Temendo traição de governistas, André Moura liga o desconfiômetro

A disputa pelas duas vagas para o Senado pode provocar um sério racha entre os governistas. Um dos que caminha para pular a cerca pras bandas da oposição é o ex-deputado federal André Moura (União). O distinto não confessa nem sob tortura, mas deita e levanta preocupado como o comportamento do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Depois das últimas eleições, o líder pedessista esbanja simpatia por Alessandro Vieira (MDB) e pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), ambos pré-candidatíssimo ao Senado. Ademais, André ligou o desconfiômetro após o disse-me-disse sobre o possível retorno do PT à base governista, com a garantia do apoio de Mitidieri à reeleição do senador Rogério Carvalho. Político experiente, o mandachuva do União Brasil não quer sofrer na pele em 2026 os duros ataques que Alessandro, Edvaldo e Rogério fizeram à sua filha e então candidata à Prefeitura de Aracaju, Yandra Moura (União). E ele tem razão! Ora, se Mitidieri é só elogios a Vieira e a Nogueira, além de não negar um possível acordo com Carvalho, qual espaço restará para uma candidatura de André ao Senado? Portanto, não estranhe se o grupo da situação rachar ao meio, pois Moura não vai querer repetir 2018, quando perdeu a eleição tida como garantida justamente para Alessandro e Rogério. Marminino!

De olho no TJ

O advogado Carlos Pinna Júnior deixou a procuradoria-Geral do Estado para participar do processo seletivo que definirá a lista sêxtupla da qual sairá o próximo desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe. O afastamento é um requisito obrigatório do processo e ocorre em conformidade com as normas que regulamentam a escolha de um representante da advocacia para compor o judiciário. Pinna vai concorrer pelo Quinto Constitucional da advocacia à vaga aberta com a aposentadoria compulsória do desembargador Luiz Mendonça. A lista sêxtupla eleita pela OAB será encaminhada ao TJ, que seleciona três nomes e os envia ao governador Fábio Mitidieri (PSD) a quem cabe escolher o novo desembargador. Aff Maria!

Proteção à vida

E a deputada estadual Linda Brasil (Psol) festejou a decisão do Supremo Tribunal Federal para que a Lei Maria da Penha também seja aplicada às relações afetivo-familiares de casais homoafetivos do sexo masculino ou que envolvam travestis e mulheres transexuais. “Essa decisão é muito importante, pois preenche uma lacuna legal, amplia a proteção e reconhece a vulnerabilidade de homens LGBTI+”, frisou a parlamentar pesolista. O relator da matéria, ministro Alexandre de Moraes, constatou que há uma omissão significativa do Congresso Nacional em proteger direitos e liberdades fundamentais dessas comunidades. Arre égua!

Lista tríplice na UFS

O Colégio Superior da Universidade Federal de Sergipe se reúne, hoje, visando fazer uma nova lista tríplice com a escolha uninominal e não por chapa, como ocorreu anteriormente.  Pela determinação do Ministério da Educação, devem ser distinguidos os votos consignados aos candidatos a reitor e a vice. O professor André Maurício, que venceu a eleição para reitor, foi favorável à recomendação. “Entendemos que acatar a sugestão do MEC é a melhor escolha neste momento. Isto não implica em nova eleição, apenas uma formalização da lista escolhida pela comunidade universitária a ser enviada ao Ministério”, explicou. Então, tá!

Valmir de mudança

Tudo leva a crer que a saída do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, do PL são favas contadas. Insatisfeito com o comando do partido no estado, o político itabaianense negocia a sua filiação ao Republicanos. Maior prova disso foi o encontro em Brasília do pastor Heleno Silva (Republicanos) com os deputados federais Ícaro de Valmir (PL) e Gustinho Ribeiro, este último presidente do Republicanos em Sergipe. De olho na disputa pelo governo de Sergipe, em 2026, Francisquinho quer estar numa legenda que não dificulte o seu projeto político e o partido de Gustinho e Heleno pode ser esse porto seguro procurado pelo prefeito. Aguardemos, portanto!

Fake news desmentida

O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, desmentiu que pretenda trocar o Cidadania pelo PL. Ontem, o presidente da legenda, deputado estadual Georgeo Passos, gravou um vídeo ao lado do vice para desfazer a mentida veiculada por alguns sites. “Ricardo continua no Cidadania, fortalecendo esse partido e trazendo mais pessoas”. Por sua vez, Marques disse que a legenda está forte não apenas em Aracaju como no resto do estado. Segundo Georgeo, se enganam aqueles que acreditam ser possível ganhar as eleições para o governo de Sergipe por dábliu ó. Home vôte!

Parceria coletiva

O Sebrae Sergipe fechou, ontem, uma parceria com 67 dos 75 municípios de Sergipe. Foi durante o “Cidades de Sucesso: como o Sebrae pode transformar o futuro do seu município”, realizado em Aracaju. No decorrer do encontro também foi apresentado o portfólio do Sebrae e o programa Cidade Empreendedora. “Esta foi uma oportunidade de conversarmos sobre desenvolvimento, parcerias e empreendedorismo. Através do Cidade Empreendedora vamos atuar em conjunto com essas parcerias e desenvolver, ainda mais, a economia do nosso estado”, afirmou a superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola. Ah, bom!

Quaraminguás reajustados

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, Projeto de Lei reajustando em 5% os salários dos servidores e comissionados do Ministério Público de Sergipe. Segundo a propositura, o percentual aprovado é retroativo a janeiro passado e está dentro da capacidade financeira do MPE. Na justificativa sobre o benefício salarial, o procurador-geral de Justiça Nilzir Saores Vieira Júnior afirmou que “não se trata de mera revisão e sim de um verdadeiro reajuste, pois se encontra acima da média prevista pelo Boletim Focus para a inflação do ano corrente”. Quem pode, pode, quem não pode se sacode!

Racha preocupa

Os governistas precisam ter muito juízo se quiserem permanecer unidos até 2026. Pelo menos é o que se depreende da entrevista concedida pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) à competente jornalista Rita Oliveira. Segundo o líder pedessista, para evitar o racha do grupo será fundamental “muito diálogo, muita construção, muita maturidade política, alinhamento e aprender com os erros do passado”. Mitidieri afirmou que já viu “muita gente que é bem avaliada na gestão ter muita dificuldade na eleição justamente pela falta dessa construção, dessa habilidade necessária para manter o grupo coeso”. Aliás, foi exatamente pela falta dessa unidade que os governistas naufragaram na disputa do ano passado pela Prefeitura de Aracaju. Só Jesus na causa!

Caça às bruxas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), denunciou que está havendo na Prefeitura uma caça deliberada aos servidores contratados pela gestão passada. O parlamentar afirmou que médicos estão sendo demitidos da Maternidade Lourdes Nogueira sem qualquer justificativa, causando sérios problemas ao funcionamento daquela unidade hospitalar. Após afirmar que a prefeita Emília Corrêa não concorda com alguns de seus auxiliares, o vereador disso que “tem muito doidinho aí solto na prefeitura e a gente vai ter que colocar no cabresto, botar na linha porque é isso não é casa da mãe Joana”. Cruz, credo!

Cemitério modelo

Nossa Senhora do Socorro acaba de ganhar um moderno empreendimento no setor funerário, que reúne no mesmo espaço cemitério e um crematório. Construído por um grupo empresarial de Itabaiana, o Park La Pace já está funcionando e tem capacidade para 66 mil sepultamentos. Vale ressaltar que há décadas que as prefeituras não constroem cemitérios. A explicação para que obra tão necessária não seja executada é o desfecho da novela global “O Bem Amado”. Desde a sua exibição, em 1973, nenhum prefeito se dispôs a construir um campo santo. Todos tiveram medo de repetir a saga do personagem central da trama, prefeito Odorico Paraguaçu, que foi o primeiro defunto sepultado no cemitério feito por ele na imaginária cidade de Sucupira. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Diário de Aracaju, em 29 de outubro de 1923
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais