Admiração, Respeito e Homenagem

A NORCON, uma das maiores empresas do ramo da construção civil em Sergipe, inaugurou um bonito prédio de apartamentos, na avenida Beira Mar, zona sul de Aracaju, com o nome de Seixas Dória, na série de homenagens a políticos sergipanos que contribuíram com a luta democrática de resistência política, quando o Brasil mergulhou nas brumas do autoritarismo militar. Concorre para o avivamento da história o gesto da NORCON, para que as novas gerações de aracajuanos tomem conhecimento da participação política de figuras como Arnóbio Patrício de Melo, sacerdote salesiano e professor, nascido em Pernambuco, ex-vereador à Câmara Municipal de Aracaju, Octávio Martins Penalva, sergipano de Própria, médico, ex-deputado à Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, Lucilo da Costa Pinto, médico pernambucano, professor do Ateneu Sergipense, da Faculdade de Medicina e da Universidade Federal de Sergipe, vereador e presidente da Câmara Municipal de Aracaju, dentre outros já homenageados.

 

Seixas Dória tem uma biografia singular na história política de Sergipe. Sua vida, toda ela dedicada ao Estado e ao País, é um exemplo sem precedentes na vida partidária sergipana, acanhada e marcada pelos interesses subalternos dos chefes políticos. Assim como Fausto Cardoso tornou-se insurgente, levantando a sua voz contra políticos e acordos, ao tempo em que apresentava saídas democratas, como a do Partido Progressista, fundado em Sergipe nos primeiros anos da República, combatendo as oligarquias, e enfrentando o poder econômico organizado que ocupava o Governo e a representação parlamentar, Seixas Dória mostrou-se livre para fazer suas opções, locais e nacionais, com as quais escreveu páginas grandiosas de atividade política.

 

De formação católica, democrata e nacionalista, Seixas Dória andou entre os radicalismos e construiu uma linha de atuação, identificada com os mais legítimos anseios nacionais, e com os interesses econômicos e sociais dos sergipanos. Trocando a peregrinação pelos gabinetes ministeriais, por pronunciamentos contundentes, que mobilizaram o Brasil dos anos 1950/1960, Seixas Dória soube honrar a legenda que representou, a União Democrática Nacional – UDN, e não apequenou seus mandatos com posições meramente partidárias. Como deputado federal foi maior que seu partido, procurando na Ação Democrática, fundada na Associação Brasileira de Imprensa, com a participação de seu presidente, Pedro Dantas (pseudônimo de Prudente de Morais Neto), Mário Pedrosa, contando com o engajamento de deputados, como Nestor Duarte e Pedro Braga, e de líderes sindicais, como Moura Maia, dos bancários, e Severino de Almeida, dos gráficos, e na Frente Parlamentar Nacionalista o espaço para defender as suas teses nacionalistas e super partidárias.

 

Com dois livros publicados – Eu Réu sem crime, que teve várias edições, e Recortes de uma jornada – Seixas Dória integra, desde 1958, a Academia Sergipana de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 8. É presidente, desde 1991, da Fundação Oviêdo Teixeira, entidade mantida por empresas ligadas ao Patrono, principalmente a NORCON, que atua solidariamente com as entidades culturais e científicas do Estado de Sergipe, patrocinando as edições da Universidade Federal de Sergipe.

 

Admirado e respeitado pelas gerações de políticos de Sergipe, com trânsito em todas as camadas sociais e ainda ouvido pela sua experiência técnica, no estudo dos problemas do País, Seixas Dória envelhece  (em fevereiro de 2007 completa 90 anos) recebendo homenagens que ajudam a manter seu nome sempre destacado, em Sergipe. A Assembléia Legislativa do Estado, por ato do seu presidente, deputado Antonio Passos, deu o nome de Governador João de Seixas Dória à sua Escola do Legislativo, instalando-a no Palácio Fausto Cardoso, no qual, durante dois mandatos (oito anos) Seixas Dória deu brilho aos debates da Casa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais