É por demais prematuro dizer agora quais pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju têm mais chances de vitória nas eleições deste ano. Ora, alguns dos pretensos postulantes à cadeira de prefeito não terão os nomes chancelados pelos partidos. Basta isso para impedir qualquer projeção segura sobre o resultado do pleito que se avizinha. Ademais, mesmo após a homologação das candidaturas será preciso cautela, pois nem sempre quem larga na frente se elege. Em Aracaju já tivemos vários exemplos disso. Em maio de 2000, quando se lançou pré-candidato a prefeito, o saudoso Marcelo Déda (PT) era um dos últimos colocados nas pesquisas. Para surpresa de muitos, a campanha decolou e ele ganhou a eleição ainda no primeiro turno, com 52,80% dos votos. Portanto, dizer agora que cicrana é a favorita, que beltrano não tem chance ou que fulana só ganha se liquidar a fatura no primeiro turno é querer colocar o carro diante dos bois. A campanha só vai começar em agosto e até lá muita água passará por debaixo da ponte, podendo afogar certos projetos tidos por muitos como imbatíveis. Quem viver, verá. Marminino!
Volta ao batente
Após quase duas semanas nos Estados Unidos, o governador Fábio Mitidieri (PSD) retornará a Sergipe no próximo domingo. O fidalgo foi aos States participar da formatura em Cinema da filha Ana Célia, tendo aproveitado para descansar por alguns dias. Como o vice Zezinho Sobral (PSB) avionou para a Espanha, coube ao presidente da Assembleia, Jeferson Andrade (PSD), substituir Mitidieri na chefia do Executivo. A transmissão de cargo deverá ocorrer tão logo o governador pousar em solo sergipano. Então, tá!
Trajeto novo
Uma grande cratera que se abriu na rodovia SE-160 por causa das fortes chuvas provocou a alteração do roteiro das peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora. Segundo o padre Jhonatan Michael, enquanto durarem as obras de recuperação do trecho da rodovia, o ponto de partida das peregrinações será o povoado Bomfim, em Divina Pastora, mais precisamente a Capela São José. Esta mudança já será adotada nas peregrinações agendadas para o próximo domingo e o dia 19. Ah, bom!
Sob nova direção
O governo estadual voltou a administrar a Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa). A mudança no gerenciamento do espaço não alterou o horário de funcionamento de comercialização de hortifrutigranjeiros. Além disso, os mesmos atacadistas e varejistas permaneceram exercendo as atividades no local. Situada na periferia de Aracaju, a Ceasa tem 34.085m² de área, sendo 6.908m² ocupados por 12 blocos de prédios. São 109 lojas, 71 bancas em pavilhões cobertos e, aos sábados, a parte da área de estacionamento de caminhões acomoda as mais de 100 bancas móveis dos feirantes. Aff Maria!
Montando o time
E quem deu com os costados, ontem, em Estância foi o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Como mandachuva do PDT em Sergipe, o distinto se reuniu com os pré-candidatos à Câmara daquele município para discutir estratégias de campanha. Entrevistado por uma rádio local, Nogueira garantiu que a pré-candidatura de Luiz Roberto (PDT) à Prefeitura de Aracaju está de pé e deverá ser confirmada pelo grupo liderado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Aguardemos, portanto!
O mundo gira
Quem ouve o governador Fábio Mitidieri (PSD) criticar o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita (PT), pensa que ambos sempre foram adversários. Outro dia, o pessedista sugeriu ao político capelense que se preocupe com os processos que tramitam na Justiça contra ele. Mas a relação dos dois nem sempre foi tumultuada quanto agora. Em 2020, Mitidieri apregoada que “o ex-prefeito Manoel Sukita é a maior liderança política que Capela já viu”. E olhe que naquela época o hoje adversário do governador já havia sido condenado por desvio de recursos públicos, tendo passando um bom tempo na penitenciária. Danôsse!
Queimando lenha
O alto preço do gás de cozinha está fazendo muitas famílias de baixa renda abandonarem o produto. O elevado valor do botijão e 13 quilos, vendido em Aracaju por até R$ 116, tem contribuído para elevar os custos de negócios que têm esse produto como um de seus principais insumos. E entre as famílias pobres já é comum a substituição do gás de cozinha pelo velho fogão à lenha. Essa mudança de comportamento tem se verificado principalmente na periferia da grande Aracaju. Crendeuspai!
Fábrica de deputados
Desde sempre, o atendimento hospitalar prestado pelo Estado e pelas Prefeituras é péssimo, degradante. Quem, por necessidade, recorre a ele sabe que a chance de morrer à míngua é maior do que a de sobreviver. O que chama a atenção é o fato de os sergipanos pobres insistirem em votar nos ex-secretários estaduais da Saúde, elegendo-os para a Assembleia e a Câmara Federal. Só resta uma explicação para o sucesso eleitoral desse pessoal: muitos sergipanos pobres são masoquistas, a ponto de elegerem os ex-secretários da Saúde para agradecer pelo sofrimento a que foram submetidos nos hospitais públicos. Home vôte!
Desemprego a caminho
O senador Laércio Oliveira (PP) vem trabalhando firme pela desoneração da folha salarial de 17 setores da economia, aprovada pelo Congresso Nacional. De acordo com o parlamentar, o governo federal insiste em onerar o emprego ao judicializar uma questão que é política, um assunto que pertence ao parlamento. No entendimento de Laércio, a reoneração da folha dos 17 setores da economia vai aumentar o desemprego. A estimativa, segundo ele, é que cinco milhões de pessoas deixarão os postos de trabalho nos próximos 60 dias. Valha-nos Deus!
Abaixo a homofobia
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) se solidarizou com os seguidores de uma organização religiosa de matriz africana, agredidos numa lanchonete de Aracaju. Todos foram vítimas de comentários e agressões físicas por parte de vários rapazes por motivos claramente homofóbicos. Segundo a parlamentar, é preciso garantir o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal, que equiparou a LGBTfobia ao crime de racismo. “Precisamos combater esse tipo de violência de forma permanente e séria”, afirma Linda. Misericórdia!
Recorte de jornal