O Sergipe da propaganda é melhor do que Pasárgada

Quem assiste a propaganda oficial e não conhece a realidade de Sergipe imagina que isso aqui é bem melhor do que Pasárgada, aquela cidade imaginária concebida pelo escritor Manuel Bandeira. O bla-blá-blá oficial quer fazer acreditar que vivemos num pedacinho do paraíso, onde não há fome, graças ao “Prato do Povo”, recém-nascidos não morrem aos montões por falta de médicos na maternidade pública, as escolas estaduais são de primeiro mundo, as rodovias verdadeiros tapetes, há empregos sobrando, o meio ambiente é preservadíssimo e a segurança de primeiro mundo. Quem se baseia apenas pelo marketing governamental é capaz de ver miragens, como o nosso aeroporto sendo disputado, palmo a palmo, pelos aviões lotados de turistas, de crer numa pujante economia, lastreada por indústrias modernas e por bilhões arrecadados com os royalties do petróleo e do gás. Talvez seja por acreditar nesse estado surreal e imaginar que os sergipanos são tolos para engolir o lero-lero dos marqueteiros, que o sorridente governador Fábio Mitidieri (PSD) não perde um forrobodó, uma festa de vaqueiro e se esbalda nas prévias carnavalescas: um verdadeiro arroz de festa! Como, lamentavelmente, a realidade de Sergipe é bem diferente da propaganda oficial, “vou-me embora pra Pasárgada”, pois “lá sou amigo do rei”. Vamos juntos? Marminino!

Terra garantida

A terra quilombola Lagoa dos Campinhos, entre os municípios sergipanos de Amparo de São Francisco e Telha, foi titulada pelo presidente Lula da Silva (PT). O ato oficial de titulação, que beneficia 89 famílias, aconteceu ontem, e fez parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra. O governo federal avalia que a medida contribui para a valorização e o reconhecimento da cultura quilombola, dos seus modos de vida e dos bens materiais e imateriais. Os moradores do Quilombo Lagoa dos Campinhos lutavam, desde 2002, pela titulação de suas terras e contra a violência dos proprietários rurais. Misericórdia!

Posse marcada

Após ter sido nomeado pelo governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), o novo desembargador Etélio de Carvalho Prado Junior marcou a solenidade de posse no Pleno do Tribunal de Justiça. Será às 10 horas do próximo dia 29. Durante o evento de nomeação, o presidente do TJ, desembargador Ricardo Múcio, desejou que “essa homenagem que está recebendo seja retribuída com trabalho, com honestidade e muito senso de justiça”. O novo desembargador vai assumir a cadeira do magistrado Edson Ulisses, que se aposentou ao completar 75 anos de idade. Boa sorte na nova caminhada profissional!

Barra de luto

Está marcado para às 9 horas de hoje, o sepultamento do vereador da Barra dos Coqueiros, Adelmo Apóstolo de Araújo (PSD), de 50 anos. Ele foi encontrado morto, ontem, dentro de casa. O parlamentar era bacharel em teologia e estava em seu segundo mandato. O corpo do vereador está sendo velado no plenário da Câmara Municipal, devendo o sepultamento ocorrer no Cemitério Boa Hora, localizado na Barra dos Coqueiros. O prefeito Alberto Macedo (MDB) decretou luto oficial por três dias no município. Descanse em paz!

Rede do Ceará

A alegre comitiva de Sergipe levou para Marcel Biato, embaixador do Brasil na Irlanda, uma colorida rede, incrementada com varanda em renda. Certamente, ao receber o mimo o representante brasileiro deve ter se lembrado do Ceará, pois a rede é um dos produtos tipo exportação daquele estado. Bem que a animada caravana de Sergipe também deveria ter presenteado Marcel com um berimbau para que ele se lembrasse da Bahia. Não seria nada demais, principalmente depois que, em 2014, o governo de Sergipe recepcionou a seleção de futebol da Grécia com um show de capoeira, arte marcial muito praticada pelos vizinhos baianos. Crendeuspai!

Defesa do gás

O senador Laércio Oliveira (PP) voltou a demonstrar preocupação com informações sobre uma possível estratégia da Petrobras de adiar para 2031 o início da operação do Projeto Sergipe Águas Profundas. O projeto, que consiste na instalação de uma nova plataforma de produção da Petrobras na Bacia de Sergipe-Alagoas, está previsto para 2026. Segundo Laércio, uma mudança de planos poderia prejudicar o aumento da oferta de combustíveis e, consequentemente, os planos de redução de preços. Em nota, a Petrobras negou qualquer possibilidade de adiamento e informou que os processos licitatórios seguem de acordo com o previsto no cronograma. Então, tá!

Apaga velinhas

Podem parabenizar, amanhã, o aniversariante Albano Franco (PSDB). Nesse dia 22 de novembro, o ilustre estará completando 83 anos bem vividos. Dono de uma vitoriosa carreira política, doutor Albano se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1966. Em 1982, venceu as eleições para o Senado, tendo em 1994 derrotado Jackson Barreto (MDB) na disputa pelo governo de Sergipe, reelegendo-se quatro anos depois. Finalmente, em 2006, retornou à Brasília para cumprir seu último mandato como deputado federal. Ressalte-se que, entre 1980 e 1994, Albano Franco presidiu a poderosa Confederação Nacional da Indústria. Palmas, que ele merece!

Agora vai!

E quem também está na distante Irlanda é o secretário estadual da Educação, Zezinho Sobral (PDT). Ontem, o distinto e a robusta comitiva de Sergipe visitaram a University College Dublin (UDC). Nossos animados viajantes também conheceram a Escola de Línguas, Culturas e Linguística da UCD. Segundo Zezinho, a viagem à Irlanda tem sido “uma jornada bastante produtiva que fortalece laços, abrindo portas para parcerias promissoras e perspectivas de intercâmbio”. Ah, bom!

De olho no potássio

Uma empresa com sede em Brasília protocolou na Agência Nacional da Mineração um pedido de extração de potássio numa área de três Projetos de Assentamentos localizados em Santo Amaro das Brotas. No terreno cobiçado pela holding a vegetação costeira vem sofrendo degradação ambiental, resultante da extração de madeira, queimadas e do uso da terra para agricultura. Em janeiro de 2022, entrou em vigor uma norma do Incra permitindo a venda das terras destinadas à reforma agrária para empreendimentos de mineração, geração de energia e projetos de infraestrutura. Só Jesus na causa!

Valdevan vai à urna

O ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) está tentando a reeleição na presidência do Sindimotoristas, que representa profissionais do volante e cobradores ônibus de São Paulo. Após ter ficado um longo tempo afastado da entidade por decisão judicial, o ilustre reassumiu a presidência no começo deste mês. No retorno ao posto, Noventa disse que se considera um predestinado, um homem em que a palavra medo não consta do seu dicionário. As eleições começaram à meia noite de hoje e prosseguem até amanhã. Além de Valdevan, outros três candidatos tentam se eleger presidente do poderoso Sindimotoristas. A disputa promete. Home vôte!

Alô, bebinhos!

Uma pesquisa feita com amostras de bebidas alcoólicas clandestinas, como cachaças de alambique, uísques falsificados e licores artesanais, apontou a presença de cobre, metanol e carbamato de etila. Essas substâncias tóxicas causam cegueira, prejudicam a absorção de minerais no organismo e podem provocar a morte do bebinho. Pé de pato, mangalô três vezes!

Recorte de jornal

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais