Acabaram em pizzas as CPI’s instaladas pela Câmara de Aracaju visando investigar possíveis irregularidades no uso do dinheiro públicos para financiar o Natal Iluminado, e para apurar como foram usados os recursos das multas cobradas pela Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT). Aliás, os próprios vereadores chegaram a essa conclusão. Segundo o pessedista Miltinho Dantas, a Câmara nem deveria enviar o relatório da CPI do Natal Iluminado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas de Sergipe, pois “não acusa, nem indicia ninguém”. Já o experiente vereador Vinícius Porto (PDT) foi taxativo: “Não encontramos nada que comprove superfaturamento, que houve algo imoral ou equivocado. Muito pelo contrário”. Os dois parlamentares têm razão, pois os relatórios elaborados, após meses de investigação, não apontam punições para nenhum dos investigados, o que significa que nada de grave foi descoberto contra quem quer que seja. Aliás, a dificuldade da Câmara em encontrar sérias irregularidades no uso de recursos públicos pela gestão passada permite suspeitar que existe entre os vereadores quem defendeu a instalação das CPI’s visando unicamente desgastar a imagem do ex-prefeito e pré-candidato a senador Edvaldo Nogueira (PDT). Home vôte!
Decisão festejada
O deputado federal João Daniel (PT) festejou a determinação do ministro Alexandre de Moraes anulando a decisão da Câmara Federal de manter o mandato da presidiária Carla Zambelli (PL), apesar de sua condenação definitiva. O ministro do Supremo Tribunal Federal estabeleceu que, quando há condenação criminal transitada em julgado, a perda do mandato é automática, não depende de votação política, nem pode ser revertida por acordos de plenário. Segundo o parlamentar petista, a decisão do ministro “reforça um princípio básico da democracia: ninguém está acima da lei, nem o Parlamento não pode servir de abrigo para quem rompe com a Constituição”. Só Jesus na causa!
Destino ignorado
A assessoria do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), ainda não sabe o horário que o fidalgo transmitirá o cargo ao vice Zezinho Guimarães (PL). Segundo publicou a competente jornalista Rita Oliveira, o pessedista se licencia, hoje, para curtir 10 dias de férias, visando recarregar as energias para a campanha de 2026. Questionada pela coluna sobre o destino do governador, a assessoria também não soube informar. Em dezembro do ano passado, Mitidieri enfrentou numa senhora “saia justa” ao ser flagrado com a família assistindo a final da Libertadores, em Buenos Aires. A repercussão negativa foi porque, antes de viajar, ele anunciou ter tirado “uns dias para garantir que minha saúde esteja 100% após pneumonia”. Agora ele fraturou o dedo mindinho, mas não está saindo de férias por causa dessa leve contusão. Misericórdia!
Sem anistia
Assim como no resto do Brasil, Sergipe também vai se manifestar contra a anistia para os bolsonaristas que tentaram dar um golpe de estado no dia 8 de janeiro de 2023. Batizada de “Congresso inimigo do povo. Sem anistia para golpistas”, a manifestação está agendada para às 16 horas do próximo domingo, na Orla de Atalaia, em Aracaju. A deputada estadual Linda Brasil (Psol) afirma que não se pode “naturalizar um Congresso que blinda bandidos, corruptos e golpistas, enquanto age contra os interesses do povo, da classe trabalhadora e dos direitos humanos”. Creindeispai!

Sob nova direção
O Tribunal de Contas de Sergipe empossou, ontem, a nova Mesa Diretora para o biênio 2026/2027. A conselheira Angélica Guimarães substituiu Susana Azevedo na presidência do TCE, tendo Luiz Augusto Ribeiro como vice e José Carlos Felizola como corregedor-geral. O mandato dos três terá início oficial em janeiro próximo. Angélica Guimarães é médica, ex-deputada estadual por quatro mandatos. A ilustre ingressou no Tribunal de Contas em janeiro de 2015, já tendo sido corregedora-Geral e ouvidora daquela corte. Então, tá!
Ponte como promessa
O fato de o governo de Sergipe ter divulgado o resultado de habilitação para construção de uma nova ponte entre Aracaju e a Barra dos Coqueiros não significa que a obra já vai começar. Na verdade, o governo espera concluir a ponte do bairro Coroa do Meio no final do próximo ano ou no começo de 2027, porém a da Barra é coisa para o futuro, pois a parte burocrática ainda levará um bom tempo. Não duvidem se o governador Fábio Mitidieri (PSD) usar esse anunciado empreendimento com principal promessa de sua campanha eleitoral, garantindo no palanque que precisará ser reeleito para concluir a obra ligando os dois municípios e que está avaliada em pouco mais de R$ 830 milhões. Quem viver, verá!
Assembleia de luto
O secretário especial de legislação da Assembleia, Deoclécio Vieira Filho, morreu ontem à noite, na residência dele. Servidor histórico e referência técnica do Legislativo sergipano, Deoclécio deixa um legado marcado pela dedicação ao serviço público. O presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD), externou solidariedade à família, aos amigos e aos servidores da Casa, ressaltando a dimensão institucional do legado deixado por Vieira Filho que, entre tantos outros cargos, foi secretário do governo de Sergipe em 1985. Descanse em paz!
Orai por todos
Políticos de A a Z devem dar com os costados, hoje, em Estância para prestigiar a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira daquele município sergipano. Comandada pelo bispo diocesano Dom Genivaldo Garcia, a festa religiosa também consta de missas e um show de William Sanfona e Mike Oliveira. Os pré-candidatos deverão ser os primeiros a chegar em Estância, onde pedirão a ajuda da santa para se elegerem em 2026, além de avaliarem a quantas anda a simpatia dos eleitores por seus projetos políticos. Aff Maria!
Todo poderoso
A revista Veja enxerga o ex-deputado federal André Moura (União) como um dos homens mais poderosos do governo do Rio de Janeiro. Em recente reportagem, a Veja revela que o político sergipano “tem se consolidado como peça-chave no núcleo político do Rio. Homem de confiança do deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), atua como articulador da base aliada”. A reportagem conclui informando que, “apesar do protagonismo na política, Moura carrega um histórico controverso. Foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por peculato e associação criminosa, em crimes cometidos durante sua gestão como prefeito de Pirambu”. Aliado do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), André é pré-candidato a senador. Marminino!
Gastança criticada
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) está denunciando o que acha um desrespeito aos contribuintes. Segundo ele, o Projeto de Lei aprovado pela maioria da Assembleia Legislativa autoriza um crédito especial de R$ 38 milhões para o governo Mitidieri gastar no Restaurante Padre Pedro em apenas 15 dias. O argumento do Executivo para aprovar a propositura é que Programa, batizado com o nome do saudoso reverendo, visa ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade a refeições nutricionalmente adequadas. Georgeo acha que o uso desse volume de recursos em tão curso espaço de tempo é “um verdadeiro absurdo e um desrespeito ao dinheiro público”. Arre égua!
Recorte de jornal
