Está chegando a hora de Mitidieri pagar as promessas

Daqui a cinco dias Fábio Mitidieri (PSD) sentará na cadeira de governador de Sergipe, levando consigo um grande volume de promessas feitas por ele durante a campanha eleitoral. A posse do pessedista está sendo aguardada com muita expectativa, principalmente pelos jovens e os desafortunados. Estes vão cobrar os milhares de empregos e a garantia de, ao menos, três refeições diárias, prometidas nos palanques do então candidato. Os sergipanos também esperam ter direito a um bom serviço de saúde pública, segurança para ir e vir sem serem importunados pelos criminosos, educação de qualidade para os filhos, etcétera e tal. Mitidieri prometeu transformar Sergipe num estado promissor e tem tudo para não decepcionar, pois receberá uma casa arrumada, com dinheiro em caixa e dezenas de obras em andamento. Com o apoio da maioria dos deputados estaduais e de quase toda a bancada federal eleita, o jovem governador só não honrará todas as promessas de campanha se não quiser. Aguardemos, portanto!

Bem avaliado

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), está sorrindo de orelha a orelha com a ótima avaliação, a melhor em dois anos. Segundo pesquisa PoderData sobre os gestores estaduais em fim de mandato, a avaliação positiva (bom/ótimo) oscilou 2% para cima no período e está em 35 pontos. O estudo revela que os entrevistados que acham o desempenho dos chefes de Executivos estaduais “regular” somam 40%, portanto 6% a mais que há nove meses. Publicada pelo portal de notícias Poder 360º, a pesquisa revela ser esta a melhor avaliação dos governadores desde 2020. Ah, bom!

Digitais do povo

O futuro ministro da Secretaria Geral da Presidência, deputado federal Márcio Macêdo (PT), vai apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma proposta de reestruturação do Ministério. A reorganização deverá incluir uma secretaria destinada aos movimentos sociais. Macêdo defende a criação de um conselho de participação social e afirma que os movimentos sociais terão no Palácio do Planalto um endereço oficial para levar suas reivindicações. Entrevistado pelo jornal Folha de S. Paulo, Macedo disse que o seu principal objetivo é colocar as impressões digitais do povo nas políticas públicas do governo Lula. Então, tá!

No lugar certo

O ex-deputado estadual Venâncio Fonseca será o superintendente especial de Articulação Política e Relações Institucionais. Ao anunciar a escolha do novo auxiliar, o governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) afirmou que Fonseca tem experiência de seis mandatos na Assembleia, devendo atuar como interlocutor entre Executivo, Legislativo, lideranças políticas e as prefeituras. A Superintendência chefiada por Venâncio é ligada à Secretaria da Casa Civil, que tem à frente o deputado estadual eleito Jorginho Araújo (PSD). Como dizem os amigos colunistas sociais: bola branquíssima para o veterano Venâncio!

Subiu na laje

O governador em fim de mandato Belivaldo Chagas (PSD) visitou as obras do Hospital do Câncer de Sergipe e subiu na laje do primeiro piso como havia prometido. Construída em Aracaju, a futura unidade de saúde está recebendo um investimento de R$ 146 milhões apenas na estrutura física. Também terá direito a parte dos 30 milhões de dólares garantidos em equipamentos para unidades da rede estadual de saúde. O hospital contará com 240 leitos (sendo 10 de UTI adulta e 10 pediátrica), um moderno centro cirúrgico, consultórios, radioterapia, acelerador linear, quimioterapia adulta e pediátrica. Além do serviço de urgência, com Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), num total de área construída que chega a quase 22 mil m². Supimpa!

Maldade das piores

Mesmo estando a poucos dias de ser defenestrado do Palácio do Planalto, o capitão de pijama segue fazendo maldades. A última do indigitado foi impedir que as universidades e institutos federais recebam os recursos cancelados ao longo do ano. Por ordem do ainda presidente, a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação também negou o pedido de recursos para despesas com investimentos, como obras e equipamentos. “Não temos janela aberta para qualquer solicitação que seja de alteração orçamentária, mesmo que o orçamento seja de própria unidade”, diz o comunicado do MEC. Misericórdia!

Fim de linha

Os deputados estaduais não reeleitos ou que não disputaram as eleições deste ano estão participando das últimas sessões legislativas. Amanhã, o plenário da Assembleia votará o projeto de reforma administrativa encaminhado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) a pedido de seu sucessor Fábio Mitidieri (PSD). Em seguida, os deputados entrarão em recesso parlamentar, que se estenderá até 1º de fevereiro de 2023. Nesta data, só retornarão à Assembleia aqueles que conseguiram se reeleger e os eleitos em outubro passado. Crendeuspai!

Devo não nego…

Sergipe registrou, em novembro último, 44.418 negócios em vermelho. Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em nível de país o mês passado teve o pior cenário de negativação desde 2016, início da série histórica do índice. Foram registrados 6.392.011 negócios inadimplentes, sendo 1.056.024 deles somente no Nordeste. A análise por setor revelou que mais da metade das empresas inadimplentes atua no segmento de Serviços (53,5%). Em sequência está a parcela do Comércio (37,5%), Indústria (7,7%), setor Primário (0,8%) e Outros (0,4%). Homem vôte!

Mandatos em livro

Acaba de ser lançado o livro ‘Tribuna do mandato operário e popular – Francisco Gualberto, parte de uma história política’. O trabalho foi executado pelo jornalista Gilson Sousa. O colega resumiu em quase 500 páginas uma parte da trajetória política do deputado. “Um resumo da atuação parlamentar do deputo durante os seus cinco mandatos na Assembleia. É uma compilação dos principais temas debatidos por Gualberto na tribuna do Legislativo durante 20 anos de atuação, de 2003 a 2022”, explica Gilson. Patrocinado pela Assembleia, o livro está sendo distribuído a políticos, militantes e amigos do parlamentar. Marminino!

Joana canta na posse

E quem estará na festa da posse do governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) é a cantora Joana. Às 17 horas do próximo domingo, a fidalga fará um animado show na Praça Fausto Cardoso. Ali, logo após ser empossado na Assembleia, o futuro chefe do Executivo passará em revista a tropa militar. Antes do show de Joana, haverá a transmissão de cargo pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), evento agendado para a sacada do Palácio Museu Olímpio Campos. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 2 de abril de 1949

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais