Com um amigo desse, quem precisa de inimigo? Essa indagação cai como uma luva para os manda-chuva do PT em Sergipe. Dia sim outro também os líderes petistas se engalfinham, numa luta fraticida por espaços políticos. As pendengas no PT nunca foram novidade, porém se agravaram na campanha eleitoral passada e recrudesceram ainda mais após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2022, muitos vermelhinhos trabalharam por debaixo dos panos para minar a candidatura de Eliane Aquino à Câmara Federal, enquanto outros se insurgiram contra o então candidato a governador Rogério Carvalho. Depois da posse do “Barba” na presidência os adeptos da estrelinha passaram a brigar pelas sinecuras federais e agora já estão em pé de guerra pela indicação do candidato à Prefeitura de Aracaju. Achando pouco a desunião na capital, a cúpula do PT não se entende na Barra dos Coqueiros, onde Danilo Segundo, um recém filiado ao partido, é pré-candidato a prefeito. As desavenças também ocorrem no semiárido: outro dia, um petista chamou de cara de pau o gestor de Canindé, Weldo Mariano (PT), queridinho do presidente da legenda, deputado federal João Daniel. Pelo andar da carruagem e se Lula não chamar o feito à ordem, o PT vota contra o PT nas eleições de Aracaju, seja quem for o candidato ou a candidata à Prefeitura da nossa Barbosópolis. Home vôte!
Dou-lhe uma…
Três blocos exploratórios de óleo e gás localizados na bacia de Sergipe-Alagoas estão entre as 607 ofertas registradas no leilão que a Agência Nacional de Petróleo promove nesta quarta-feira. Especialistas garantem que os blocos no mar, como é o caso dos localizados no litoral sergipano, tendem a experimentar uma mistura de ofertantes, com grandes e médias empresas disputando suas concessões. Então, tá!
Rogério na CPI
O senador Rogério Carvalho (PT) é membro titular da CPI da Braskem, que visa investigar o desastre ambiental em Maceió. A CPI deve se debruçar, entre outros pontos, sobre o rompimento da mina 18, ocorrido no último domingo. Inicialmente contra a Comissão Parlamentar de Inquérito, o Palácio do Planalto trabalha agora para que a relatoria do colegiado fique nas mãos de Rogério. O argumento é que o senador petista poderia conseguir lidar com a tentativa de Renan Calheiros (MDB-AL) de transformar a CPI em um palanque para desgastar a Prefeitura de Maceió. Crendeuspai!
MPE premiado
O Ministério Público de Sergipe ganhou o Prêmio Innovare com o Projeto Ilé Iwé, que visa a formação continuada em educação das relações étnico-raciais. O anúncio dos vencedores da 20ª edição do prêmio ocorreu, ontem, na sede do Supremo Tribunal Federal. A iniciativa do MP sergipano é coordenada pelo promotor de justiça Luis Fausto Dias de Valois Santos e visa oferecer formação a coordenadores pedagógicos e professores atuantes em escolas públicas. “Ilé-Iwé” é um termo Iorubá, língua de origem africana, que significa escola. Supimpa!
Grana pra Sergipe
O presidente Lula da Silva (PT) anunciou, ontem, investimentos de R$ 180 milhões para Sergipe. Os recursos serão liberados pelo BNDES e objetivam incentivar a cadeia produtiva cultural e turística do estado. O aporte financeiro será destinado ao Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe, o “Viva Sergipe”. Em seu discurso, Lula frisou a importância da união e do trabalho conjunto entre o governo federal e os estados para a construção de um país mais desenvolvido. Para o governador Fábio Mitidieri (PSD), esta é mais uma importante iniciativa que favorecerá o desenvolvimento de Sergipe. Ah, bom!
Vapt-vupt
A minúscula oposição tem se esgoelado contra a rapidez como os projetos do governo são aprovados pela Assembleia. Ontem, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) protestou contra a votação de uma propositura da Secretaria da Educação, ocorrida 24 horas após ter sido protocolada no Parlamento. A psiolista exigiu mais respeito do Executivo para com o Legislativo: “Esse projeto trata sobre temas importantes, como educação infantil e a educação à distância, sendo impossível apreciá-lo tão rapidamente”, protestou. Aliás, a bancada governista tem aprovado todos os projetos do Executivo a toque de caixa repique de sino. Assim também já é demais também!
Viva o forró
O Dia Nacional do Forró é comemorado hoje. A data foi criada em 2005 para celebrar o aniversário de nascimento do saudoso cantor Luiz Gonzaga, grande representante desse gênero musical. A palavra forró pode abranger desde a música, até a dança, a cultura e as atividades ligadas a ela. Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu (PE), em 13 de dezembro de 1912, sendo o grande responsável pela popularização dos ritmos nordestinos que compõe o forró, como o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e pé-de-serra. E então, vamos ariar a fivela? Aff Maria!
Pastores injuriados
Os vereadores-pastores de Aracaju estão tiriricas de raiva com Iza Moura, presidente do Conselho Estadual de Direito da Mulher de Sergipe. Tudo porque, durante uma palestra, a distinta afirmou que as igrejas são ambientes onde mais se violentam as mulheres, e que esses crimes são cometidos por padres e pastores. Iza ressaltou, ainda, que as principais guerras do mundo são feitas em nome de Deus. Para agravar o descontentamento dos líderes evangélicos, a presidente do Conselho informou que os terreiros de candomblé estão de portas abertas para curar as feridas causadas às mulheres pelas igrejas. Marminino!
Defesa da Deso
Está agendado para a próxima terça-feira, o lançamento da Frente Sergipana em Defesa da Deso Pública. Apoiador dessa iniciativa, o deputado federal João Daniel (PT) garante que a privatização da estatal, defendida pelo governo Mitidieri, contraria “a nossa política de defesa das estatais brasileiras”. O petista ressaltou o risco de se entregar empresas públicas à iniciativa privada, “onde o lucro é mais importante que os bons serviços prestados à população”. O lançamento da Frente acontecerá durante um café da manhã na sede do Sindicato dos Empregados da Companhia de Saneamento de Sergipe. Participe!
Noite de autógrafos
Acontece nesta quarta-feira, a noite de autógrafos do livro Política para quem? Crônicas da Pandemia. “Trata-se do encontro de muitos processos e a base dele foi a adaptação da linguagem oral para a escrita, a partir de vídeos produzidos para a plataforma Youtube ao longo do ano de 2021”, explica a autora. A apresentação da obra é assinada pela deputada estadual Linda Brasil (Psol), enquanto o prefácio foi produzido pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A noite de autógrafos está agendada para o Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Prestigie!
Recorte de jornal