Mesmo se puder disputar o governo, Valmir terá uma eleição difícil

Muita gente acha que se conseguir derrubar a inelegibilidade que pesa contra ele o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), será eleito governador de Sergipe com os pés nas costas. Lêdo engano! Cada eleição tem a sua história e nem sempre a boa performance do candidato num pleito se repete no seguinte. A estronda votação (457.922 votos) obtida por Valmir no 1º turno das eleições de 2022 foi, em sua maioria, dos bolsonaristas, além do fato novo que ele representava à época. Agora em 2026 a história será outra. O governador Fábio Mitidieri (PSD), que teve um desempenho pífio (294.936 votos) no 1º turno de 2022, ficando na terceira posição e só indo ao 2º turno devido a impugnação da candidatura de Valmir, agora tem alguns serviços para apresentar. Além do mais, vai disputar a reeleição com a chave do cofre do Estado numa mão e o Diário Oficial na outra, sem contar com os bilhões da “venda” da Deso e dos vários empréstimos feitos pelo governo nos últimos três anos.  Já Francisquinho não seria mais o fato novo da campanha e nem receberia a enxurrada de votos dos bolsonaristas. Poderia derrotar Fábio Mitidieri? Poderia, pois só não se elege quem não é candidato, mas daí a apostar que Valmir repetiria o passeio nas urnas é tão insensato quanto acreditar em profecias de ciganas no meio da feira. Creindeuspai!

E tome festa!

O governo Mitidieri abre hoje mais o ciclo e festas. É o Verão Sergipe, agendado para acontecer em Aracaju Pirambu, Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Estância, Barra dos Coqueiros e Canindé de São Francisco. Já sem a bota ortopédica que usou após fraturar o dedo mindinho do pé esquerdo, o festeiro governador Fábio Mitidieri (PSD) deve se esbaldar na festança que vai prosseguir até março. Para esse final de semana estão previstos shows de Os Faranis, Marcelo Falcão, Alok, Jonas Esticado, Rock7Nove, Gustavo Mioto, Léo Santana e Gabriel O Pensador. Tudo por conta dos contribuintes sergipanos. Marminino!

Quinto dos infernos

O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) quer que a empresa Iguá vá para os quintos dos infernos. Segundo o ilustre, diferente do que pensa o governo Mitidieri, existem motivos de sobra para romper o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto. E o parlamentar citou alguns: “Constante falta d’água; conta cheia sem água nas torneiras; corte do fornecimento de água por cobrança indevida; medição feita fora do período para forçar o consumidor a sair da tarifa mínima; e cobrança de esgotamento sanitário sem ter água nas casas pra gerar esgoto”. Por fim, Thiago de Joaldo acusou a Iguá Sergipe de lucrar com a falta d’água e lamentou que o governo Mitidieri chame a grave crise hídrica de aprendizado para os coitados dos consumidores. Assim também já é demais também!

Fim do recesso

Os deputados estaduais retornam às atividades em plenário na próxima segunda-feira. A sessão solene de abertura da nova legislatura prevê a leitura da mensagem aos parlamentares pelo governador Fábio Mitidieri (PSD). Já a Câmara Municipal de Aracaju reinicia às sessões plenárias na próxima terça-feira, também com a leitura da mensagem da prefeita Emília Corrêa (Republicanos). Tanto na Assembleia, quanto na Câmara, este ano será marcado pela campanha política que se avizinha. É natural em ano eleitoral que muitos parlamentares transformem as tribunas legislativas em verdadeiros palanques. Só Jesus na causa!

Apelo à santa

Os políticos de Itabaiana e redondeza aproveitaram a festas religiosa em homenagem a Nossa Senhora do Bom Parto, co-padroeira do município, para medir a popularidade junto aos fiéis. Durante a procissão, ontem à tarde, os distintos abraçaram a gente do povo, ouviram pedidos ao pé do ouvido e rezaram para que a santa os ajude na disputa eleitoral que se avizinha. Nem precisa dizer que os políticos mais festejos no cortejo religioso foram o prefeito Valmir de Francisquinho (Republicanos) e o deputado estadual Luciano Bispo (MDB). Prefeitos, vereadores e pré-candidatos a deputado também deram as caras na procissão. Aff Maria!

O perigo da janela

Corre o risco de perder dinheiro quem apostar em quais partidos estarão os políticos de Sergipe nas eleições deste ano. Muitos aguardam ansiosos a abertura da chamada “janela partidária” – prevista para o período de 6 de março a 5 de abril – para mudar de sigla e o farão com a mesma facilidade como trocam de camisa. Os pré-candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal vão precisar ter muita sensibilidade na hora de trocar de legenda para não acabar naufragando nas urnas, como aconteceu em 2022 com muita gente que se achava boa de voto e perdeu as eleições. Deus é mais!

Cadê a água?

E a concessionária Iguá Sergipe continua recebendo cobranças dos políticos para estancar a “seca” de água nas torneiras dos sergipanos. Ontem, o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), exigiu da empresa responsável pelo abastecimento e esgotamento sanitários melhorias para a Zona de Expansão da cidade. O cidadanista disse ao diretor da Iguá, Eduardo Lopes, que vai continuar acompanhando de perto a crise hídrica até que a prometida água tratada chegue normalmente nas torneiras da população de Aracaju. Oremos!

Obras na BR-101

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou as obras de contenção para o encabeçamento da ponte sobre o rio Sergipe, no km 77 da BR-101, no povoado de Pedra Branca, em Laranjeiras. Com o investimento aproximado de R$ 55 milhões, a ação faz parte da duplicação daquela rodovia e é considerada uma etapa fundamental para garantir a segurança e a funcionalidade da travessia. As atividades em andamento integram a primeira etapa da obra de encabeçamento. Em fases anteriores, foram realizados os serviços de corte do solo, com a escavação até a profundidade prevista em projeto, e a implantação do sistema de drenagem. Então, tá!

Cozinhando o galo

Os governistas estão pisando em ovos para evitar o estouro da boiada. Maior prova disso é o silêncio dos aliados do governador Fábio Mitidieri (PSD) sobre a decisão de vários prefeitos pedessistas em não apoiar o pré-candidato a senador André Moura (União). Percebendo que não consegue convencer a maioria dos filiados de seu partido a apoiar seu postulante preferido para o Senado, Mitidieri vai cozinhando o galo em banho maria, na esperança de conseguir um acordo que provoque menos estragos na canoa governista. André acompanha tudo de camarote, mas pode chutar o pau da barraca em resposta à traição que muitos ditos aliados lhe estão preparando. Misericórdia!

Bateu pesado

Para o deputado federal Rodrigo Valadares (União) a imagem do senador Alessandro Vieira (MDB) perante os sergipanos está mais suja do que pau de galinheiro. Entrevistado por uma emissora de rádio, Rodrigo disse o diabo do emedebista: “Alessandro é um mentiroso compulsivo, um fingido, um desqualificado. Ele foi seduzido e tragado pelo poder em Brasília, pois não passa de um delegado marqueteiro que enganou os sergipanos”, fuzilou. Bolsonarista até debaixo d’água, o deputado expõe com suas críticas a decepção dos eleitores de Jair Bolsonaro, que em 2018 apostaram todas as fichas no então desconhecido candidato a senador e o viram mudar de lado logo após tomar posse. Home vôte!

Perde pra ele mesmo

De um bebinho, numa birosca imunda da periferia de Aracaju: “Se a Iguá não acabar logo essa falta de água no estado, Fábio Mitidieri pode perder as eleições até para esse tal de Dábliu Ó, que os governistas tanto querem tê-lo como adversário nas eleições de outubro”. Arre égua!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 19 de março de 1946.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais