Após dias de distanciamento entre os dois, o governador Fábio Mitidieri (PSD) e o pré-candidato a senador André Moura (União) posaram para os fotógrafos em dois eventos oficiais realizados no último final de semana. Mas, diferente da boa relação que tentaram mostrar nas fotografias, os dois apareceram separados na Sealba Show de Itabaiana. André, aliás, fez questão de exibir musculatura política ao desfilar naquela feira de agronegócios ladeado por duas dezenas de prefeitos. Ontem, Mitidieri deu a resposta: circulou por Brasília de braços dados com os senadores e candidatos à reeleição Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (MDB), este último inimigo figadal de Moura. O alegre encontro do governador com o petista permitiu suspeitar que se André vacilar Rogério lhe toma a vaga no palanque oficial. Essas idas e vindas entre os dois ainda aliados deixam claro que, por mais que Mitidieri tente, não conseguirá reatar a outrora perfeita sintonia com André, principalmente porque este é maduro suficiente para perceber que está sendo rifado por boa parte dos governistas. Decididamente, a relação política entre os dois foi partida. Aliás, há quem garanta que, diante do grande número de pedaços espalhados por Sergipe, esse cristal quebrado não colará jamais. Marminino!
Forró dos milhões
Depois que alguns prefeitos nordestinos reagiram contra os milionários cachês pagos para artistas se apresentarem nos festejos juninos, o Ministério Público de Sergipe promoveu uma reunião para discutir o assunto. Vários gestores municipais participaram da reunião sobre os gastos projetados com atrações musicais para o próximo São João em Sergipe. No entender do Ministério Público de Contas de Sergipe, a realização de festividades deve ser precedida de planejamento responsável, com atenção à situação fiscal do município e às prioridades da população. Então, tá!
Operação Cajueiro
A Universidade Federal de Sergipe será palco, amanhã, do ato solene em memória aos 50 anos da Operação Cajueiro, uma das mais emblemáticas ações de repressão política ocorridas em Sergipe durante a ditadura militar. Gratuito e aberto ao público, o evento vai acontecer, às 18 horas, no auditório da Reitoria, no Campus São Cristóvão. O ato contará com as participações de juristas, representantes de movimentos sociais, pesquisadores, além de sobreviventes e familiares das vítimas da operação militar deflagrada pelo Exército em 1976. Participe!
Higienização social
O vereador Camilo Daniel (PT) denunciou que a Prefeitura de Aracaju está promovendo a “higienização social do centro da cidade, expulsando os moradores de rua”. Segundo o petista, uma equipe da Prefeitura deu cerca de 40 minutos para as pessoas retirarem seus pertencentes das calçadas sob pena de jogarem tudo no caminhão do lixo. Camilo ressalta que comportamento idêntico ocorreu, no ano passado, com os vendedores ambulantes, retirados do centro de Aracaju pela gestão municipal. Por fim, o vereador alerta que é projeto da Prefeitura entregar os mercados centrais à iniciativa privada. Home vôte!
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) segue tentando conseguir as oito assinaturas necessárias para protocolar nas Assembleia um pedido de abertura da CPI da Água. O objetivo é investigar as consequências da crise hídrica agravada em Sergipe após a concessão pelo governo Mitidieri dos serviços de água e esgoto à empresa Iguá. Linda afirma ser fundamental que a população cobre, pressione e acompanhe a atuação dos deputados para que assinem o requerimento de instalação da CPI. Apesar da importância de se discutir a constante falta d’água no estado, até agora apenas os deputados Geogeo Passos (Cidadania) e Marcos Oliveira (PL) se dispuseram a assinar o requerimento de Linda. Creindeuspai!
Pisando em ovos
Diferente da atual relação educada com o ex-deputado federal André Moura (União), o senador Alessandro Vieira (MDB) costumava dizer cobrar a lagartos do desafeto político. Segundo o emedebista, é impossível apoiar “gente que quando chega no poder só quer se aproveitar do cofre público”. O senador se refere às duas condenações de André Moura pelo Supremo Tribunal Federal. Acusado de praticar improbidade administrativa na Prefeitura de Pirambu, o ex-deputado foi condenado a oito anos de prisão em regime fechado e ficou inelegível por cinco anos. Hoje, contudo, visando manter a conveniente aliança com André, o senador afirma que não criará dificuldades para que Moura permaneça no bloco governista. Arre égua!
Suplente de senador
Veja o que publicou no blog RO-acontece a jornalista Rita Oliveira: O empresário Teixeira Caminhões, da rede de rádio Rio FM, será suplente do pré-candidato a senador Edvaldo Nogueira (PDT). “O martelo foi batido na quinta-feira da semana passada, após uma conversa entre os dois”. Rita recorda que nas eleições 2022 Teixeira Caminhões tinha sido convidado a ser suplente de senador de Eduardo Amorim (Pode), mas acabou sendo trocado por um candidato indicado por Valdevan Noventa, ex-deputado federal com mandato cassado naquele ano. Preterido, Teixeira retirou a candidatura da filha Stephany Teixeira a uma cadeira na Câmara Federal. Aff Maria!
Pires nas mãos
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), bateu à porta do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), de pires nas mãos para pedir que o governo Lula financie a Adutora do Leite e a segunda ponte entre Aracaju e a Barra dos Coqueiros. As duas obras vêm sendo prometidas há muito tempo pelo governo estadual, porém permanecem no papel e só deverão ser iniciadas lá para 2027, isso se o governador for reeleito. O projeto da adutora promete garantir segurança hídrica ao Alto Sertão e fortalecer a produção leiteira. Já a ponte entre os dois municípios objetiva desafogar o trânsito pela ponte Construtor João Alves. Deus é mais!
Cadê a água?
Os moradores do bairro Dom Luciano Cabral, na zona norte de Aracaju, estão comendo o pão que o diabo amassou com a constante falta d’água nas torneiras. O pior é quem segundo eles, mesmo sem o precioso líquido, o relógio gira com a pressão do ar, elevando o valor das contas. Eles relataram ao deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) que foram reclamar das elevadas contas à concessionária Iguá que tentou convencer que o valor cobrado se refere ao consumo de água, só que esta aparece vez por outra e assim mesmo sem pressão suficiente para subir às caixas instaladas nos telhados das casas. Misericórdia!
Rio ameaçado
Uma comissão de moradores da Zona de Expansão de Aracaju esteve, ontem, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente para demonstrar preocupação com o futuro do Rio Vaza Barris. O vereador Breno Garibalde afirmou durante o encontro que a cidade está correndo o risco de perder o único rio limpo que ainda tem, por causa da obra do canal de macrodrenagem iniciada naquela região da cidade. Os moradores denunciaram o assoreamento do rio, a derrubada indevida de árvores nativas, o não reconhecimento das comunidades tradicionais e os danos causados pela obra aos moradores. Amanhã, será realizada na Câmara Municipal uma audiência pública visando buscar soluções para as ameaças ambientais em toda a extensão do Rio Vaza-Barris e de seus manguezais. Cruz, credo!
Recorte de jornal
Publicado no aracajuano Jornal de Notícias, em 4 de fevereiro de 1932.

