Sergipe agora possui milhares de famílias deserdadas da água

Cerca de 1,2 mil comunidades de Sergipe estão excluídas do fornecimento de água pela empresa Iguá. Esta informação foi passada à deputada estadual Linda Brasil (Psol) pela própria concessionária, que não informou o número de famílias sergipanas deserdadas da água. Autora do pedido de criação de uma CPI na Assembleia para investigar a crise hídrica, a parlamentar lamentou que o governo Mitidieri tenha deixado tanta gente de fora do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto. De acordo com a Iguá, as pessoas residentes em áreas classificadas como assentamentos rurais e ocupações vão permanecer com sede se as prefeituras não forem em socorro delas. Aliás, essa discriminação anunciada agora já era prevista pelo governador Flávio Mitidieri (PSD), o mesmo que autorizou a concessão de um serviço tão fundamental para a população. Quando era deputado federal, o fidalgo votou contra o projeto do Marco Legal do Saneamento Básico do país por entender que “as empresas privadas não irão levar água para os povoados mais distantes”. Agora, a Iguá confirma a previsão do então deputado Mitidieri, para desespero de milhares de famílias simplesmente excluídas do fornecimento de água, um bem que em Sergipe deixou de ser universal. Só Jesus na causa!

Polícia na porta

Veja o que disse o senador Alessandro Vieira (MDB) sobre agora aliado político André Moura (União): “Eu deito minha cabeça, durmo e sei que eu vou acordar com um despertador, não vai ser com a polícia batendo na minha porta. Tem gente que não tem essa tranquilidade”. Questionado pelo radialista que o entrevistava se André corre esse risco, Vieira foi taxativo: “Sempre, ele sabe”. Na mesma entrevista, Alessandro também deixou claro que nem amarrado vota em Moura, que é o pré-candidato a senador preferido do governador Fábio Mitidieri (PSD). Durma com um barulho desses!

Carão em Alessandro

O governador Fábio Mitidieri (PSD) ficou irritadíssimo com as afirmações do senador Alessandro Vieira (MDB) sobre André Moura (União). Em tom de bronca ao aliado falastrão, o pessedista disse que “a fala dele hoje passou do tom, não gostei. Ninguém aqui está forçado, não concordo, discordo totalmente. O nosso acordo é de respeito mutuo, espero que isso seja lembrado. Me solidarizo com André. Não vemos nenhuma declaração desrespeitosa de André a Alessandro”. Pelo visto, se Mitidieri não chamar o feito a ordem, os dois pré-candidatos a senador governistas vão às vias de fato no palanque. Home vôte!

Ficou pra depois

O Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe suspendeu, ontem, a eleição da lista tríplice do quinto constitucional da qual sairá o futuro desembargador. o Incidente que resultou na suspensão foi levantado porque o desembargador Roberto Porto é concunhado do advogado Márcio Macedo Conrado, que concorre à lista tríplice. Pelo que ficou definido, o incidente, que vem a ser a análise de uma questão paralela, terá como relator o desembargador Etélio de Carvalho Prado Junior. Concorrem à vaga de desembargador os advogados América Cardoso Barreto Lima Nejaim, Carla Caroline de Oliveira Silva, Fabiano Freire Feitosa, Kleidson Nascimento dos Santos, Márcio Macedo Conrado e Marília de Almeida Menezes. Ah, bom!

Romaria política

De uns tempos pra cá, a classe política deu para frequentar a casa do ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (Pode). Ontem, o “Galeguinho” foi visitado pelo deputado estadual Luciano Pimentel (PP), o ex-prefeito de Santa Rosa de Lima, Júnior Macarrão (PSB) e o prefeito de Arauá, doutor Fábio (PT). Antes, já haviam batido à porta de Chagas o senador Rogério Carvalho (PT), o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), o ex-senador Eduardo Amorim (Republicanos), o ex-deputado federal André Moura (União), o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento (União), et cetera e tal. Segundo as línguas ferinas, não será surpresa se Belivaldo aceitar o desafio de disputar as eleições deste ano. Marminino!

Multa pesada

A justiça eleitoral avalia estipular uma multa de R$ 30 mil em caso de divulgação de fake news com uso de Inteligência Artificial nas campanhas eleitorais deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral vai aprovar regras para uso da ferramenta e deve mobilizar uma força-tarefa de peritos para avaliar conteúdos manipulados. O aprimoramento da vigilância sobre essa tecnologia é uma das prioridades do TSE. A disseminação de vídeos manipulados, a criação de imagens falsas de candidatos nus e o uso de óculos inteligentes na cabine de votação estão entre as preocupações analisadas pela justiça eleitoral. Deus é mais!

Dinheiro festejado

O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (Republicanos), foi às redes sociais comemorar o pagamento pelo deputado estadual Luciano Bispo (PSD) das duas primeiras parcelas referentes à condenação por calúnia e difamação. “O dinheiro foi tirado da conta dele devido as mentiras e injurias proferidas contra a minha pessoa”. Ao final, o prefeito pediu ao adversário político que continue falando mal dele para ser processado novamente “e eu ganhar mais dinheiro. Obrigado, viu?”. Creindeuspai!

Fique ligado

Os bancos vão fechar durante o Carnaval. Depois de amanhã, o atendimento presencial ao público nas agências só será retomado na tarde da Quarta-Feira de Cinzas. As compensações não serão efetivadas nas próximas segunda e terça-feiras, porém o PIX poderá ser feito normalmente. Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimentos nos dias em que não há compensação, poderão ser pagos, sem acréscimo, na Quarta-Feira de Cinzas. Arre égua!  

Pressão do Fisco

Reunidos em assembleia, os auditores fiscais de Sergipe decidiram manter o ‘Estado de Mobilização’. O objetivo é pressionar a secretária da Fazenda, Sarah Andreozzi, e o governador Fábio Mitidieri (PSD) a responderem a pauta de reivindicação da categoria. Também foi criada uma comissão de planejamento de Operações Padrão. Segundo o presidente do Sindifisco, José Antônio, em um encontro rápido com auditores, o governador se comprometeu a agendar uma audiência com a direção do sindicato logo após o Carnaval. Então, tá!

Cobrança suspeita

Os deputados estaduais Marcos Oliveira (PL) e Luizão Donatrampi (União) estão preocupados com a denúncia de que a empresa Iguá Sergipe está multando os donos de poços artesianos. No entendimento de Marcos Oliveira, a concessionária não tem autoridade para aplicar esse tipo de punição aos sergipanos. De fato, a Resolução nº 96-2025, que regula os serviços de água e esgoto no estado, diz que, quando identificar o uso de poços e compra de água de reuso, a Iguá deverá comunicar os órgãos competentes para a adoção de medidas fiscalizatórias e de controle ambiental. Com a palavra a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 26 de julho de 1912.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais