Antes de a campanha eleitoral deste ano começar pra valer, os sergipanos assistirão verdadeiros comícios em algumas rádios e nas redes sociais. Disfarçados de bons moços, certos locutores com pretensões eleitorais usarão os microfones das emissoras visando angariar a simpatia do eleitorado. Em alguns casos, o rádio será usado por pistoleiros nem sempre intelectuais e a serviço de políticos sem escrúpulos e interessados em desgastar os prováveis adversários. Ao cidadão, cabe separar o discurso focado nos problemas do estado, dos bolodórios comuns aos pré-candidatos. Também deve mudar de estação quando perceber que o falastrão ao microfone não passa de um mequetrefe interessado em se promover politicamente ou que está a serviço de velhos e ultrapassados coronéis. Deus é mais!
Bem na fita
A Maternidade Municipal Maria de Lourdes Santana Nogueira, localizada na zona sul de Aracaju, está entre as 30 melhores unidades de saúde pública do Brasil. Inédito no país, o levantamento mostra os 100 melhores hospitais públicos. Construída e inaugurada na gestão do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), a Maternidade Lourdes Nogueira custou cerca de R$ 18 milhões e é o primeiro complexo materno-infantil público municipal da capital sergipana. Com capacidade para realizar 500 partos por mês aquela unidade oferece um atendimento humanizado às gestantes e seus bebês. Supimpa!
Defesa do diploma
A deputada federal Katarina Feitoza (PSD) se reunir com a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (Sindjor) para discutir sobre a exigência de diploma para o exercício da profissão. A pessedista reafirmou seu apoio à Proposta de Emenda à Constituição que restabelece a obrigatoriedade do diploma para a categoria. Katarina destacou a importância da PEC para a valorização do jornalismo profissional. A exigência do diploma para o exercício profissional dos jornalistas foi facultada após decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2009. Segundo o presidente do Sindijor, Guilherme Fraga, além de um retrocesso, a decisão do STF é considerada inconstitucional por muitos juristas. Misericórdia!
Gravidez interrompida
Vinte por cento das brasileiras terão feito ao menos um aborto ilegal ao final da vida reprodutiva, ou seja, uma em cada cinco mulheres aos 40 anos terá abortado ao menos uma vez. Segundo recente pesquisa da Universidade de Brasília, a mulher que aborta tem entre 18 e 39 anos, é alfabetizada e de área urbana. A maior parte (48%) completou o ensino fundamental e 26% possuíam ensino superior. Do total, 67% já tinham filhos. E mais: 56% dos abortos foram praticados por católicas e 25% por protestantes ou evangélicas. Cruz, credo!
Ao proibir que a Associação Olímpica de Itabaiana treine no Estádio Etelvino Mendonça, localizado naquela cidade, o governo Mitidieri levantou a bola para o prefeito Valmir de Francisquinho (PL) fazer um gol de placa. Tão logo soube da decisão anunciada pela Secretaria Estadual da Juventude, do Esporte e do Lazer, o gestor itabaianense ofereceu o ainda em construção Estádio Municipal Francis de Andrade para o Tricolor da Serra realizar seus treinamentos. Em nota, a diretoria do clube lamentou a proibição imposta pelo governo Mitidieri e agradeceu a providencial atitude de Valmir de Francisquinho. Creindeuspai!
Cobrança do mar
Todos os anos o mar cobra com juros e correção seu espaço, que em Sergipe tem sido invadido pela construção civil. O Atlântico já puniu a ganância imobiliária na Barra dos Coqueiros, na Orla de Atalaia e na praia do Saco, em Estância, porém o homem insiste em destruir dunas para edificar confortáveis casas de veraneio. Muitos ganharam, e ainda ganham, milhões com esse crime ecológico. Convenientemente, o poder público fecha os olhos para a especulação imobiliária, contudo, o mar não faz acordos e, de quando em vez, retoma os espaços que lhe tomaram criminosamente. Aff Maria!
E tome festa!
O governador Fábio Mitidieri (PSD) está contando as horas para o início do Verão Sergipe 2026, evento festivo que começa no próximo dia 30. Durante 15 dias, a galera vai cair na folia nos shows de artistas nacionais em Aracaju, Itaporanga D’Ajuda, Pacatuba, Estância, Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros e Pirambu. Se já tiver tirado a bota de gesso que colocou no pé esquerdo após quebrar o dedo mindinho, o governador será o primeiro a se esbaldar nos shows bancados pelos contribuintes. Já confirmaram presenças Patusco, Unha Pintada, Maraisa, Psirico, Jau, Fundo de Quintal, Edson Gomes, Timbalada, entre outros. Marminino!
Cadê a água?
Políticos sergipanos têm batido à porta da empresa Iguá Sergipe para cobrar a regularização do abastecimento no estado. Entre eles está o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania). O distinto disse ter ido à concessionária cobrar respostas após ter recebido uma séria de queixas sobre falta d’água nos bairros periféricos da capital sergipana. Para se ter uma ideia de como é grave a crise hídrica, o governador Fábio Mitidieri (PSD) reuniu os principais secretários com a direção da Iguá para implorar que a água tratada volte o quanto antes às torneiras dos sergipanos. Só Jesus na causa!
Meio ambiente esquecido
A bancada federal de Sergipe não apresentou nenhuma emenda voltada para as ações ambientais. É o que revela estudo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), que analisou a destinação de emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União. Ao analisar o levantamento, o vereador aracajuano Breno Garibalde (Rede) lamentou que os nossos deputados federais e senadores não tenham levado em conta problemas como enchentes, lixo acumulado em canais, períodos de seca, et cetera e tal. “A gente vê falas bonitas, mas na prática o meio ambiente não é prioridade. E aqui em Sergipe escolheram deixar o meio ambiente com zero de recursos”, reclama Breno. Danôsse!
PT quer carona
Dificilmente, o PT sergipano lançará candidato próprio ao governo do estado. Pelo menos é o que revela uma reportagem do portal R7 sobre as eleições deste ano. O site informa que no Nordeste o partido só deverá registrar candidaturas majoritárias na Bahia, no Piauí e no Ceará. A matéria revela que a estratégia do PT é fortalecer os palanques locais para garantir a reeleição do presidente Lula Silva e a vitória do maior número possível de senadores. Em Sergipe, muitos petistas já dão como certo que a legenda vai pegar uma carona no palanque do governador Fábio Mitidieri (PSD). Home vôte!
Microfonia aguda
De um bebinho, em tom de chacota, para um grupo de policiais que acabara de descer do carro da Rádio Patrulha: “Essa rádio de vocês é AM ou FM?”. Levou um catiripapo que quase cai do outro lado do balcão da abafada bodeguinha. Nem precisa dizer que, até hoje, o pinguço padece de forte microfonia no escutador de novela. Arre égua!
Recorte de jornal

