Brejão dos Negros, com área superior a oito mil hectares, foi reconhecido pelo Estado Brasileiro em 2023. Marminino!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal do Aracaju, em 3 de abril de 1872
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais