Sem querer, querendo, Belivaldo virou conselheiro de pré-candidatos

Mesmo demonstrando desinteresse em participar diretamente da campanha eleitoral, o ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (Pode), tem sido visitado por políticos das mais variadas tendências. Ontem, por exemplo, ele recebeu para um café o médico e pré-candidato a senador Eduardo Amorim (Republicanos). Ambos trataram, naturalmente, sobre as eleições deste ano. Anteriormente, já bateram à porta do “Galeguinho” o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), lideranças políticas de São Cristóvão, o senador Rogério Carvalho (PT), o ex-deputado federal André Moura (União), entre outros menos votados. Político experiente e conciliador, Belivaldo pode ser o divisor de águas nas estratégias dos aliados e até da oposição. Não esqueçamos que em 2024 ele não apenas deixou sem briga o PSD do governador Fábio Mitidieri para se candidatar a vice-prefeito de Aracaju na chapa encabeçada por Yandra Moura (União). Mesmo dizendo agora que sua prioridade é cuidar da saúde, não se surpreendam se o ex-governador aceitar o desafio de uma candidatura majoritária pela oposição ao governo. Portanto, a depender das marchas e contramarchas do processo eleitoral tudo pode acontecer, inclusive nada. Marminino!

E o povo ó!

Em vez de pressionar a concessionária Iguá Sergipe para resolver a crise hídrica que assola o estado, o governo Mitidieri está preocupado mesmo é com a segurança jurídica do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto antes prestados pela Companhia de Saneamento (Deso). Pelo menos foi o que afirmou em entrevista Milton Andrade, presidente da Agência Sergipe de Desenvolvimento. Segundo o distinto, não existe qualquer possibilidade de o contrato com a Iguá ser rompido, pois em isso ocorrendo Sergipe passaria uma mensagem de insegurança jurídica para os investidores. E daí? Ou seja, antes de pensar no consumidor, que enfrenta uma grave “seca” nas torneiras, o governo está preocupado é com os investidores. Durma-se com o barulho desses. Cruz, credo!

Microfonia incomoda AM

Aliados do pré-candidato a senador André Moura (União) estão preocupados com o número de prefeitos do PSD que já anunciaram apoio a outros concorrentes ao Senado. Embora alardei que o partido está fechado com Moura, o governador Fábio Mitidieri (PSD) assiste de camarote à debandada dos gestores aliados. Aliás, o que mais tem incomodado os andrezistas é o silêncio ensurdecedor de Luiz Mitidieri. Secretário da poderosa Casa Civil do governo, o distinto é o mandachuva do governo do filho e tido como principal articulador da base governista. Já há quem garanta que essa apatia dos Mitidieri com o projeto político de André está provocando uma séria microfonia na relação de AM com FM. Creindeuspai!

Terra das desigualdades

O Brasil é um país de preconceitos, fato que gera grandes e deploráveis contrastes. A educação para brancos e negros, por exemplo, é pra lá de desigual. Os brancos concentram os melhores indicadores, é a população que mais vai à escola e conclui o estudo. Segundo recente pesquisa, o desemprego é maior entre os negros (7,5%) e pardos (6,8%) que entre os brancos (5,1%). O trabalho infantil, maior entre pardos (7,6%) e negros (6,5%), que entre brancos (5,4%). A taxa de analfabetismo é 11,2% entre os negros; 11,1% entre os pardos; e, 5% entre os brancos. Só Jesus na causa!

Posse no TRE

O advogado Breno Bergson Santos será empossado, amanhã, como juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, na Classe Advogado. A solenidade de posse será conduzida pelo presidente do TRE, desembargador Diógenes Barreto, e ocorrerá no Auditório do Tribunal. Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes, Breno Bergson é especialista em Direito e Processo Tributário pela Universidade Anhanguera, além de possuir ampla atuação na área jurídica, com experiência em processos judiciais nos âmbitos estadual e nacional. Boa sorte na nova empreitada jurídica!

Quer ser rei?

Quem sonha em ser Rei Momo e Rainha do Carnaval de Aracaju tem de amanhã até a próxima terça-feira para registrar a “candidatura”. A escolha do casal momesco está a cargo da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e visa resgatar as tradições e ampliar o acesso à cultura carnavalesca em diferentes espaços abertos da capital sergipana. A divulgação da pré-seleção dos candidatos acontecerá na próxima quarta-feira e o anúncio dos “eleitos” no dia seguinte. A Funcaju ressalta que o Rei e a Rainha precisam ter disponibilidade para desfilar nos bloquinhos de carnaval de Aracaju entre os dias 9 e 22 de fevereiro. Haja fôlego. Aff Maria!

Desafio compensado

As catadoras de mangaba do bairro Santa Maria, em Aracaju, inauguraram a Cozinha Comunitária, um sonho realizado graças a injeção de recursos do governo federal e emendas parlamentares destinadas pela vereadora Sônia Meire (Psol). A psolista elogiou o trabalho contínuo, difícil e árduo das catadoras para proteger a mangaba, um patrimônio ecológico que orgulha os aracajuanos. Parabéns à essas mulheres que preservam a última reserva extrativista de Aracaju, mesmo enfrentando desafios para manter sua cultura, culinária e sustento econômico. Legal!

Arca de Noé

Engana-se quem pensa ser o nosso Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe especializado somente em apagar incêndios. Seus bravos militares também sabem socorrer animais em perigo. Os nossos bombeiros também resgatam centenas de bichinhos. A maioria era cães e gatos que se perderam, foram abandonados ou se envolveram em situações de perigo. Também já foram resgatados pelos soldados do fogo raposas e jacarés. Com tantos animais socorridos no currículo, o Corpo de Bombeiros lembra a Arca de Noé da narrativa do dilúvio de Gênesis. Supimpa!

Cadê a água?

Embora o governo Mitidieri tenha prometido inaugurar a Adutora de Curralinho no último dia 12, a obra ainda passa por reparos e não tem mais data para entrar em operação. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) esteve na adutora localizada em Poço Redondo e foi informado que quando a adutora começou a receber água ocorreram vazamentos e os canos estouram. “Essa é a qualidade de serviço que o governo quer dar ao povo de Poço Redondo?”, questiona Passos. O deputado afirmou, ainda, que “prometer água e não entregar é brincar com a dignidade das pessoas”. Localizado no semiárido sergipano, o município de Poço Redondo sofre com a constante falta d’água, obrigado o governo a socorrê-los com carros-pipa. Home vôte!

Última mensagem

Durante a abertura dos trabalhos da Assembleia, segunda-feira próxima, o governador Fábio Mitidieri (PSD) fará a leitura da última mensagem de sua gestão. O fidalgo só repetirá o ato no início de 2027, se for reeleito em outubro. No discurso feito em 2025 para os deputados, o pessedista citou à geração de empregos e os mutirões “Sergipe é Aqui” e o “Prato do Povo”. O primeiro oferece, por apenas um dia, serviços simples como aferição de pressão arterial, vacinação, palestras, et cetera e tal. O outro entrega, de segunda a sexta, uma quentinha com um copo de refresco a miseráveis de alguns municípios. Sobre o aumento do número de empregos, isso vem ocorrendo em todo o país e é fruto das ações do governo federal. Só Jesus na causa!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 8 de maio de 1910.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais