O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar em Sergipe nos próximos dias. Na agenda oficial constará uma visita às inacabadas obras de duplicação da BR-101, porém o “Barba” vem mesmo é discutir o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD) à reeleição do senador Rogério Carvalho (PT). Além de agradecer o prometido voto do líder pessedista à sua reeleição, Lula deve deixar claro que só subirá no palanque do governador se este colocar Rogério na chapa governista. A reeleição do senador petista faz parte do projeto político do presidente para o seu 4º mandato e ele não abrirá mão do apoio de Mitidieri a Carvalho, um fiel aliado de longas datas. Este será mais um abacaxi para o líder pessedista descascar, pois anunciar apoio oficial a Rogério garante Lula no palanque, contudo arranja uma encrenca dos diabos com o senador Alessandro Vieira (MDB) ou com o pré-candidato ao Senado André Moura (União). Aliás, por suspeitar que está sendo traído por lideranças pessedistas, o mandachuva do União Brasil já demonstra interesse em saltar da canoa governista, fato que provocará um grande estrago no projeto de reeleição de Fábio Mitidieri. Marminino!
Faca no pescoço
A presidente do PL em Sergipe, Moana Valadares, botou a faca no pescoço da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos). Segundo a suplicante, se a gestora não mantiver o apoio à pré-candidatura a senador do deputado federal Rodrigo Valadares (União) será considerada uma traidora. A parlamentar lembrou que em 2022, Emília teria firmado o compromisso com o golpista Jair Bolsonaro de votar em Rodrigo para o Senado agora em 2026. Em tom de ameaça, Moana ainda alertou que se Valadares não for o candidato a senador do grupo político da prefeita, o PL lançará candidato a governador. Misericórdia!
Cadê a água?
Até a bancada governista na Assembleia começa a cobrar explicações à empresa Iguá Sergipe pela constante falta d’água nas torneiras da gente do povo. O líder do governo no Legislativo, deputado Cristiano Oliveira (União), está entre os parlamentares temerosos que a grave crise hídrica atinja suas reeleições, pois a concessão dos serviços de água e esgoto foi aprovada pelos deputados da situação. Ontem, Cristiano propôs que a Assembleia convoque a Iguá, a Deso, a Agência Reguladora de Serviços Públicos e o próprio governo, através da Desenvolve-SE, para explicarem a falta d’água que tanto atormenta os sergipanos. Home vôte!
Rega-bofe 0800
O governador Fábio Mitidieri (PSD) oferece, hoje, um rega-bofe zero oitocentos à imprensa sergipana. Batizada de ‘Café ponto Gov’, a comilança está agendada para a Biblioteca Pública Epiphanio Dória, com direito a discurso do anfitrião sobre as ações da gestão estadual que caminha para o fim. Além dos coleguinhas da imprensa, os secretários e demais integrantes do segundo escalão do governo vão papar a gororoba custeadas pelos contribuintes sergipanos. Creindeuspai!
Foto histórica
O repórter fotográfico Cleverton Ribeiro fez uma fotografia histórica na solenidade de entrega dos títulos de doutores honoris causa ao casal Ana Rolemberg Côrtes e Bosco Rolemberg Côrtes. Durante a homenagem prestada pela Universidade Federal de Sergipe aos dois militantes políticos, Cleverton os colocou lado a lado com Wellington Mangueira e Laura Marques, outro casal símbolo da sobrevivência ao que pode haver de mais sádico na crueldade humana, a tortura. Essa histórica fotografia ilustrou o belo texto do jornalista Marcos Cardoso sobre os dois novos doutores honoris causa, que dedicaram a vida à democracia e, por conta disso, sofreram o diabo nas mãos de torturadores da ditadura militar. Deus é mais!
Seca de soluções
O novo líder da oposição na Assembleia, deputado Marcos Oliveira (PL), garante que “o setor produtivo que mais cresceu em Sergipe foi o de material de construção civil, no quesito venda de caixa d’água”. O parlamentar se refere ao grande número desses reservatórios de polietileno comprados pela população para serem abastecidos por carros-pipa. Marcos Oliveira condenou a “Caravana da Água” que vem a ser dezenas de caminhões-pipa para abastecer as comunidades que sofrem com a grave crise hídrica instalada em Sergipe. Pior é que a concessionária Iguá Sergipe não sabe quando o abastecimento será normalizado no estado. Cruz, credo!
João Sessenta
Vítima de um acidente de moto na Bahia, morreu o sergipano João Sessenta, líder sindical importante de uma geração que ajudou a fundar em Sergipe o PT, o MST e a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1987, ele foi peça-chave na desapropriação de uma fazenda improdutiva para a implantação do assentamento Barra da Onça, em Poço Redondo, um dos primeiros de Sergipe. O deputado federal João Daniel (PT) lamentou a morte do amigo. Segundo o parlamentar, João Sessenta deixou uma contribuição profunda e duradoura para a organização e a consciência da classe trabalhadora. “Sua vida foi dedicada à luta coletiva, à justiça social e à esperança de um país mais justo”, frisou. Descanse em paz!
André sendo rifado
São muitos os comentários sobre o boné azul com o nome de André Moura usado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) na abertura do Projeto Verão Sergipe. Em tom de chacota, um andrezista disse que só falta o líder pedessista aparecer nos eventos oficiais de braços dado com o senador Alessandro Vieira e com “André na cabeça”. Aliás, é cada vez mais forte entre os aliados de Moura que os governistas querem vê-lo pelas costas para ficarem à vontade visando apoiar a reeleição do senador Rogério Carvalho (PT). Como dizem por aí: Trair e coçar é só começar. Arre égua!
Ausência notada
Causou estranheza a ausência do ex-governador Belivaldo Chagas (Pode) na solenidade de assinatura da ordem de serviço para a implantação da Pinacoteca de Sergipe. O evento aconteceu, ontem, no hall do Palácio Museu Olímpio Campos, tendo o governador Fábio Mitidieri (PSD) anunciado que serão investidos R$ 18 milhões para instalar a pinacoteca no antigo prédio da Procuradoria-Geral do Estado, centro de Aracaju. Além de secretários estaduais, a solenidade foi prestigiada pelos ex-governadores Antônio Carlos Valadares (SD) e Jackson Barreto (MDB). Então, tá!
Lata d’água na cabeça
Sem outra opção para minorar a falta d’água no interior de Sergipe, o governo Mitidieri decidiu aumentar o número de caminhões-pipa. A medida foi criticada pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), para quem “quando o carro-pipa vira solução permanente tem algo de errado. Isso é importante em momento de emergência, mas essa alternativa não pode substituir o abastecimento regular”, fuzilou. Para Georgeo, “o sergipano não pode viver de improviso. Água é direito, não favor”. Pelo visto, se as torneiras dos sergipanos continuarem vazias, qualquer hora dessas vamos assistir as pessoas com latas d’água na cabeça, tal qual ocorria no início do século passado. Só Jesus na causa!
Recorte de jornal
Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de janeiro de 1938.
