Não se surpreenda se o PT admitir publicamente que a maioria dos sergipanos acertou ao eleger o governador Fábio Mitidieri (PSD), em 2022. Isso ocorrerá caso a direção do Partido dos Trabalhadores resolva apoiar a reeleição do pessedista. Como para subir no palanque governista o PT terá que elogiar a gestão do ainda adversário, indiretamente estará confessando que os eleitores agiram certo ao derrotar o então candidato a governador Rogério Carvalho (PT). Aliás, os petistas caminham para repetir agora o acordão feito há 27 anos por Jackson Barreto (MDB) e Albano Franco (PSDB). Em 1998, o emedebista e o tucano surpreenderam Sergipe quando anunciaram uma aliança política quatro anos após Albano ter derrotado JB, numa das eleições mais disputadas do estado. Dizem os petistas que o acordão agora em construção objetiva facilitar a reeleição do senador Rogério Carvalho, porém o tiro pode sair pela culatra, tal qual ocorreu em 1998, quando os eleitores condenaram a submissão de Jackson a Albano e o derrotaram na disputa para o Senado. Portanto, se fechar o acordão com Mitidieri, além de admitir que mereceu perder as eleições de 2022, o PT poderá ficar sem o mel nem a cabaça. Quem viver, verá!
Dois a um
Dos três senadores de Sergipe apenas o petista Rogério Carvalho votou contra o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas de envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. A propositura foi aprovada no Senado por 48 votos a favor e 25 contra e segue agora para a sanção presidencial. O presidente Lula da Silva (PT) já informou que vetará o PL elaborado com o objetivo de beneficiar o ex-presidente e hoje presidiário Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos de cadeia por articular um golpe de estado. Home vôte!
Água como troféu
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) voltou a cobrar a regularização do abastecimento de água nos municípios do semiárido. O cidadanista ressaltou recente protesto contra as torneiras vazias realizado pelos moradores de Moita Bonita. Segundo Georgeo, o desabastecimento chegou a um ponto que os organizadores de um torneio de futebol no povoado Mocambo decidiram premiar com água os melhores times. O troféu do campeão será uma bombona com 200 litros de água tratada, enquanto os segundo e terceiro lugares receberão, respectivamente, um vasilhame com 50 litros do precioso líquido e um garrafão de água mineral. Georgeo disse que a iniciativa representa um protesto simbólico contra o governo Mitidieri e a concessionária Iguá Sergipe. Arre égua!
Greve total
A greve dos empregados da Petrobras chegou, hoje, ao quarto dia. De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o movimento grevista tem 100% de adesão nas 28 plataformas da Bacia de Campos, na costa do Rio de Janeiro. Nessas plataformas, além de funcionários da Petrobras, há grande participação de mão de obra de empresas terceirizadas. Para retornarem ao trabalho os grevistas exigem Solução para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros (fundo de pensão da categoria); e Defesa da pauta Brasil Soberano, que defende a manutenção da Petrobras como empresa pública e um modelo de negócios voltado ao fortalecimento da estatal. Aff Maria!
Obra visitada
O presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD), realizou uma visita técnica ao canteiro de obras da primeira etapa da extensão da sede do Legislativo. “Nosso objetivo é garantir que tudo seja executado dentro do prazo, com qualidade e respeito ao dinheiro público, oferecendo uma estrutura moderna e funcional para deputados, servidores e a população”, afirmou Andrade. Os engenheiros informaram que a previsão é concluir a primeira etapa da obra entre abril e maio de 2026. Ah, bom!
Prova final
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) vai realizar, amanhã, a tradicional avaliação de final de ano. Também chamada Prova Final, a iniciativa visa avaliar as atuações do governo Mitidieri e das prefeituras sergipanas no quesito educação. A avaliação dos gestores está agendada para o calçadão da Rua João Pessoa, centro de Aracaju. No ano passado, a Prova Final do Sintese reprovou o governador Fábio Mitidieri (PSD) e 71 prefeitos. O líder pedessista obteve apenas 1,82, enquanto quatro municípios tiraram notas abaixo de 1,0: Neópolis com 0,73; Pacatuba 0,88; Tomar do Geru 0,92 e Aquidabã 0,93. Creindeuspai!
Grana na conta
O governo de Sergipe deposita, hoje, a segunda parcela do 13º salário na conta dos aposentados e pensionistas. Amanhã, será a vez de os servidores da ativa receberem a segunda parte do benefício. Já o pagamento dos salários deste mês será feito também em duas etapas. No próximo dia 29, segunda-feira, receberão os aposentados e pensionistas. No dia 30, terça-feira, será a vez dos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações receberem os seus vencimentos. O pagamento da folha e do 13º salário vai injetar mais de R$ 1,4 bilhão na economia estadual. Marminino!
Constituição alterada
A Assembleia Legislativa homologou, ontem, uma Emenda Constitucional suprimindo o voto secreto em apreciação de perda de mandato e de vetos governamentais, além de alterar a data de posse do governador, que passa do dia 1º para o dia 6 de janeiro. Autor da propositura, o presidente do Parlamento, deputado Jeferson Andrade (PSD), disse que ela alinha a Constituição Estadual à Federal e reforça a transparência do Poder Legislativo. Segundo ele, o fim do voto secreto permite à população acompanhar como cada deputado se posiciona nas votações. Então, tá!
Partido multado
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe desaprovou, por unanimidade, a prestação das contas do diretório estadual do Partido Progressistas relativa ao ano de 2022, além de determinar a devolução de R$ 141 mil ao Tesouro Nacional. A relatoria do processo, juíza Tatiana Silvestre e Silva Calçado, ainda aplicou uma multa de 5% sobre o valor da irregularidade. Os magistrados consideraram irregulares os gastos com o congresso e a convenção estadual do PP. Além da devolução e da multa, o TRE determinou a incidência de juros e atualização monetária sobre os valores devidos. Só Jesus na causa!
Pacote da maldade
A deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) fez duras críticas ao prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), por este ter enviado à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei aumento significativamente os impostos municipais. Aprovada a toque de caixa e repique de sino, a propositura atualiza a planta genérica de valores, altera o Código Tributário Municipal, cria novas tarifas e aumenta impostos como IPTU, taxas de lixo e de iluminação pública. Segundo Áurea, a população mais humilde será a mais afetada pelo o que ela chamou de “pacote da maldade”. Deus é mais!
Recorte de jornal

