O governo de Sergipe saiu com quatro pedras nas mãos contra Henrique Prata, tudo porque este empresário se queixou que o Hospital do Amor, de Lagarto, ainda não está atendendo pacientes com câncer por culpa exclusiva da gestão Mitidieri. Rapidamente, a Secretaria da Saúde divulgou nota acusando a direção da moderna unidade de não cumprir as exigências da Vigilância Sanitária. A verdade é que, seja lá o que for, o Hospital de Lagarto está pronto, mas fechadinho da Silva Xavier. Aliás, a nota da Secretaria deixa a entender que aquela casa de saúde não é tão importante assim, pois já existem outros hospitais no estado especializados em oncologia. Pensando bem, Henrique Prata errou feio ao melindrar um governo festeiro, chefiado por um jovem político que sua a camisa correndo atrás de trios elétricos, dançando em alegres forrós e divertindo-se nas cavalgadas e vaquejadas de Sergipe. Ora, onde já se viu contrariar o animado governador justo na véspera do Projeto Verão, festança patrocinada pelos cofres públicos para deleite dos milhares de brincantes? Pensando bem, que o empresário vá se queixar ao bispo, de preferência longe de Sergipe, pois a sua moderna unidade de saúde não é uma prioridade para a burguesia e os políticos sergipanos, acostumados a pegar um avião e ir se tratar nos carríssimos hospitais particulares de São Paulo. Marminino!
Conversa fiada
Depois que a empresa Gol anunciou a suspensão do voo Aracaju-Salvador, a partir de março agora, a Secretaria Estadual do Turismo informou que está tentando fazer a aérea voltar atrás na decisão. No ano passado, quando essa mesma empresa deixou de fazer o voo entre as duas capitais, o governo de Sergipe disse a mesma coisa, porém a Gol só recolocou um avião no trajeto durante a alta estação turística. Portanto, quem está pensando em ir a Salvador ou de lá retornar para Aracaju é bom comprar uma passagem de ônibus, porque de “asa dura” só na próxima alta estação. Crendeuspai!
Derrota como exemplo
É bom o ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), pensar melhor com os seus botões antes de se aventurar numa candidatura em Aracaju, mesmo que seja a vice-prefeito. O “Galeguinho” não deve esquecer do tropeço sofrido por seu conterrâneo e também ex-governador Antônio Carlos Valadares (Solidariedade). Em 2000, “Vavá” se candidatou a prefeito da capital sergipana, teve apenas 22,08% dos votos e ficou em 3º lugar, num pleito vencido, ainda no 1º turno, pelo saudoso Marcelo Déda (PT). Conterrâneo de Belivaldo e Valadares, o petista bom de votos se elegeu governador de Sergipe seis anos após a vitória em Aracaju. Crendeuspai!
Magrela saudável
A maioria dos ciclistas usa a bicicleta como transporte, para ir ao trabalho (88,1%), e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Os números constam da pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro. O estudo revelou que 61,8% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há menos de 5 anos. A maior parte (56,2%) leva entre 10 e 30 minutos em suas viagens, tem entre 25 e 34 anos de idade (34,3%) e renda entre um e dois salários mínimos (30%). E viva a “magrela”!
Eleições no cardápio
O MDB do senador Alessandro Vieira está investindo forte na pré-candidatura da secretária da Mulher, Danielle Garcia (MDB), a prefeita de Aracaju. O objetivo inicial do projeto é “detonar” a pretensão da deputada federal Yandra de André (União) em concorrer à Prefeitura e, por conseguinte, evitar que o pai da parlamentar tenha acesso ao cofre municipal. Ontem, por exemplo, Danielle almoçou com o também pré-candidato a prefeito Fabiano Oliveira (PP). Certamente ambos discutiram qual dos dois estará mais forte na hora de os governistas sentarem à mesa para definir com quem vão à disputa eleitoral de Aracaju. Então, tá!
Obras fiscalizadas
Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) deu com os costados em Aracaju. Veio fiscalizar os projetos executados pela Prefeitura com recursos da instituição financeira. São mais de R$ 300 milhões que estão sendo empregados diversas obras, a exemplo da construção da avenida Perimetral Oeste, do novo conjunto residencial do bairro Lamarão, com 484 casas, e da completa reforma do Parque da Sementeira. A chefe de operações do BID, Paola Arrunategui, informou que nos três dias de visita, a equipe pretende avaliar e entender como a gestão municipal tem trabalhado para entregar as obras dentro do prazo estabelecido. Ah, bom!
Ficou pra depois
Foi adiada de hoje para o próximo dia 6 a prestação de contas que a secretária estadual da Fazenda, Sara Andreozzi, fará na Assembleia Legislativa. A ilustre vai falar aos deputados sobre o comportamento das finanças do estado no 3º quadrimestre de 2023. Os parlamentares integrantes da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação terão acesso aos números atualizados sobre o comportamento das receitas, despesas, previdência, dívida do Estado e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Aff Maria!
Marcação serrada
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou uma resolução regulamentando o uso da Inteligência Artificial durante as eleições deste ano. O objetivo da medida é evitar a circulação de montagens de imagens e vozes produzidas visando para manipular declarações falsas de candidatos e autoridades. E para combater a desinformação durante a campanha, o TSE determinará que as redes sociais deverão impedir ou diminuir a circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados. As plataformas que não retirarem conteúdos antidemocráticos e com discurso de ódio, como falas racistas, homofóbicas ou nazistas, serão responsabilizadas. Home vôte!
Relatório aprovado
O relatório da CPI da Braskem no Senado Federal foi aprovado, ontem, em votação simbólica. O plano de trabalho do relator, senador Rogério Carvalho (PT), visa investigar os impactos da exploração de sal-gema na cidade de Maceió. Também foram aprovados pedidos de informações a diversos órgãos públicos. Os 11 senadores titulares e sete suplentes terão até 22 de maio para, entre outras coisas, investigar as causas do colapso do solo na capital alagoana e dimensionar os passivos do desastre com responsabilização e reparação justa às vítimas. Cruz, credo!
Estranho silêncio
A classe política de Lagarto não deu um pio sequer sobre a grave denúncia de que o governo de Sergipe estaria boicotando a abertura do Hospital do Amor, construído naquele município para atender vítimas de câncer. Fizeram voto de silêncio os três deputados estaduais, os dois deputados federais – um está secretário – e o senador lagartenses. A prefeita Hilda Ribeiro (SD) também ficou muda. Tomara que na visita do governador Fábio Mitidieri (PSD), amanhã, a Lagarto, os seus aliados políticos o convidem para conhecer o moderno Hospital do Amor, que está pronto, mas permanece fechado, sem atender a quem precisa. Danôsse!
Recorte de jornal